EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

Dissertações

DEFESAS DO ANO DE 2018

Autor Título

Orientador

114

MONIKELI WIPPEL DA SILVA CIÊNCIA E POESIA: UMA ABORDAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA Profª. Drª. Camila Silveira da Silva

115

JESER CALEB CANDRAY MENJIVAR CFD E GESTAR II: COMPREENSÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A PARTIR DE UM ESTUDO COMPARADO Prof. Dr. Emerson Rolkouski

116

LAURA LEAL MOREIRA A UNIVERSIDADE VOLANTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INTERIOR DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1960 Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna

117

LUCIANE JATOBÁ PALMIERI MUSEUS DE CIÊNCIAS E O ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE UMA ATIVIDADE MUSEAL Profª. Drª. Camila Silveira da Silva

118

JOICE YUKO OBATA AS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE AS PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PDE NOS DIZEM? Profª. Drª. Luciane Mocrosky

119

TATIELE CHICÓRA UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO METACOGNITIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PERFIL CONCEITUAL DE FORÇA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA Prof. Dr. Sérgio Camargo

120

GISA APARECIDA DACORÉGIO ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM QUÍMICA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO LIVRO DIDÁTICO AO RELATO DE PROFESSORES Prof. Dr. João Amadeus P. Alves

121

DENISE CAROLINE GOMES DA SILVA DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES NO INÍCIO DE CARREIRA Profª. Drª. Luciane Mocrosky

122

ANDRÉIA FLORÊNCIO EDUARDO DE DEUS FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESPAÇOS COMUNICATIVOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE QUÍMICA Profª. Drª. Noemi Sutil

123

SANDRA GODOI MAESTRELLI A ABORDAGEM CTSA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA Prof. Dr. Leonir Lorenzetti

124

BRUNA CORSO O COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE Profª. Drª. Flávia Dias

125

VIRGINIA ROTERS DA SILVA CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS Prof. Dr. Leonir Lorenzetti

126

SIDNÉIA VALERO EGIDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANÇAS PROGRAMANDO JOGOS COM SCRATC Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos

127

ELLEN MOREIRA COSTA SEQUENCIA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANALISANDO A TEMÁTICA CRUSTÁCEOS Prof. Dr. Leonir Lorenzetti

128

LUCIANA RÖDER A METACOGNIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Profª. Drª.  Tânia Teresinha Bruns Zimer

129

ADNIELSON LIMA DA SILVA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS Profª. Drª.  Maria Lucia Panossian

130

RENATO PEREIRA DA SILVA O TRABALHO COLABORATIVO NUMA CONCEPÇÃO DOS TEMPOS PEDAGÓGICOS NA  EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Dr. Sérgio Camargo

131

MICHELLE CAMARGO MAJOR HISTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO EF DA RME DE CURITIBA Prof. Dr. Emerson Rolkouski

133

CRISTIANE PSCHEIDT CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES NO MUSEU DA TERRA E DA VIDA – MAFRA,SC Prof. Dr. Leonir Lorenzetti

134

MARCELA ELISA DROGUETT JARA COMPETÊNCIAS DOCENTES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM ENSINO DE FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA UTILIZANDO SOFTWARE LIVRE PARA SIMULAÇÃO EM FÍSICA Prof. Dr. Sérgio Camargo

135

AMANDA MAGAGNIN MOREIRA QUÍMICA VERDE: ANÁLISE DA EMERGÊNCIA DO ESTILO DE PENSAMENTO A PARTIR DA PERSPECTIVA FLECKIANA Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires

136

ANVIMAR GALVÃO GASPARELLO O JOGO MATEMÁTICO NA SALA DE AULA: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Profª. Drª.  Neila Tonin Agranionih

137

MAYARA REINERT GELAMO DE FREITAS A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires

138

CINTHIA RAQUEL DE SOUZA MESTRADOS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES DE CONCEPÇÕES DE RACIONALIDADE E PERSPECTIVAS DE DOCUMENTOS OFICIAIS Profª. Drª. Noemi Sutil

139

FLAVIA SUCHECK MATEUS DA ROCHA ANÁLISE DE PROJETOS DO SCRATCH DESENVOLVIDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke

