EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5789808853481046


Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino – Setor de Educação, no qual atua no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem no Ensino de Ciências/Biologia. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino. É também pesquisadora no grupo Discursos da Ciência e Tecnologia (DICITE) da UFSC, desde 2005.


Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
6. Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática
 

Interesse de pesquisa

– Saberes e currículos: articulações entre formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza.

– Interculturalidade, Discursos e Práticas Decoloniais na Educação em Ciências.


Projetos de pesquisa

1. Saberes e Currículos: articulações entre formação inicial e continuada de professores/as das Ciências Biológicas
Descrição: O projeto se caracteriza por um conjunto de ações, planejadas e interligadas às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas junto ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professores/as de escolas públicas do município de Curitiba e arredores. Pretendemos avançar na compreensão da articulação das questões interculturais com práticas pedagógicas de intervenção, que considerem as diferentes realidades/condições socioculturais locais. A pesquisa será realizada a partir das práticas desenvolvidas, em especial, no âmbito das disciplinas pedagógicas da graduação em Ciências Biológicas. Assim, essa proposta resultará em outro objetivo complementar: a criação de um acervo digital de práticas pedagógicas desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as envolvidos/as. As demais fases do projeto, de caráter exploratório, são compostas de análise de materiais, planejamentos articulados, entre licenciandos/as e professores/as, além do desenvolvimento, paralelo à avaliação, das práticas pedagógicas implementadas. Como resultados, esperamos: estudos e diagnósticos dos currículos, materiais e práticas pedagógicas; elaboração de estratégias e propostas de ensino subsidiadas pela discussão da interculturalidade na educação em Ciências e/ou Biologia; publicação de artigos em periódicos e eventos da área; trabalhos de conclusão de curso, disponibilização de um acervo com produtos desenvolvidos a partir das disciplinas pedagógicas (planos de aula, análises de materiais, propostas de ensino, materiais alternativos ao livro didático etc.).
2. SABERES E CURRÍCULOS: ARTICULAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (FASE II)
Descrição: A segunda fase do projeto se caracteriza pela continuidade das ações, planejadas e interligadas às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas junto ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas, aos Programs de Pós Graduação em Educação e em Educação (PPGE) em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professores/as de escolas públicas do município de Curitiba e arredores. Pretendemos avançar na compreensão da articulação das questões interculturais com práticas pedagógicas de intervenção, que considerem as diferentes realidades/condições socioculturais locais. A pesquisa será realizada a partir das práticas desenvolvidas, em especial, no âmbito das disciplinas pedagógicas da graduação em Ciências Biológicas. Assim, essa proposta resultará em outro objetivo complementar: a criação de um acervo digital de práticas pedagógicas desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as envolvidos/as. As demais fases do projeto, de caráter exploratório, são compostas de análise de materiais, planejamentos articulados, entre licenciandos/as e professores/as, além do desenvolvimento, paralelo à avaliação, das práticas pedagógicas implementadas. Como resultados, esperamos: estudos e diagnósticos dos currículos, materiais e práticas pedagógicas; elaboração de estratégias e propostas de ensino subsidiadas pela discussão da interculturalidade na educação em Ciências e/ou Biologia; publicação de artigos em periódicos e eventos da área; trabalhos de conclusão de curso, disponibilização de um acervo com produtos desenvolvidos a partir das disciplinas pedagógicas (planos de aula, análises de materiais, propostas de ensino, materiais alternativos ao livro didático etc.).
3. REPOSITÓRIO DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS PARA PROPOR PEDAGOGIAS DECOLONIAIS -PRINT/CAPES
