EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

JOSÉ CARLOS CIFUENTES


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7999776715665882

Contato: jccifa@gmail.com


Possui graduação em Matemática pela Universidad Nacional de Ingeniería (Lima-Peru, 1982), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná e participa da Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica matemática e suas aplicações à matemática, epistemologia e estética da matemática e da modelagem matemática, e métodos de construção do conhecimento matemático, especialmente o método de analogia.


Linhas de pesquisa

4. História, Sociologia, Filosofia, Educação em Ciências e Matemática

 


Interesses de pesquisa:

1) A intuição e a imaginação matemáticas na história e filosofia da matemática e suas implicações pedagógicas.

2) A visualização como recurso epistemológico e didático no ensino da matemática.

3) Interdisciplinaridade entre matemática e arte ou entre matemática e física.


Projetos de pesquisa

1. Fundamentos Epistemológicos e Estéticos da Matemática e suas Implicações Pedagógicas
Descrição: Esta pesquisa está inserida na área de Educação Matemática e pretende analisar a relação entre matemática, epistemologia e estética para sua implementação na didática da matemática. São temas de seu interesse a intuição e a lógica na matemática e na modelagem matemática, o método de construção do conhecimento matemático por analogia, a historicidade e evolução dos conceitos matemáticos especialmente em relação a suas características culturais, a relação interdisciplinar entre matemática, arte e ciências da natureza, a visualização como paradigma de um novo conceito de rigor em matemática, e os conceitos lógico-filosóficos na formação de professores de matemática.
2. A Teoria dos Aritmos e os Fundamentos Algébricos e Topológicos da Aritmética e da Computação
 Descrição: A teoria dos aritmos surgiu de um projeto de iniciação científica desenvolvido com alunos do PET/Matemática da Universidade Federal do Paraná – UFPR em 2005, projeto que visava encontrar os alcances da analogia entre os fragmentos aditivo e multiplicativo do sistema de números naturais. Sua generalização abstrata deu origem, a partir de 2010, a uma colaboração internacional entre a Universidade Federal do Paraná – UFPR, coordenada por mim, e a Universidade de Buenos Aires – UBA, coordenada pelo professor Alejandro Petrovich, para desenvolver a teoria e suas aplicações, especialmente ao campo dos fundamentos da aritmética e da computação.
3. Estrutura Fuzzy dos Anéis de Valorização Discreta e dos Domínios de Dedekind
Descrição: Esta pesquisa estuda a teoria fuzzy dos anéis onde são importantes os ideais fuzzy e suas especificidades como ideais primos, completamente primos, fracamente completamente primos, primários, etc. Em especial, estuda-se a estrutura fuzzy dos anéis de valorização discreta onde a valorização é um ideal fuzzy, assim como a dos domínios de Dedekind cujos localizados são anéis de valorização discreta.