EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4977133890075023

Contato: taniatbz@ufpr.br

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. É coordenadora institucional do projeto ” AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA, vinculado ao Programa Novos Talentos – CAPES, também, é coordenadora de gestão educacional do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFPR, vinculado à CAPES. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática – NEPPREM, o projeto Licenciar “Planejamento e Implementação de Atividades Lúdicas no Centro de Educação Infantil Pipa Encantada do Hospital de Clínicas da UFPR” e o projeto de extensão “Inovações no Ensino da Matemática: Laboratório e Brinquedoteca”. Anteriormente, foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPR no período de 2008 a 2010 e coordenadora do mesmo curso, no período de 2010 a 2012. Coordenou o subprojeto PIBID – Pedagogia Interdisciplinar Matemática, no período de 2011 a 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino (resolução de problemas, atividades lúdicas e brinquedoteca, modelagem matemática, atividade investigativa, entre outras), aprendizagem da docência, estágio em docência, educação infantil e educação à distância.

Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Interesses de pesquisa:

– Processos de formação inicial e continuada de professores que ensinam/ensinarão Matemática: aprendizagem da docência; concepções e crenças.- Processos de ensino e aprendizagem matemática: Resolução de Problemas, Jogos e brincadeiras, Modelagem Matemática.

Projetos de pesquisa

1. A aprendizagem e sua relação com concepções e crenças sobre a Matemática e o ensino da Matemática

Descrição: Este projeto tem por finalidade acompanhar a movimentação conceptual e de crenças sobre a Matemática que são geradas no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos a partir de uma prática pedagógica que valoriza atividades metacognitivas como meio desencadeador da relação cognitiva-afetiva do aluno.

1. Formação inicial e continuada de professores para o ensino da Matemática: aprendizagem da docência

Descrição: Objetiva analisar as contribuições de propostas de formação de professores ou ensinam/ensinarão Matemática na Educação Básica visando a movimentação conceitual de concepções e crenças sobre Matemática, ensino e aprendizagem e possíveis implicações para a prática pedagógica.