Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1755510459942498
Contato: prikabbaz@hotmail.com
Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2005) e mestrado em Educação) (2013) ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Pós doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná pela unidade de Ponta Grossa (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores em Matemática e na Educação Matemática em seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino de Matemática, uso de tecnologias para o ensino de Matemática, formação de professores, educação a distância, avaliação, educação especial e inclusão. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Matemática, presencial e a distância, além do ensino-aprendizagem da matemática, metodologias e tecnologias relativas ao ensino de matemática para a inclusão, aprendizagem da docência, identidade profissional, conhecimento especializado do professor que ensina Matemática, educação a distância, educação especial e inclusão, avaliação da aprendizagem matemática. É pesquisadora dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática – GPEACM da Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudo Política Educacional e Avaliação na Educação Superior – GEPPEA da Universidade Estadual de Ponta Grossa e O ensino e a inclusão de pessoas com deficiência – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Unidade Ponta Grossa.
Linhas de pesquisa
- Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
- Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
- A formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância.
- As Emoções e o Conhecimento Especializado do Professor que ensina Matemática.
- A construção do processo de Ensino e Aprendizagem e avaliação em Matemática no contexto da Educação Especial e Inclusão.
- As Tecnologias Digitais e as metodologias de ensino voltadas ao Ensino e Aprendizagem de Matemática no contexto da Educação Especial e Inclusão.
Projetos de pesquisa
1. Docência em Estatística em Cursos de Graduação: base de conhecimentos de professores formadores
Descrição: O projeto de pesquisa se integra ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA, da UEPG, na linha de pesquisa Políticas Curriculares e Ensino de Matemática, a qual investiga os processos de organização e desenvolvimento curricular e suas relações com a formação inicial/continuada e atuação de professores de matemática/estatística. Problematiza-se nesta pesquisa de cunho qualitativo, com estudo de casos múltiplos, como se configura a base de conhecimentos para a docência de professores formadores de cursos de graduação, licenciatura e bacharelado, para o ensino dos conceitos de Estatística Descritiva em instituições de ensino superior paranaenses. O objetivo geral da pesquisa é analisar a base de conhecimentos para a docência de professores formadores de cursos de graduação, licenciatura e bacharelado, para o ensino dos conceitos de Estatística Descritiva. Os objetivos específicos são: a) Identificar os conhecimentos dos professores formadores para a docência em disciplinas que abordam os conceitos de estatística descritiva em cursos de graduação; b) verificar como se configura o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) dos professores formadores que ensinam Estatística Descritiva em cursos de graduação, a partir da perspectiva do professor formador; c) descrever como se apresenta a base de conhecimentos dos professores formadores sobre o ensino de Estatística Descritiva em cursos de graduação. O referencial teórico-metodológico está apoiado em Shulman (1986, 1987), Grossman (1990), Cúpula do PCK (2012) e autores de Educação Estatística. A hipótese inicial é de muitas vezes no ensino de Estatística Descritiva em cursos de graduação prevalece a ênfase nos cálculos por meio de fórmulas e softwares estatísticos, em detrimento da interpretação e análise de forma mais crítica e contextualizada, voltadas para o desenvolvimento nos estudantes da capacidade de pensar estatisticamente.