EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

EMERSON ROLKOUSKI


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7329669702482470

Contato: rolkouski@uol.com.br


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Educação pela mesma instituição (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professor da Educação Básica durante vários anos, atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação Matemática.


 

 

Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

2.Alfabetização em Ciências e Matemática
4. História, Sociologia, Filosofia, Educação em Ciências e Matemática

Projetos de pesquisa

1. História e Educação Matemática

Descrição: o projeto tem como objetivo pesquisas que se utilizam da História Oral como recurso metodológico. Hoje os trabalhos abordam a formação de professores de Matemática, os manuais didáticos, instituições de vários níveis e modalidades de ensino nos quais atuam professores de Matemática e dos quais a Matemática faz parte, a História da Educação Matemática, a análise de livros antigos e contemporâneos didáticos ou não, formação e conservação de acervos, constituição de currículos e diretrizes curriculares, políticas públicas, etc. Os projetos têm como pano de fundo a exploração de possibilidades teórico-metodológicas para estudos sobre a cultura escolar e, em particular, sobre a Matemática e a Educação Matemática nessa cultura.

2. Alfabetização Matemática
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objeto problemas relacionados a alfabetização matemática, seja do ponto de vista do aluno e sua aprendizagem, seja do ponto de vista do professor, sua formação e estratégias didáticas. Neste contexto, pode-se focar também materiais didáticos, sua história e produção, para a faixa etária dos alunos até o terceiro ano, bem como abordar questões curriculares e políticas públicas.