* DISSERTAÇÃO EM FASE DE AJUSTES FINAIS
DEFESAS DO ANO DE 2020
DATA |
DISCENTE | ATA | TÍTULO | ORIENTADORES/COORIENTADORES |
15/12/2020 | JÉSSICA TOMIKO ARAÚJO MITSUUCHI | 195 | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES MULTIDISCIPLINARES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES | TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER |
14/12/2020 | ESTEFANO POLETTO DA SILVA | 194 | NATUREZA DA CIÊNCIA NAS PESQUISAS SOBRE RADIOATIVIDADE: UM ESTUDO DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS | JOANEZ APARECIDA AIRES |
10/12/2020 | JOHN WESLEY GRANDO | 193 | ANÁLISE DE APLICATIVOS MÓVEIS DE REALIDADE AUMENTADA, VIRTUAL E MISTA À LUZ DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO | MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO |
24/11/2020 | RENATA ALEIXO DE OLIVEIRA | 192 | DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA AGROECOLOGIA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | MARCOS AURÉLIO ZANLORENZI |
23/11/2020 | ALESANDRA RAFAEL DE OLIVEIRA | 191 | PROJETO CIENTISTAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES PARA REFLETIR SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | JOANEZ APARECIDA AIRES |
28/08/2020 | CLEIDE STALL DE SOUZA | 190 | O TRABALHO COM JOGOS MATEMÁTICOS NO CONTEXTO DO PNAIC: UMA ANÁLISE À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | FLÁVIA DIAS DE SOUZA |
24/08/2020 | ROSANGELA CRISTINA ROCHA AURIGLIETTI | 189 | FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESENVOLVENDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO | LEONIR LORENZETTI |
29/06/2020 | DESIRÉE SILVA LOPES PEREIRA | 188 | O PROJETO DE LEGO ROBÓTICA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | FLÁVIA DIAS DE SOUZA |
17/06/2020 | TAMYRIS CAROLINE DA SILVA | 187 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: EM BUSCA DO BRINCAR | TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER |
22/05/2020 | CAMILLA EHRAT DIAS | 186 | O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO PELO ESTUDANTE DEFICIENTE VISUAL | MARIA LUCIA PANOSSIAN |
30/04/2020 | AMANDA SCAPINI MALDANER | 185 | FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA OS CURRÍCULOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL | TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER/SÉRGIO CAMARGO |
15/04/2020 | FERNANDA FERNANDES | 184 | A EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS | LEONIR LORENZETTI |
01/04/2020 | ANA PAULA GERALDO | 183 | ASPECTOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS APLICADAS DA REDE SESI-PR | LEONIR LORENZETTI |
04/03/2020 | JUARÊS JOCOSKI | 181 | MODELAGEM MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | NEILA TONIN AGRANIONIH |
16/03/2020 |
JAIR WERLANG | 180 | ENTRE O URBANO E O RURAL: COMPREENSÕES E SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR | PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA |
09/03/2020 | SIMONE DE BIASI FONSECA | 179 | ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PROCURA DE INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | SERGIO CAMARGO |
30/03/2020 | STEPHANIE CHIQUINQUIRA DIAZ URDANETA | 178 | REFLEXÕES SOBRE OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ELABORADOS COM O GEOGEBRA A PARTIR DE UM MAPEAMENTO CRÍTICO EM ALGUNS DADOS LATINO-AMERICANOS | MARCO AURÉLIO KALINKE |
28/02/2020 | ISIS LIDIANE NORATO DE SOUZA | 177 | A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LIGAÇÃO COVALENTE POR LINUS PAULING, GILBERT LEWIS, IRVING LANGMUIR: UM ESTUDO SOBRE A EMERGÊNCIA DE UM FATO CIENTÍFICO | JOANEZ APARECIDA AIRES |
28/02/2020 | JENNIFER DE SOUZA | 176 | AS MUDANÇAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RETRATO DA ADEQUAÇÃO REALIZADA PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUL DO BRASIL | EMERSON ROLKOUSKI |
28/02/2020 | NATHIELE COSTA | 175 | DISCALCULIA E INCLUSÃO ESCOLAR: OS DISCURSOS QUE CONDICIONAM A NORMALIZAÇÃO DO SUJEITO. | ELENILTON VIEIRA GODOY |
27/02/2020 | LUZIA REGIS NAROK PEREIRA | 174 | LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES DO BRASIL NESTE SÉCULO | MARCO AURÉLIO KALINKE |
19/02/2020 | THALITA ALVES SEJANES | 173 | TRAJETOS-PROCESSOS DE UMA CRIAÇÃO SELVÁTICA PELA CIDADE. | KÁTIA MARIA KASPER |
18/02/2020 | THAYSE GEANE IGLESIAS DA SILVA | 172 | ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO PAUTADO NA REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA E CULTURA DA INFÂNCIA | CAMILA SILVEIRA DA SILVA |
13/02/2020 | CLARIANNA FERREIRA DE MATOS | 171 | O CONHECIMENTO QUÍMICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EPISTÊMICAS | LEONIR LORENZETTI |
12/02/2020 | ANELISSA CARINNE DOS SANTOS SILVA | 170 | AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ABORDAGEM DO GÊNERO FEMININO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE O “DIA DAS MENINAS NO MAST” E O “MENINAS COM CIÊNCIA” | CAMILA SILVEIRA DA SILVA |
DEFESAS DO ANO DE 2019
DEFESAS DO ANO DE 2018
nº |
Autor | Título |
Orientador |
114 |
