EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

Linhas de pesquisa


L1) Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

Fazem parte dessa linha de pesquisa estudos sobre: os processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos; fundamentos epistemológicos, filosóficos, axiológicos, sociológicos e pedagógicos da formação de professores; Políticas Públicas e Avaliação nos processos formativos; metodologias de ensino e práticas de docência; aprendizagem da docência; concepções e crenças de professores; desenvolvimento profissional; currículo.

 


L2) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Fazem parte dessa linha de pesquisa estudos sobre: teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem; metodologias de ensino e práticas educacionais; aulas prática e de laboratório de ensino; avaliação da aprendizagem; materiais didáticos; concepções, crenças e valores de alunos dos diferentes níveis de ensino. Processos cognitivos de aprendizagem.

 


L3) Alfabetização Científica e Matemática

Fazem parte dessa linha de pesquisa estudos sobre: Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), Abordagem da relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Educação Ambiental no ensino de Ciências, Educação em Ciências na educação básica ou na formação de professores de ciências; estudos sobre alfabetização matemática, seja do ponto de vista do aluno e sua aprendizagem, seja do ponto de vista do professor, sua formação e estratégias didáticas. Neste contexto, pode-se focar também materiais didáticos, sua história e produção.

 


L4) História, Sociologia, Filosofia, Educação em Ciências e Matemática

Fazem parte desta linha de pesquisa: estudos sobre Natureza da Ciência e sobre produção e validação do conhecimento científico em diferentes contextos históricos e sócio-culturais; estudos sobre as relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e a Educação em Ciências e a Educação Matemática;  estudos sobre a inserção de conteúdos de história e filosofia da ciência na Educação em ciências e Educação Matemática; estudos sobre fundamentos estéticos da matemática e suas implicações pedagógicas; interculturalidade e Educação Matemática, observando questões relativas às politicas do conhecimento e suas implicações no âmbito das diferentes culturas examinando, em diferentes tempos e espaços, processos educativos escolares e não escolares nos quais os saberes matemáticos estão envolvidos; estudos historiográficos no âmbito da história da Educação Matemática e história da Educação em  Ciências.

 


L5) Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática

Fazem parte dessa linha de pesquisa estudos sobre: o planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas, currículos, programas e projetos que envolvam o uso da informática no ensino; o uso de ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem; construção de produtos tecnológicos como recurso didático; Educação à distância; o impacto da utilização das tecnologias de informação e comunicação e suas implicações no ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática.

 


L6) Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática

Fazem parte dessa linha de pesquisa: investigações sobre práticas educativas em contextos e espaços não formais de educação; relações entre Educação,  Ciências/Matemática e Artes (artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, entre outras); papel da Cultura nos processos educativos em Ciências e Matemática; aspectos históricos, políticos, comunicacionais e educativos das práticas de divulgação científica e suas relações com a Educação em Ciências e Matemática.