Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. É coordenadora institucional do projeto ” AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA, vinculado ao Programa Novos Talentos – CAPES, também, é coordenadora de gestão educacional do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFPR, vinculado à CAPES. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática – NEPPREM, o projeto Licenciar “Planejamento e Implementação de Atividades Lúdicas no Centro de Educação Infantil Pipa Encantada do Hospital de Clínicas da UFPR” e o projeto de extensão “Inovações no Ensino da Matemática: Laboratório e Brinquedoteca”. Anteriormente, foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPR no período de 2008 a 2010 e coordenadora do mesmo curso, no período de 2010 a 2012. Coordenou o subprojeto PIBID – Pedagogia Interdisciplinar Matemática, no período de 2011 a 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino (resolução de problemas, atividades lúdicas e brinquedoteca, modelagem matemática, atividade investigativa, entre outras), aprendizagem da docência, estágio em docência, educação infantil e educação à distância.
Linhas de pesquisa
1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa:
– Processos de formação inicial e continuada de professores que ensinam/ensinarão Matemática: aprendizagem da docência; concepções e crenças.- Processos de ensino e aprendizagem matemática: Resolução de Problemas, Jogos e brincadeiras, Modelagem Matemática.