Exatas UFPR

Programa de Educação Tutorial (PET)

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma atividade extracurricular desenvolvida dentro dos grupos PET. Com a tutoria de um professor, visa complementar a formação acadêmica dos estudantes e atender as necessidades do curso de graduação.

Os participantes dos grupos PET desenvolvem 20 horas de atividades semanais e podem receber bolsa-auxílio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tanto bolsistas quanto voluntários recebem, ao final do PET, certificação de horas extra-curriculares. Aqueles que participarem por 2 anos de forma contínua recebem um certificado em modelo nacional instituído pelo Ministério da Educação (MEC).

Como participar de grupo PET?

Os professores tutores de grupos cadastrados junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e ao MEC abrem processo seletivo para novos estudantes anualmente. Os editais são divulgados pelos próprios professores junto ao seu departamento.

Para participar de grupo PET, é preciso ter bom desempenho acadêmico, disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolvimento das atividades e ser aprovado no processo seletivo.

Site da Prograd

Site do MEC

Resolução 30/14 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)