MONIKELI WIPPEL DA SILVA | CIÊNCIA E POESIA: UMA ABORDAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA | Profª. Drª. Camila Silveira da Silva |
115 |
JESER CALEB CANDRAY MENJIVAR | CFD E GESTAR II: COMPREENSÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A PARTIR DE UM ESTUDO COMPARADO | Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
116 |
LAURA LEAL MOREIRA | A UNIVERSIDADE VOLANTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INTERIOR DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1960 | Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
117 |
LUCIANE JATOBÁ PALMIERI | MUSEUS DE CIÊNCIAS E O ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE UMA ATIVIDADE MUSEAL | Profª. Drª. Camila Silveira da Silva |
118 |
JOICE YUKO OBATA | AS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE AS PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PDE NOS DIZEM? | Profª. Drª. Luciane Mocrosky |
119 |
TATIELE CHICÓRA | UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO METACOGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PERFIL CONCEITUAL DE FORÇA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA | Prof. Dr. Sérgio Camargo |
120 |
GISA APARECIDA DACORÉGIO | ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM QUÍMICA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO LIVRO DIDÁTICO AO RELATO DE PROFESSORES | Prof. Dr. João Amadeus P. Alves |
121 |
DENISE CAROLINE GOMES DA SILVA | DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES NO INÍCIO DE CARREIRA | Profª. Drª. Luciane Mocrosky |
122 |
ANDRÉIA FLORÊNCIO EDUARDO DE DEUS | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESPAÇOS COMUNICATIVOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE QUÍMICA | Profª. Drª. Noemi Sutil |
123 |
SANDRA GODOI MAESTRELLI | A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
124 |
BRUNA CORSO | O COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE | Profª. Drª. Flávia Dias |
125 |
VIRGINIA ROTERS DA SILVA | CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
126 |
SIDNÉIA VALERO EGIDO | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS PROGRAMANDO JOGOS COM SCRATC | Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos |
127 |
ELLEN MOREIRA COSTA | SEQUENCIA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANALISANDO A TEMÁTICA CRUSTÁCEOS | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
128 |
LUCIANA RÖDER | A METACOGNIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | Profª. Drª. Tânia Teresinha Bruns Zimer |
129 |
ADNIELSON LIMA DA SILVA | O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS | Profª. Drª. Maria Lucia Panossian |
130 |
RENATO PEREIRA DA SILVA | O TRABALHO COLABORATIVO NUMA CONCEPÇÃO DOS TEMPOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Prof. Dr. Sérgio Camargo |
131 |
MICHELLE CAMARGO MAJOR | HISTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO EF DA RME DE CURITIBA | Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
133 |
CRISTIANE PSCHEIDT | CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES NO MUSEU DA TERRA E DA VIDA – MAFRA,SC | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
134 |
MARCELA ELISA DROGUETT JARA | COMPETÊNCIAS DOCENTES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM ENSINO DE FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE PARA SIMULAÇÃO EM FÍSICA | Prof. Dr. Sérgio Camargo |
135 |
AMANDA MAGAGNIN MOREIRA | QUÍMICA VERDE: ANÁLISE DA EMERGÊNCIA DO ESTILO DE PENSAMENTO A PARTIR DA PERSPECTIVA FLECKIANA | Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires |
136 |
ANVIMAR GALVÃO GASPARELLO | O JOGO MATEMÁTICO NA SALA DE AULA: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | Profª. Drª. Neila Tonin Agranionih |
137 |
MAYARA REINERT GELAMO DE FREITAS | A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL | Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires |
138 |
CINTHIA RAQUEL DE SOUZA | MESTRADOS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES DE CONCEPÇÕES DE RACIONALIDADE E PERSPECTIVAS DE DOCUMENTOS OFICIAIS | Profª. Drª. Noemi Sutil |
139 |
FLAVIA SUCHECK MATEUS DA ROCHA | ANÁLISE DE PROJETOS DO SCRATCH DESENVOLVIDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke |
140 |
DANIELA DA ROSA TEZA | O ENSINO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO HISTÓRICO E LÓGICO | Profª. Drª. Maria Lucia Panossian |
141 |
CLAUDIOVANE PARRALEGO DE AGUIAR | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A COLETIVIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO | Profª. Drª. Flávia Dias de Souza |
DEFESAS DO ANO DE 2017
DEFESAS DO ANO DE 2016
DEFESAS DO ANO DE 2015
DEFESAS DO ANO DE 2014
DEFESAS DO ANO DE 2013
DEFESAS DO ANO DE 2012
DEFESAS DO ANO DE 2011
2 | IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE | CONHECIMENTOS (ETNO)MATEMÁTICOS DE PROFESSORES GUARANI DO PARANÁ | Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez |
1 | SILVANA MATUCHESKI | ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 | Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |