EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

ROBERTO DALMO V. LIMA DE OLIVEIRA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4443676750886349

Contato: robertodalmo@ufpr.br

Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre e Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2017). Foi professor da Escola Básica. Trabalhou entre 2014 e 2017 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2017 e 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Está editor da seção “Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química” da REDEQUIM. É um dos coordenadores da Coleção “Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências” publicada pela Editora Livraria da Física. Nos últimos anos começou a se dedicar aos estudos sobre Jogos Digitais e sua relação com a Educação Científica e Tecnológica e tornou-se membro do Grupo de Estudos em Educação Científica e Critical Play (GEECCplay) – coletivo interinstitucional. Recentemente foi cadastrado nos programas 1) Pós-graduação em Educação – UFPR; 2) Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – UPFR;  3) Mestrado profissional em Química em rede Nacional. Está coordenador do subprojeto Química do programa de Residência Pedagógica.

Linhas de Pesquisa

L1- Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

L6 – Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática

Interesses de pesquisa

• Educação científica em diálogo com Educação em Direitos Humanos
  • Decolonialidades na Educação Científica
  • Jogos e Atividades lúdicas na relação Educação em Ciências e Direitos Humanos, a partir de perspectivas decoloniais

Projeto de Pesquisa

A humanização das aulas de química: práticas transgressoras e justiça social

Descrição: O presente trabalho possui como objetivos de ação: Organizar oficinas de formação colaborativa que possibilitem elaboração e implementação de planejamentos de ensino e aprendizagem baseados na pedagogização de conteúdos de química a partir de aspectos da educação em direitos humanos. E como objetivos de conhecimento: Investigar o discurso e a prática de professores que se proponham a preparar, implementar e consolidar, em suas aulas de química, conteúdos de química pedagogizados na interface da Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos. Para tal será realizada uma pesquisa-ação ? um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. Espera-se que a pesquisa-ação contribua para o desenvolvimento da identidade docente dos colaboradores; amplie o trabalho cooperativo; possibilite reflexões sobre a realidade escolar e o desenvolvimento do professor como pesquisador, além de responder ao questionamento inicial da investigação e de possibilitar diálogos com a comunidade sobre o tema.