Descrição: O eixo norteador do projeto é a construção de saberes e práticas interculturais que tratem dos efeitos de colonialidade e saídas emancipadoras para essa problemática, com vistas à construção de um repositório online multilíngue. Essas noções se relacionam com a dominação por meios não coercitivos, mas que subalternizam e desumanizam os povos, provocando perda de identidade cultural, dependência e falta de pertencimento. Procurando encontrar caminhos para contrapor esses efeitos, entendemos que as parcerias entre pesquisadores e instituições internacionais, preocupados com essas temáticas, favorecem um diálogo de saberes, o reconhecimento das experiências e produções já existentes e a produção de tecnologias sociais. Pretendemos desenvolver redes de investigação, estudo, diagnóstico de questões locais e regionais relevantes, contribuições para cooperações internacionais, divulgação de pesquisas e um repositório online com diferentes materiais produzidos no projeto. A proposta tem como referência experiências anteriores dos membros da equipe. De 2009 a 2016, a UFSC coordenou o “Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa” (PQLP) da CAPES, o qual enviava missões de até 50 professores para Timor-Leste. Resultados oriundos das experiências de pesquisa e do trabalho evidenciam a pertinência do projeto com vistas à preservação internacional do patrimônio cultural local e ancestral, ao dialógico e reconhecimento de novos conhecimentos e tecnologias sociais. Também, é importante destacar que este projeto se articula a recém criada Cátedra da Unesco “Language e Polices for Mutilingualism? sediada na UFSC, da qual participam treze países e tem como objetivo compreender como as línguas e o multilinguismo são recursos para o desenvolvimento sustentável das comunidades linguísticas, das sociedades e dos Estados, de acordo com as idéias do 2030 Goals for Sustainable Development das Nações Unidas, em uma perspectiva ampla e transdisciplinar. Nesse sentido, encontram-se articulados a internacionalização e o multilinguismo em relação à educação, à economia, o acesso à comunicação e às tecnologias, todos esses vinculados também às ações e pretensões deste projeto que envolve seis Programas de Pós Graduação da UFSC reunidos em torno do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.
4.  A Educação no Processo de Consolidação e Sustentabilidade da Paz em Timor-Leste: a contribuição do Brasil
Descrição: O projeto tem como objetivos: Compreender o impacto da Cooperação Educacional Bilateral Brasil Timor para a consolidação e sustentabilidade da paz; Contribuir para repensarmos missões futuras e melhorias na Cooperação, principalmente relacionadas ao ensino de ciências; Contribuir para a educação em ciências no Brasil, focando para dimensões pós-coloniais e emancipatórias.
 5. Formação de Professores de Ciências no Timor-Leste: estudos da Educação CTS em uma perspectiva discursiva
Descrição: Esse projeto de pesquisa, investiga os modos de atuação e metodologias de trabalho em Timor-Leste, em um programa institucional da CAPES, cuja coordenação acadêmica é realizada pela UFSC. No Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa, desde 2005, 50 professores brasileiros são enviados ao Timor-Leste todo ano, para atuar na formação docente de professores timorenses, o qual possui 85% de professores sem formação acadêmica para a docência. Nesse projeto, temos investigado as seguintes questões: (a) Quais desafios estão postos aos cooperantes brasileiros, em termos de contribuição sobre o ensinar ciências, no território timorense?(b) Como o trabalho desenvolvido pelas missões brasileiras, levando-se em conta a inserção de uma nova disciplina e implantação do novo currículo de ciências no Timor-Leste em 2012, poderá contribuir com os professores timorenses? Nossos objetivos se pautam em desenvolver um estudo sistemático sobre o PQLP, em três anos. Este estudo deverá: analisar as condições de produção relacionados ao ensino de ciências, incluindo: os guias curriculares, o perfil dos professores timorenses, o perfil dos professores brasileiros e demais produções provenientes de atividades, por exemplo, cursos de formação destes últimos. Além disso, pretendemos analisar práticas pedagógicas, relativas ao ensino de ciências, dos professores brasileiros, desenvolvidas junto aos professores timorenses, que atuam no pré-secundário (últimos anos do ensino fundamental). E por fim, analisar as práticas pedagógicas dos professores timorenses no ensino de ciências pré-secundário e as influências dessa formação.