EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

ELISÂNGELA DE CAMPOS


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem de Matemática. 


 

Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

3. Alfabetização Científica e Matemática

 

Interesses de pesquisa

  1. Conhecimentos do conteúdo específicos e conhecimentos pedagógicos do conteúdo do professor (a) de Matemática, na formação e na prática docente.
  2. Concepções e crenças dos professores e das professoras, e dos licenciandos e das licenciandas em Matemática, sobre formação e prática docente, conhecimento matemático acadêmico e escolar.
  3. Ensino e aprendizagem no contexto do Laboratório de ensino de Matemática e metodologias relacionadas.

Projetos de pesquisa

1. Conhecimentos mobilizados durante a formação inicial e prática profissional dos professores de Matemática

O projeto de pesquisa se insere na linha de formação de professores, mas também tem laços com a linha de ensino e aprendizagem de Matemática. Tem como objetivo geral investigar e relacionar os conhecimentos necessários à formação e prática docente de professores/as de Matemática. Alguns objetivos específicos são: mapear pesquisas que versam sobre os modelos de formação de professores de Matemática e sobre os conhecimentos mobilizados pelos professores de Matemática em sua prática docente. Compreender como o professor de Matemática da Educação Básica percebe o conhecimento matemático em suas práticas, suas elaborações e suas dificuldades. Tratar de modo articulado os conceitos matemáticos com os saberes da prática e da profissão, resultando em materiais didáticos inovadores para o ensino. Levantar e analisar os entendimentos que licenciandos têm enquanto se tornam professores, como relacionam o conhecimento matemático acadêmico com o conhecimento matemático escolar.