140

DANIELA DA ROSA TEZA O ENSINO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO MOVIMENTO HISTÓRICO E LÓGICO Profª. Drª.  Maria Lucia Panossian

141

CLAUDIOVANE PARRALEGO DE AGUIAR PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A COLETIVIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO Profª. Drª.  Flávia Dias de Souza

 

DEFESAS DO ANO DE 2017

 nº Autor Título Orientador
88 BRUNO DA SILVA PIVA PICON LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA UFPR SETOR LITORAL: PROCESSOS IDENTITÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE Prof. Dr. Sérgio Camargo
89 ANDRÉ LUIZ MOGNOL DRABACH LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO TRILHADO DESDE SUA CONCEPÇÃO AO USO NA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO DO CONTESTADO Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos
90 EDNEI LEITE DE ARAÚJO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES MEMBROS DO GT-12 DA SBEM Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos
91 RODRIGO CESAR COBELLACHE  TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos
92 DEBORAH ANDRADE TORQUATO SCHIMIDT ESPAÇOS COMUNICATIVOS E JOGOS DIGITAIS: PROCESSOS FORMATIVOS COM A INSERÇÃO DO JOGO DIGITAL MINECRAFT NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇÃO BÁSICA Profª. Drª. Noemi Sutil
93 ANDERSON MARTINS OLIVEIRA PROPOSTA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS DAS ILHAS DO LITORAL PARANAENSE: NARRATIVAS DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO Prof. Dr. Marcos Aurélio Zanlorenzi
94 RAFAEL BORINI MARTINS COSTA BORINI  A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UTFPR: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE Profª. Drª. Flávia Dias de Souza
95 RONALDO TOMAZ DE ANDRADE SILVA  MATEMÁTICA E AFRICANIDADES BRASILEIRAS: NARRATIVAS DE PROFESSORES(AS) NEGROS(AS) SOBRE O TRABALHO COM RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR Prof. Dr. Marcos Aurélio Zanlorenzi
96 THIAGO CARNEVALI PIZZUTTI CONCEPÇÕES CTS PRESENTES NOS DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO À LUZ DA GROUNDED THEORY Prof. Dr. João Amadeus Pereira Alves
97 EMERSON BIERNASKI EXPERIMENTAÇÕES ECOSÓFICAS: EDUCAÇÕES EM MOVIMENTOS DE (CICLO)ARTIVISMO Profª. Drª. Kátia Maria Kasper
98 SALETE PEREIRA DE ANDRADE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O PROFESSOR EM FORMA-AÇÃO Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
99 JOÃO LUÍS STIVAL APRENDIZAGENS DE PROFESSORES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ Profª. Drª. Flávia Dias de Souza
100 JACQUELINE ROSSANA MARIA ZAIONS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, NA MODALIDADE NORMAL, EM NÍVEL MÉDIO, E A DISSEMINAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS Prof. Dr. Leonir Lorenzetti
101 RODRIGO PFLANZER CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA VIDA SAUDÁVEL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Prof. Dr. João Amadeus Pereira Alves
102 CINTHIA DOMIT ZANIOLO RENAUX O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
103 MARCIA COSTA GRAICHEN MURBACH HISTÓRIAS INFANTIS E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
104 MARYTTA RENNÓ VILELA PEREZ MASSELI UMA PERSONAGEM E UM ACERVO: RASTROS DO DISCURSO DO MMM NO PARANÁ Prof. Dr. Emerson Rolkouski
105 LUCIANA DE MORAES JARDIM O ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: DO SABER A SER ENSINADO AO SABER ENSINADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Prof. Dr. Sérgio Camargo
106 CARLA MARCELA SPANNENBERG MACHADO DOS PASSOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DO PNAIC Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
107 MILENA SCHNEIDER PUDELCO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SABERES DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Prof. Dr. Emerson Rolkouski
108 FERNANDA FONSECA A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROMAGNETISMO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS Prof. Dr. Sérgio Camargo
109 SIMONE DANIELLE TYCHANOWICZ O ENSINO DA DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS: COMPREENSÕES DIALOGADAS Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
110 BEATRIZ MARIA ZOPPO A CONTRIBUIÇÃO DO SCRATCH COMO POSSIBILIDADE DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
111 TATIANA FERNANDES MEIRELES DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA USANDO O SCRATCH: DA ELABORAÇÃO À CONSTRUÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
112 FERNANDA MARCHIORI GRAVE DOIS PAÍSES, TRÊS CIDADES E UMA SÓ COMUNIDADE: NARRATIVAS SOBRE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL FRONTEIRIÇA Prof. Dr. Marcos Aurélio Zanlorenzi
113 CRISTIENNE DO ROCIO DE MELLO MARON MODELAGEM MATEMÁTICA COMO JOGO DE LINGUAGEM Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna

