EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

SÉRGIO CAMARGO

Contato: s1.camargo@gmail.com


Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com tese sobre formação de professores de Física. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências/UNESP-Bauru no período de (2001 a 2008). A partir de 2008 atua como docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e desde 2009 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Foi Vice – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) no período de (2015-2017). E Coordenador do mesmo curso no período de (2017-2019). Foi Coordenador no período de (2010 a 2018) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto-Física vinculado à Capes. É um dos lideres do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM). Tem experiência na área de Educação para a Ciência, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores que ensinam Física; Ensino-Aprendizagem de Física; Ensino de Ciências; Metodologia e Práticas de Ensino de Física (atividades experimentais, resolução de problemas, atividade investigativa, história e filosofia da ciência, tecnologias informação e comunicação, entre outras), Prática de Docência em Ensino de Física; Estágio Supervisionado. É Coordenador do Programa Residência Pedagógica – Projeto Física. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (PPGECM/UFPR).


Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
5. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática

 


Interesses de pesquisa

  1. A formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Ciências/Física
  2. A construção do processo de Ensino e Aprendizagem em Ciências/Física
  3.  As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Ensino e Aprendizagem de Ciências/Física

Projetos de pesquisa

1. A formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Ciências/Física e Matemática
 Descrição: Descrição: Neste projeto de pesquisa são desenvolvidos trabalhos que tratam de fundamentos teóricos, epistemológicos, pedagógicos, propostas de ensino em processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências/Física e Matemática em diferentes contextos formativos; Trabalhos de pesquisa que abordam Metodologias e Práticas de Docência em Ensino de Física; concepções e crenças de professores; desenvolvimento profissional; currículo.
2. A construção do processo de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática
Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa tem como foco concepções teóricas acerca do ensino e aprendizagem oriundos de trabalhos de reflexão teórica/pesquisa e suas aplicações na Educação em Ciências e Matemática. Fazem parte deste projeto trabalhos de pesquisa que envolvem, por exemplo: estudos sobre contribuições do pensamento didático-pedagógico para a Educação em Ciências, diferentes modelos de ensino, metodologias e práticas educativas, o papel das aulas práticas e do laboratório no Ensino de Ciências, concepções espontâneas, mudança conceitual etc.
3. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Descrição: Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto do ensino e aprendizagem de ciências tanto na Educação Básica quanto do Ensino Superior. Estudar Políticas Públicas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino de Ciências no Brasil. Compreender obstáculos e progressos no que se refere à implementação de tecnologias da informação e comunicação na organização de diferentes sistemas educativos.
4. A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: rumo a uma mudança de paradigma na formação de professores de Física
Descrição: O objetivo central da pesquisa é analisar o desenvolvimento de projetos de investigação que versaram sobre diversos temas da área de ensino de ciências/Física, os quais serão desenvolvidos nas escolas de Educação Básica da rede Pública por futuros professores do curso de licenciatura em Física. O programa será fundamentado em um processo educativo sistematizado a partir do diálogo e da investigação da ação docente, buscando incorporar nas ações dos futuros professores algumas abordagens derivadas de pesquisas recentes em Educação em Ciências/Física.