Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5670282331874057
Contato: reisra@gmail.com
Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná, mestre e Doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001). Professor associado da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biologia Celular. Líder de Grupo de Pesquisa e Coordenador do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral. Atualmente atua como Vice-Presidente da Associação Brasileira de Centos e Museus de Ciências (ABCMC) Gestão 2019-2021. Bolsista produtividade do CNPq (PQ-2) no Comitê de Divulgação Científica.
Linhas de pesquisa
5. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática
6. Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
- Políticas públicas em divulgação científica;
- Divulgação científica em espaços não formais de ensino;
- Ciência Cidadã e educação;
- Produtos de divulgação científica e materiais didáticos e o ensino de ciências;
- Feiras de Ciências como espaços de formação docente.
Projetos de pesquisa
1. Poluição atmosférica relacionada às atividades portuárias em Paranaguá: Impactos nas áreas naturais protegidas da Mata Atlântica Paranaense
Descrição: O litoral paranaense abriga um mosaico de Unidades de Conservação (UC), parte delas inseridas no sistema estuarino Lagamar. A região compõe a maior área contínua de Mata Atlântica do Brasil, bioma inserido entre os maiores hotspots de biodiversidade do mundo.[1] Paranaguá abriga o principal porto escoador de grãos da América Latina e um conjunto de indústrias de fertilizantes agrícolas. O cenário para a conservação da natureza no Litoral Paranaense tem se mostrado preocupante, tendo em vista a implantação de inúmeros projetos industriais, como a ampliação e a criaçãode terminais portuários, vias de acesso, industrialização de cidades balneárias como Pontal do Paraná, além da ampliação do setor industrial de Paranaguá e Antonina. Tais atividades representam importantes fontes de poluentes atmosféricos, especialmente pelo uso de combustíveis fósseis com altas concentrações de enxofre e metais pesados tais como Cádmio, Chumbo, Mercúrio e Níquel, esses representam uns dos maiores fatores de risco. A poluição atmosférica proveniente de tais atividades pode trazer impactos aos ecossistemas florestais, causando alterações nos ciclos biogeoquímicos da região, reduzindo a absorção de água e nutrientes, entre outros efeitos nos organismos vegetais. Microrganismos aéreos ou bioaerossóis, entre outras fontes são originados: do solo, vegetação e superfícies aquáticas como rios, baías, oceanos e têm a atmosfera como seu habitat. Essa possui alta complexidade e variação entre os ambientes, onde alguns fatores são essenciais para o transporte, presença e desenvolvimento de comunidades microbiológicas, como radiação solar, umidade, concentração de nutrientes e capacidade de dispersão (ZHAI et al., 2018). Espécies dominantes de bactérias é um conteúdo valioso de pesquisa, eficaz em fornecer mais informações sobre suas características, relações com as dinâmicas ecossistêmicas e explorar a biodiversidade da atmosfera. Esta proposta em síntese visa quantificar e caracterizar os principais aerossóis, partículas de origem antropogênicas e bioaerossóis, presentes em sete Unidades Conservação do litoral do Paraná e um estudo comparativo com bioindicadores, utiliando líquens. Serão realizadas amostragens de aerossóis e bioindicadores in loco. Espera-se munir a Gestão das UCs com informações qualificadas, auxiliando a compreensão dos fenômenos relativos à biodiversididade aeromicrobiologica, degradação florestal, alterações em ciclos químicos, físicos e biológicos, estimando também o impacto que futuros empreendimentos podem trazer para os últimos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil.
2. CITIZEN SCIENCE: EDUCAÇÂO CTS PARA CIDADANIA CIENTÍFICA
Descrição: O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estações de monitoramento atmosféricos baseadas em prototipoagem Arduino e a implantação de uma rede escolar de monitoramento da qualidade do ar. Além disso, avaliar como projetos baseados em Citizen Science podem contribuir para o desenvolvimento da cidadania científica. Espera-se que o projeto produza uma base de dados integradas sobre a situação da poluição atmosférica e variáveis climáticas do município de Paranaguá que possa ser utilizada em sala de aula como forma de integrar diversos conceitos das ciências ambientais de forma contextualizada.
