EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

RUTH MARGARETH HOFMANN

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0799840174364020

Contato: ruthhofmann@ufpr.br

 Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM-UFPR).


 

 Linhas de pesquisa

  1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
  2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
  3. Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática

Interesses de pesquisa 

  1. Ensino e aprendizagem de noções matemático-financeiras
  2. Interfaces entre educação matemática e educação econômico-financeira
  3. Formação de professores de matemática para educação financeira
  4. Literatura infantil e educação matemático-financeira

Projetos de pesquisa

 1. Comportamento do consumidor no varejo

Descrição: O projeto tem como objetivo realizar análises dos determinantes do comportamento do consumidor no varejo. As análises contextualizam-se no âmbito da psicologia do consumidor e recorrem sobretudo à in depth analysis e às abordagens de small data. Espera-se que o projeto possa contar com a participação de alunos de Iniciação Científica e de Trabalhos de Conclusão de Curso, resultando em publicações científicas capazes de contribuir para definição de estratégias de vendas de empresas do setor de varejo. Ademais, pretende-se contribuir para a formação dos estudantes que almejam atuar com análise e planejamento de marketing, promovendo o contato com métodos científicos de coleta e análise de dados passíveis de aplicação nas estratégias de mercado das empresas de varejo.

2. Desafios e oportunidades na formação de analistas de investimento

Descrição: A adequação do currículo dos cursos de graduação às demandas do mercado de trabalho é uma preocupação recorrente de instituições de ensino superior. As discussões acerca da formação de engenheiros de produção têm se pautado pela preocupação com as competências necessárias para sua atuação profissional, o que passa pela discussão sobre o papel e a própria configuração de disciplinas como Engenharia Econômica no currículo de cursos de graduação. É nesse cenário que se faz necessário o acompanhamento dos desafios e oportunidades inerentes à formação em análise de investimentos. Convém, inclusive, que se acompanhem tendências no âmbito do ensino de finanças para Engenharia, a exemplo do próprio surgimento da Engenharia financeira, disciplina que emerge como alternativa ao desenvolvimento de competências financeiras necessárias à análise de investimentos. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é identificar os principais desafios e oportunidades subjacentes à formação de analistas de investimento, considerando ser a análise de investimentos um dos pilares da formação em Engenharia de Produção. A exemplo do que é empregado na literatura pertinente, o trabalho deve contemplar sobretudo pesquisa quantitativa, pautando-se, predominantemente, pelo emprego de análises estatísticas. Espera-se que, mediante o desenvolvimento do projeto se faça possível configurar disciplinas optativas que sejam capazes de suprir as necessidades identificadas a partir dos levantamentos realizados, promovendo melhorias no ensino de finanças para profissionais de engenharia que atuam como analistas de investimento.