* DISSERTAÇÃO EM FASE DE AJUSTES FINAIS
DEFESAS DO ANO DE 2021
Data | Ata | Discente | Orientadores | DEFESA – TÍTULO |
26/08/2021 | ALESSANDRA DA CONCEIÇÃO ZANIN | CAMILA SILVEIRA DA SILVA | PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO PAUTADO NOS SABERES DOCENTES DISCIPLINARES E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
30/06/2021 | JOSÉ ALEXANDRE BERTO | LEONIR LORENZETTI | O TEMA ENERGIA ELÉTRICA NOS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO DE FÍSICA: O QUE INFORMAM OS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO | |
28/06/2021 | JOÃO CARLOS BARUMBY | SERGIO CAMARGO | ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ELETROMAGNETISMO | |
07/06/2021 | VIVIANE DA CRUZ LEAL NUNES VITORINO | EMERSON ROLKOUSKI | O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: RANÇOS E AVANÇOS | |
31/05/2021 | 204 | LUIZ ALBERTO KNOR KING JUNIOR | PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA | DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE SABERES DA PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
28/05/2021 | 203 | CLAIRE FÁTIMA SACHET RAMOS | EMERSON ROLKOUSKI | UM ESTUDO SOBRE O USO DO GEOGEBRA EM SITUAÇÃO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR |
21/05/2021 | 202 | BRUNA GARCIA | LEONIR LORENZETTI | REDE DE SABERES: POSSÍVEIS DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM OS SABERES LOCAIS E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS |
30/03/2021 | 201 | TÁSSILA ZERBINI MONTEIRO PEREIRA | THAÍS RAFAELA HILGER | A INCLUSÃO DE DEFICIENTES NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO |
09/03/2021 | 200 | MÔNICA TREVISAN FERRARINI | PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA | FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA/PR: UM ETERNO RECOMEÇAR |
01/03/2021 | 199 | LUANA CRISTINA BAIER | ELENILTON VIEIRA GODOY | SENTIDOS DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
26/02/2021 | 198 | TÂNIA MARA VITACZIK CAMPANUCCI | LUCIANE FERREIRA MOCROSKY | O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABERTURAS PARA O O ENCONTRO PROFESSOR-PEDAGOGO |
25/02/2021 | 197 | EDER PAULO PEREIRA | LUCIANE FERREIRA MOCROSKY | O ENSINO DA MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMPREENSÕES DE PROFESSORES ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
02/02/2021 | 196 | NILZA ZANON DE SOUSA MACHADO | ELENILTON VIEIRA GODOY | O CURRÍCULO OCULTO NOS INTRAMUROS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: OLHARES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA |
DEFESAS DO ANO DE 2020
DEFESAS DO ANO DE 2019
DEFESAS DO ANO DE 2018
nº |
Autor | Título |
Orientador |
114 |
MONIKELI WIPPEL DA SILVA | CIÊNCIA E POESIA: UMA ABORDAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA | Profª. Drª. Camila Silveira da Silva |
115 |
JESER CALEB CANDRAY MENJIVAR | CFD E GESTAR II: COMPREENSÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A PARTIR DE UM ESTUDO COMPARADO | Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
116 |
LAURA LEAL MOREIRA | A UNIVERSIDADE VOLANTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INTERIOR DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1960 | Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
117 |
LUCIANE JATOBÁ PALMIERI | MUSEUS DE CIÊNCIAS E O ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE UMA ATIVIDADE MUSEAL | Profª. Drª. Camila Silveira da Silva |
118 |
JOICE YUKO OBATA | AS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE AS PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PDE NOS DIZEM? | Profª. Drª. Luciane Mocrosky |
119 |
TATIELE CHICÓRA | UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO METACOGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PERFIL CONCEITUAL DE FORÇA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA | Prof. Dr. Sérgio Camargo |
120 |
GISA APARECIDA DACORÉGIO | ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM QUÍMICA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO LIVRO DIDÁTICO AO RELATO DE PROFESSORES | Prof. Dr. João Amadeus P. Alves |
121 |
DENISE CAROLINE GOMES DA SILVA | DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES NO INÍCIO DE CARREIRA | Profª. Drª. Luciane Mocrosky |
122 |
ANDRÉIA FLORÊNCIO EDUARDO DE DEUS | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESPAÇOS COMUNICATIVOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE QUÍMICA | Profª. Drª. Noemi Sutil |
123 |
SANDRA GODOI MAESTRELLI | A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
124 |
BRUNA CORSO | O COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE | Profª. Drª. Flávia Dias |
125 |
VIRGINIA ROTERS DA SILVA | CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
126 |
SIDNÉIA VALERO EGIDO | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS PROGRAMANDO JOGOS COM SCRATC | Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos |
127 |
ELLEN MOREIRA COSTA | SEQUENCIA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANALISANDO A TEMÁTICA CRUSTÁCEOS | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
128 |
LUCIANA RÖDER | A METACOGNIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | Profª. Drª. Tânia Teresinha Bruns Zimer |
129 |
ADNIELSON LIMA DA SILVA | O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS | Profª. Drª. Maria Lucia Panossian |
130 |
RENATO PEREIRA DA SILVA | O TRABALHO COLABORATIVO NUMA CONCEPÇÃO DOS TEMPOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Prof. Dr. Sérgio Camargo |
131 |
MICHELLE CAMARGO MAJOR | HISTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO EF DA RME DE CURITIBA | Prof. Dr. Emerson Rolkouski |
133 |
CRISTIANE PSCHEIDT | CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES NO MUSEU DA TERRA E DA VIDA – MAFRA,SC | Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
134 |
MARCELA ELISA DROGUETT JARA | COMPETÊNCIAS DOCENTES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM ENSINO DE FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE PARA SIMULAÇÃO EM FÍSICA | Prof. Dr. Sérgio Camargo |
135 |
AMANDA MAGAGNIN MOREIRA | QUÍMICA VERDE: ANÁLISE DA EMERGÊNCIA DO ESTILO DE PENSAMENTO A PARTIR DA PERSPECTIVA FLECKIANA | Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires |
136 |
ANVIMAR GALVÃO GASPARELLO | O JOGO MATEMÁTICO NA SALA DE AULA: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | Profª. Drª. Neila Tonin Agranionih |
137 |
MAYARA REINERT GELAMO DE FREITAS | A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL | Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires |
138 |
CINTHIA RAQUEL DE SOUZA | MESTRADOS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES DE CONCEPÇÕES DE RACIONALIDADE E PERSPECTIVAS DE DOCUMENTOS OFICIAIS | Profª. Drª. Noemi Sutil |
139 |
FLAVIA SUCHECK MATEUS DA ROCHA | ANÁLISE DE PROJETOS DO SCRATCH DESENVOLVIDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke |
140 |
DANIELA DA ROSA TEZA | O ENSINO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO HISTÓRICO E LÓGICO | Profª. Drª. Maria Lucia Panossian |
141 |
CLAUDIOVANE PARRALEGO DE AGUIAR | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A COLETIVIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO | Profª. Drª. Flávia Dias de Souza |
DEFESAS DO ANO DE 2017
DEFESAS DO ANO DE 2016
DEFESAS DO ANO DE 2015
DEFESAS DO ANO DE 2014
DEFESAS DO ANO DE 2013
DEFESAS DO ANO DE 2012
DEFESAS DO ANO DE 2011
2 | IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE | CONHECIMENTOS (ETNO)MATEMÁTICOS DE PROFESSORES GUARANI DO PARANÁ | Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez |
1 | SILVANA MATUCHESKI | ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 | Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |