EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

PRISCILA KABBAZ A. DA COSTA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1755510459942498

Contato: prikabbaz@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2005) e mestrado em Educação) (2013) ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Pós doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná pela unidade de Ponta Grossa (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores em Matemática e na Educação Matemática em seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino de Matemática, uso de tecnologias para o ensino de Matemática, formação de professores, educação a distância, avaliação, educação especial e inclusão. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Matemática, presencial e a distância, além do ensino-aprendizagem da matemática, metodologias e tecnologias relativas ao ensino de matemática para a inclusão, aprendizagem da docência, identidade profissional, conhecimento especializado do professor que ensina Matemática, educação a distância, educação especial e inclusão, avaliação da aprendizagem matemática. É pesquisadora dos grupos de pesquisa:  Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática – GPEACM da Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudo Política Educacional e Avaliação na Educação Superior  – GEPPEA da Universidade Estadual de Ponta Grossa e O ensino e a inclusão de pessoas com deficiência – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Unidade Ponta Grossa.

Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
  2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Interesses de pesquisa

1. A formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância.
  2. As Emoções e o Conhecimento Especializado do Professor que ensina Matemática.
  3. A construção do processo de Ensino e Aprendizagem e avaliação em Matemática no contexto da Educação Especial e Inclusão.
  4. As Tecnologias Digitais e as metodologias de ensino voltadas ao Ensino e Aprendizagem de Matemática no contexto da Educação Especial e Inclusão.

Projetos de pesquisa

1. Docência em Estatística em Cursos de Graduação: base de conhecimentos de professores formadores

Descrição: O projeto de pesquisa se integra ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA, da UEPG, na linha de pesquisa Políticas Curriculares e Ensino de Matemática, a qual investiga os processos de organização e desenvolvimento curricular e suas relações com a formação inicial/continuada e atuação de professores de matemática/estatística. Problematiza-se nesta pesquisa de cunho qualitativo, com estudo de casos múltiplos, como se configura a base de conhecimentos para a docência de professores formadores de cursos de graduação, licenciatura e bacharelado, para o ensino dos conceitos de Estatística Descritiva em instituições de ensino superior paranaenses. O objetivo geral da pesquisa é analisar a base de conhecimentos para a docência de professores formadores de cursos de graduação, licenciatura e bacharelado, para o ensino dos conceitos de Estatística Descritiva. Os objetivos específicos são: a) Identificar os conhecimentos dos professores formadores para a docência em disciplinas que abordam os conceitos de estatística descritiva em cursos de graduação; b) verificar como se configura o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) dos professores formadores que ensinam Estatística Descritiva em cursos de graduação, a partir da perspectiva do professor formador; c) descrever como se apresenta a base de conhecimentos dos professores formadores sobre o ensino de Estatística Descritiva em cursos de graduação. O referencial teórico-metodológico está apoiado em Shulman (1986, 1987), Grossman (1990), Cúpula do PCK (2012) e autores de Educação Estatística. A hipótese inicial é de muitas vezes no ensino de Estatística Descritiva em cursos de graduação prevalece a ênfase nos cálculos por meio de fórmulas e softwares estatísticos, em detrimento da interpretação e análise de forma mais crítica e contextualizada, voltadas para o desenvolvimento nos estudantes da capacidade de pensar estatisticamente.

2. Concepções de alunos de Curso de Pedagogia sobre Educação Matemática Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental
 Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa de abordagem qualitativa e metodologia exploratório-interpretativa no campo da Formação de Professores que ensinam matemática .Questões ligadas à Educação Financeira estão incorporadas ao desenvolvimento curricular da Educação Básica, desde os anos iniciais, com objetivos não só do ensino da Matemática como também de iniciação ao desenvolvimento de princípios para o exercício da cidadania. Daí decorre esta pesquisa. Como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental são os professores formados em cursos de Pedagogia, pretendemos investigar que concepções alunos de Curso de Pedagogia têm sobre Educação Matemática Financeira nos anos Iniciais.