1. Desafios do Ensino de Matemática nos cursos da área de Engenharia
Descrição: O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo investigar e propor ações para a melhoria da transição da Educação Básica para a Educação Superior, mais particularmente, para os cursos da área de Engenharia, bem como, viabilizar o uso de aulas mais operatórias, contextualizadas e aplicadas, por entendermos que este possa ser um dos caminhos que contribuirão para uma transição mais suave de uma etapa da educação para outro. Com o projeto pretendemos ainda investigar o quanto podemos secundarizar o Ensino Superior vislumbrando melhorar a compreensão e entendimento da Matemática dita Superior. Metodologicamente, inclui-se numa abordagem qualitativa de pesquisa. Com a intenção de enriquecer o trabalho teórico realizado pela pesquisa bibliográfica e documental, realizar-se-á junto aos estudantes do curso de Engenharia da UFPR e aos professores, inicialmente, do departamento de Matemática, uma pesquisa com a intenção mapear as dificuldades apresentadas pelos alunos ingressantes e não ingressantes nas aulas das disciplinas da área de Matemática, ouvir e coletar informações acerca de como o processo de ensino e aprendizagem poderia auxiliar melhor, os estudantes, no seu dia-a-dia na IES, ouvir e relatar as experiências de sucesso e/ou fracasso dos docentes em suas aulas e, por fim, coletar sugestões de ações que possam contribuir para a nossa temática de investigação. Teoricamente, fundamentar-se estudos e tendências nas áreas de Educação e Educação Matemática, tais como, os eixos norteadores do currículo Contextualização e Interdisciplinaridade, a Socioepistemologia e a Modelagem Matemática. Por fim, considera-se que este projeto poderá contribuir, significativamente, para as discussões envolvendo o ensino das disciplinas não apenas da área de Matemática, mas também das disciplinas relacionadas às outras áreas de cunho básico, tais como a Física, a Química, no que diz respeito à passagem da Educação Básica para a Educação Superior, em um cenário educacional que não tem preparado os egressos da Educação Básica para o prosseguimento dos estudos.