EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

THAÍS RAFAELA HILGER


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1556912577301460

Contato: thais.hilger@gmail.com


Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui mestrado em Ensino de Física (2009), doutorado em Ensino de Física (2013) e pós-doutorado em Ensino de Física (2014). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. É professora adjunta na Universidade Federal do Paraná – Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN), vinculado ao Setor de Educação – e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná. Participa do grupo de pesquisa Representações sociais de conceitos e fenômenos físicos desde 2007 e atua desde 2016 nas linhas de pesquisa Formação de professores de Ciências e Matemática e Ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. Lidera o projeto de pesquisa A utilização de mapas conceituais como ferramenta para promover a aprendizagem significativa e o entendimento de representações sociais no ensino de Física e o projeto de extensão Ações na formação inicial e continuada de professores e propostas metodológicas para o ensino de Física na Educação Básica. Tem experiência em Educação em Ciências, especialmente no Ensino de Física. Apresenta interesse nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ensino-aprendizagem, representações sociais, divulgação científica, métodos e técnicas de ensino e formação de professores. Atualmente coordenadora do Subprojeto Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná.


 Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

 


 

Interesses de pesquisa

– Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e matemáticos
– Representações sociais de conceitos e fenômenos científicos.

Projetos de pesquisa

1. Representações Sociais de Conceitos Científicos e Fenômenos em Ciências – Parte II

Descrição: Este projeto visa atender as necessidades de estudantes de Ensino Médio e Licenciatura em Ciências (Química, Física, Biologia) visto que é relatado na literatura que, por um lado, os alunos mostram interesse em assuntos do cotidiano, frequentemente expostos na mídia e redes sociais, e, por outro, os professores apresentam dificuldades para tratar estes temas. Acredita-se que, propiciando discussões e reflexões sobre conceitos científicos e fenômenos relacionados, investigando suas possíveis origens e efeitos, como integrantes do conhecimento prévio dos alunos, na aprendizagem dos significados cientificamente aceitos desses conceitos, nas disciplinas voltadas à formação docente, seja possível melhor preparar os futuros professores e, por consequência, atingir o Ensino Médio. Neste sentido, a proposta busca investigar possíveis representações sociais que possam interferir no processo de ensino e aprendizagem de ciências.
2. Representações Sociais de Conceitos Científicos e Fenômenos em Ciências

 
Descrição: Objetivos: identificar representações sociais de conceitos científicos e fenômenos relacionados, à luz das teorias de Moscovici, Jodelet e Abric, e investigar suas possíveis origens e efeitos, como integrantes do conhecimento prévio dos alunos, na aprendizagem dos significados cientificamente aceitos desses conceitos.