DEFESAS DO ANO DE 2016

 

Autor Título Orientador
87 FLAVIO TAJIMA BARBOSA O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
86 EDICLÉIA XAVIER DA COSTA NARRATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
85 GLAUCO TRINDADE CALZADO ENFOQUE CTS NO ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO: POSSIBILIDADES DO USO DA TEMÁTICA IMPACTO AMBIENTAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL NA DISCIPLINA DE ANÁLISE AMBIENTAL Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
84 CELSO ANDERSON GUEDES CARDOSO O JOGO DE RPG DIGITAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM CINEMÁTICA Prof. Dr. Sérgio Camargo
83 ENDERSON LOPES GUIMARÃES COMPREENSÕES DE PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID QUANTO AO SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Prof. Dr. Emerson Rolkouski
82 SUELLEN RODRIGUES DE OLIVEIRA MAZZOLLI OLHARES PARA O PAPEL DAS DEMONSTRAÇÕES EM MATEMÁTICA: FORMADORES E PROFESSORES TEM A PALAVRA Prof. Dr. Emerson Rolkouski
81 ADERLAN SILVERIO EPISTEMOLOGIA COMPARADA: UMA PERCEPÇÃO SOBRE KHUN E FLECK PARA ALÉM D’A ESTRUTURA Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
80 LARISSA KOVALSKI O PENSAMENTO ANALÓGICO NA MATEMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez
79 RENATA OLIVEIRA BALBINO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DO PNLD 2014: UMA ANÁLISE SEGUNDO AS VISÕES CONSTRUTIVISTA E ERGONÔMICA Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
78 HALLAYNE NADAL BARBOZA ROCHA A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Prof. Dra. Luciane Mocrosky
77 CAMILLE BORDIN BOTKE MILANI O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO DE UMA PROFESSORA PRINCIPIANTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO Prof. Dra. Flávia Dias
76 RODRIGO MADEIRA FERNANDES DA SILVA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: ESTUDANDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A PARTIR DE UM MINICURSO SOBRE ASTRONOMIA COM INSERÇÕES DE JOGOS TEATRAIS Prof. Dr. Sérgio Camargo
75 JOSIEL DE OLIVEIRA BATISTA O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM AMBIENTE TECNOLÓGICO: A EAD EM FOCO Prof. Dra. Luciane Ferreira Mocrosky
74 HENRIQUE LÍDIO UMA METACOMPREENSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA Prof. Dra. Luciane Ferreira Mocrosky
73 FRANCIELLEN RODRIGUES DA SILVA COSTA AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO PIBID Prof. Dr. Sérgio Camargo
72 MANUEL JOAQUIM MINDIATE UMA COMPREENSÃO DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna

 

DEFESAS DO ANO DE 2015

 

