EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

MARCELO VALÉRIO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9105695743722158

Contato: marcelovalerio@ufpr.br

É  Graduado (Bacharel e Licenciado) em Ciências Biológicas, Mestre em Educação Científica e Tecnológica e Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática. Professor do campus avançado Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde leciona para a Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física e Matemática) e Licenciatura em Computação. Conselheiro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Regional 3 (RS/SC/PR). Detém experiência na Educação Básica e em trabalhos de assessoria pedagógica e suporte editorial. Possui produção bibliográfica e técnica em diversos campos da Educação. Atualmente, se dedica à pesquisa e à atividade extensionista sobre “formação de professores”, “desenvolvimento profissional docente” e “metodologias de ensino”; e participa dos Grupos de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR/UEM) e em Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência (UFPR).


LINHAS DE PESQUISA 

L1) Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática.
L2) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.
L3) Alfabetização Científica e Matemática.
L6) Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática.

 


INTERESSES DE PESQUISA

 

  1. Identidade e desenvolvimento profissional docente.
  2. Metodologias e práticas de ensino.
  3. Divulgação e popularização da ciência.
 

PROJETOS DE PESQUISA

1. Saberes docentes em processos seletivos para o Magistério Superior: que conhecimentos são relevantes para as bancas de concurso público da Universidade Federal do Paraná?
Descrição: Sediado no debate sobre a pedagogia universitária e sobre as políticas de seleção e de formação de professores do Magistério Superior, esse projeto visa identificar e caracterizar os saberes pertinentes à docência mais valorizados pelas bancas avaliadoras de testes seletivos e concursos públicos.