EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

Emerson Joucoski

Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3137238168546861
Contato: joucoski@gmail.com

https://sites.google.com/site/joucoski/atividades/pesquisas

Doutor em Ensino de Ciências pela pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – área Ensino de Física, USP, orientador Alberto Villani: estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores e inovação curricular. Realizou doutorado sanduíche, com bolsa CAPES PDSE, na Universidade do Porto (Portugal) de abril a agosto de 2014
com o professor João Miguel Teixeira Lopes, no departamento de Sociologia. Mestre em Física pela UFPR na área de Física Atômica e Molecular. Bacharel em Física pela UFPR. Docente DE da UFPR Setor Litoral. Trabalhou no ensino médio e pré-vestibular durante doze anos. Desenvolveu softwares para gerenciamento de base de dados quando no Colégio OPET (ensino médio Técnico em Processamento de Dados). Cursou dois anos de matemática na PUC-PR. Lecionou Matemática para o ensino fundamental II (6º a 9º anos) no colégio Modelo (Curitiba-PR), Física no ensino médio do colégio Estadual do Paraná (Curitiba-PR) e no pré-vestibular Dom Bosco (Curitiba-PR). Desenvolveu no grupo Dom Bosco projetos voltados à área educacional que visavam usar a informática como um material de apoio para o professor em sala de aula. Desenvolveu e criou softwares para os professores baseadas nas mais diversas tecnologias da informática: Internet, aulas on-line, animações em computação gráfica e softwares de apresentação. Participou, no colégio Martinus (Curitiba-PR), como professor de Física do ensino médio e na implementação de atividades de ensino com projetos e situações-problemas assessorados por profissionais na área de educação. Lecionou Física para o ensino médio e pré-vestibular, no colégio Nossa Senhora da Assunção (Curitiba-PR), onde também desenvolveu atividades na área de informática e no ensino do xadrez. Foi professor substituto no departamento de Física da UFPR
(Curitiba-PR) onde lecionou disciplinas de Física Básica. Foi professor e vice-coordenador do curso de Física no Centro Universitário Uniandrade (Curitiba-PR) onde lecionou diversas disciplinas da área de Exatas e Tecnológicas para graduações e licenciaturas. Leciona atualmente nas áreas de Exatas, Tecnológicas e Humanas para graduações, pós-graduações e especializações. Desenvolveu projeto de pesquisa sobre o xadrez escolar na região do litoral do estado do Paraná. Trabalhou como coordenador em projetos para a capacitação de docentes no município de Morretes-PR. Coordena projetos voltados à educação pública e à área de Exatas no litoral do estado do PR. Ex-doutorando na área de Filosofia da Ciência – Epistemologia e Lógica na UFSC, sob orientação dos prof. Newton Carneiro Affonso da Costa e Décio Krause e coorientação do prof. Adonai Schlup Sant’Anna. Desenvolve ações de Divulgação Científica no programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel) da UFPR Litoral. Realiza pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores, nas atividades de Divulgação Científica do LabMóvel, no Laboratório de Análise de Redes (LAR) e dá apoio às estatísticas de vários grupos de pesquisa da UFPR. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral (gestão 2015-2017).


Linhas de pesquisa

 

L1) Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

L5) Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática

L6) Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática.


Projetos de pesquisa

1. A Educação Ambiental dos sujeitos em ação docente através da Ciência Cidadã

Descrição: Analisar as ações dos sujeitos e grupos que desenvolvem ações baseadas em projetos do tipo “Ciência Cidadã” (Citizen Science), em espaços formais, não formais ou informais de educação.

2. Poluição atmosférica relacionada às atividades portuárias em Paranaguá: Impactos nas áreas naturais protegidas da Mata atlântica Paranaense

Descrição: Pesquisas sobre a poluição atmosférica relacionada às atividades portuárias em Paranaguá: Impactos nas áreas naturais protegidas da Mata atlântica Paranaense. De forma mais geral procura-se relacionar os temas da poluição atmosférica com as ações educacionais em diferentes espaços formais, não formais e informais.