3. O Porto de Paranaguá e seus efeitos socioambientais: o olhar interdisciplinar do desenvolvimento territorial sustentável
Descrição: A proposta é integradora e reúne pesquisas que permeiam as ciências sociais e naturais em torno de um tema central, os impactos do Porto de Paranaguá sobre o desenvolvimento territorial sustentável. Buscamos conectar os pesquisadores com interface direta sobre o tema, utilizando dois conectores interdisciplinares: o institucional (o Porto) e o territorial (a cidade de Paranaguá e a área de influência direta do Porto). Primeiramente foram realizadas consultas com todos os docentes do Programa para adesão a uma proposta consolidada única, dado a limitação de recursos do edital. Em seguida realizamos reuniões para seu delineamento e para conduzir o exercício a partir das pesquisas concluídas, atuais e proposições futuras dentro do projeto integrador do PPGDTS. Portanto a presente proposta é um exercício coletivo consensual para fortalecer um dos eixos de pesquisa do Programa que consideramos de grande importância em nível regional e que possui influência transversal sobre o que pesquisamos, como por exemplo a saúde pública, redes e políticas públicas, justiça, agricultura familiar, monitoramento ambiental, populações urbanas e rurais, bioprospecção, culturas tradicionais e biodiversidade. Ainda fundamenta-se como um dos projetos que subsidiará a proposta de abertura do Doutorado a ser submetida para a CAPES em 2017.
4. Pesquisa em Divulgação Científica no Litoral do Paraná
Descrição: O Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) trabalha com divulgação e popularização da ciência desde 2006, através de diversas iniciativas que integram ensino, pesquisa e extensão no âmbito regional. Foi concebido a partir de um diagnóstico sobre a realidade do ensino de ciências no litoral do Paraná, e a necessidade de um processo de sensibilização e educação científica e ambiental, buscando a preservação dos diversos ambientes, ecossistemas e comunidades tradicionais presentes na região. O projeto orienta-se na expansão multidisciplinar e aprofundamento dos conhecimentos sobre as ações desenvolvidas, a partir de uma nova interpretação da indissociabilidade do eixo ensino, pesquisa e extensão. Os conhecimentos gerados nas pesquisas são trabalhados de maneira a permitir sua utilização como ferramentas educacionais e de divulgação junto às escolas públicas e comunidade do Litoral do Paraná. Desta forma desenvolver a pesquisa junto as ações realizadas pelo projeto vem como forma de aprendizagem, de oportunizar melhorias e para testar a viabilidade destas ações junto a comunidade escolar do litoral paranaense.
5. Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral
Descrição: O Laboratório Móvel de Educação Científica e Educação Ambiental, ligado ao Centro de Ciências do Ambiente da UFPR-Litoral, é um programa de pesquisa, extensão e educação de abrangência regional que enfoca duas das principais necessidades do planejamento e da Gestão Ambiental no Brasil: a produção de conhecimento sobre ambientes e culturas regionais e a extensão efetiva deste conhecimento, gerando conscientização e comprometimento em seu público alvo. Para tanto, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e com parcerias institucionais que possibilitaram uma proposta abrangente, com as seguintes linhas de ação principais: ? Desenvolvimento e implantação de um Laboratório Móvel de estudos ambientais e culturais, com padrões internacionais de qualidade, para atuar junto às escolas públicas (estaduais e municipais) da região. ? Realização de um programa piloto em que serão desenvolvidos, testados e avaliados materiais didáticos, protocolos educativos, filmes didáticos, documentários e ferramentas de ensino local e à distância. As experiências pretendem capacitar agentes multiplicadores nas unidades de ensino, buscando o estabelecimento de programas de monitoramento ambiental participativo integrados ao currículo escolar, bem como o incentivo à produção e divulgação local de conhecimentos. ? Implantação do Centro de Ciências do Ambiente da UFPR-Litoral, voltado à recuperação da memória sócio-espacial da ocupação do Litoral do Paraná e do Vale do Ribeira, através da produção de vídeos destinados ao registro da sociodiversidade local; do incentivo do debate que relaciona a preservação ambiental com a configuração das diferentes identidades sociais; da criação de um centro de documentação e referência regional. ? Implantação do Portal da Educação Científica, página disponível na Internet que pretende proporcionar diretamente a alunos, professores e membros da comunidade as informações, rec.