 3. A formação extracurricular através do uso da plataforma Arduino

Descrição: As atividades dos envolvidos pesquisa a formação teórica, cultural e humana pensadas à prática docente, subsidiadas pelos temas relativos as tecnologias envolvidas, através de metodologias para tornar o ambiente escolar mais interativo com a plataforma de prototipagem Arduino ou similares. Essa plataforma possibilita uma sólida introdução aos conceitos fundamentais da eletrônica, auxiliando na formação dos conceitos de lógica de programação. O estudo dos conceitos adjacentes ao Arduino, ou similares, têm como função comunicar as ideias da Ciência, mas mudando o foco da passividade, da educação “bancária”, para a educação onde o sujeito se torna ativo, através de atividades interativas e que se tornem significativas. As atividades integram outras em desenvolvimento dentro do programa LabMóvel: Feiras de Ciências, PIBID, Clubes de Ciência, produção de material científico didático, parceria com o Núcleo de pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da UFPR e monitoramento da qualidade do ar. Esse último também acontece em parceria com as escolas e professores de Ciências do ensino básico.

 

4. Teatro Científico e ensino de ciências no litoral do Paraná

Descrição: O Projeto Teatro Científico e o Ensino de Ciências no litoral do Paraná têm por objetivo trabalhar o conhecimento científico   através do teatro junto às escolas do litoral paranaense, fazendo uso de diferentes linguagens e proporcionando um espaço lúdico e interativo para o ensino de ciências. O teatro de temática científica (também chamado de teatro científico) é uma atividade que vem ganhando vulto no cenário brasileiro, entre as ações que se propõem a discutira ciência e a tecnologia para além dos aspectos conceituais. Nesse sentido, atividades como o teatro científico tornam-se significativas no contexto educacional e o ensino de ciências no litoral do Paraná. Procuram-se realizar pesquisas de abrangência nacional que tenham o tema do teatro científico como suporte.

5. Os egressos das licenciaturas: os sujeitos em ação docente após a formação sob um projeto pedagógico diferenciado

Descrição: Existem no Brasil propostas de cursos diferenciados que intencionam formar profissionais que deem conta das condições atuais para o exercício da profissão. Contudo é raro encontrar propostas desse tipo em instituições públicas de ensino superior que guiem os currículos de todos os seus cursos. Nesse sentido a UFPR setor Litoral segue, desde 2008, um Projeto Político Pedagógico (PPP) que estabeleceu um currículo institucional mínimo para todos os seus cursos que inova nos espaços curriculares tradicionais e que intenciona atender as novas formações profissionais contemporâneas, em particular suas licenciaturas estabelecem novos vínculos com as comunidades em seu entorno e novos modos de realizar a formação inicial de professores nas áreas das Linguagens, das Artes e das Ciências da Natureza. Os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dessas licenciaturas optaram por realizar formações diferenciadas quando comparadas a outras no Brasil. O objetivo da pesquisa é analisar, sob os pontos de vista do desenvolvimento profissional e grupal dos sujeitos envolvidos, a influência dos currículos e dos PPC de quaisquer licenciaturas nas ações práticas de docência dos seus egressos. Para tal são usados os referenciais teóricos de formação de professores que estabelecem que a docência é um ato reflexivo, transformador dos sujeitos e que acontece continuamente ao longo de toda a vida. A pesquisa vai ao encontro de outras pesquisas sobre a epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências para a formação docente. Essas pesquisas têm trazido importantes revelações sobre quais são os saberes profissionais utilizados pelos docentes em seu trabalho diário, em que e como esses saberes profissionais se diferenciam dos conhecimentos universitários elaborados pela academia e que relações existem entre os saberes profissionais e os conhecimentos universitários.