71 CAROLINA SOARES BUENO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ENTRELAÇOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A TECNOLOGIA, DISCUTINDO A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Prof. Dra. Luciane Mulazani dos Santos
70 TATIANE ESTÁCIO DE PAULA UM ESTUDO SOBRE AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
69 CRISTIANE STRAIOTO DINIZ A LOUSA DIGITAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA VISÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
68 ILOINE MARIA HARTMANN MARTINS ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM ATO LÚDICO Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
67 ALCIONE CAPPELIN O ENSINO DE FUNÇÕES NA LOUSA DIGITAL A PARTIR DO USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO COM VÍDEOS Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
66 HANSLIVIAN CORREIA CRUZ BONFIM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
65 NAZIEL DE OLIVEIRA CONCEITOS DE NATUREZA, MEIO AMBIENTE E AMBIENTE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS NO PNLD DE 2014 Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
64 ELOISA ROSOTTI NAVARRO LOUSA DIGITAL: INVESTIGANDO O USO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO COM O APOIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
63 LIZMARI CRESTIANE MERLIN GRECA SURDEZ E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O QUE OS PROFISSIONAIS E AS CRIANÇAS SURDAS DA ESCOLA TÊM PARA CONTAR Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
62 MARCIA REGINA RODRIGUES DA SILVA ZAGO IMPRESSÕES E SIGNIFICADOS DE EDUCADORES E GESTORES SOBRE A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS (1º AO 5º ANO) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
61 VIVIANE FERREIRA MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES: A COMPREENSÃO MATEMÁTICA DE ESTUDANTES Prof. Dra. Leônia Gabardo Negrelli
60 JOSIANE DE FÁTIMA KOLODZIEISKI ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Prof. Dr. Marcos Aurélio Zanlorenzi
59 ANNA CAROLINA GALHART ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: CONTAS E CONTOS, EM VOZES, ENCONTROS Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
58 MARIANA DA SILVA NOGUEIRA RIBEIRO A LOUSA DIGITAL NO FUNDAMENTAL I: FORMAS DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
57 SILVANEY DE OLIVEIRA LIMITES E POTENCIALIDADES DO ENFOQUE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO A TEMÁTICA QUALIDADE DO AR INTERIOR Orientadora: Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
56 BRUNA DEROSSI OBJETOS DE APRENDIZAGEM E LOUSA DIGITAL NO TRABALHO COM ÁLGEBRA: AS ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
55 VIVIANE MARIA RAUTH IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CURITIBA Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
54 DENISE APARECIDA LIMA PEREIRA EXPERIÊNCIA, SINGULARIZAÇÃO, ECOSOFIA: CARTOGRAFIA DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO Prof. Dra. Kátia Maria Kasper
53 JULIANO DOS SANTOS EXPERIMENTAÇÕES E(M) PROCESSOS DE FORMAÇÃO: ENTRE MARCAS, CORPOS E INVENÇÕES Prof. Dra. Kátia Maria Kasper

DEFESAS DO ANO DE 2014

 

52 LAYNARA DOS REIS SANTOS ZONTINI O PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES DO PROFESSOR-TUTOR SOBRE IDEIAS QUE SUSTENTAM O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Prof. Dra. Luciana Ferreira Mocrosky
51 SANDRA MARIA BANAK VARELA ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL (PR) Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
50 ELDA CRISTINA CARNEIRO DA SILVA A TEORIA CELULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
49 VIVIANE APARECIDA BAGIO DA ESCRITA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE/PR DE MATEMÁTICA: UM RETRATO FEITO A CINCO VOZES E MILHARES DE MÃOS Prof. Dr. Emerson Rolkouski
48 LAÍZA ERLER JANEGITZ INDÍCIOS DA EXISTÊNCIA DO COLETIVO SERES-HUMANOS-COM-LOUSA-DIGITAL E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
47 MURILLO PEREIRA AZEVEDO PROCESSOS EXPERIMENTAIS DE FORMAÇÃO: ENTRE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E VÍDEO Prof. Dra. Kátia Maria Kasper
46 LUCIANE DE FATIMA CHYCZY A HISTORICIDADE DA MATEMÁTICA: SUBSÍDIOS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez
45 ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS UM ESTUDO EPISTEMOLÓGICO DA VISUALIZAÇÃO MATEMÁTICA: O ACESSO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO POR INTERMÉDIO DOS PROCESSOS DE VISUALIZAÇÃO Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez
44 JEREMIAS FERREIRA DA COSTA POLUIÇÃO SONORA: QUE TREM É ESSE NO MEU CELULAR? Prof. Dr. Sérgio Camargo
43 JOSIANE SILOCHI APROXIMAÇÕES ENTRE LITERATURA E CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS PARA UTILIZAR TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Prof. Dr. Emerson Rolkouski
42 WALESKA ATANAZIO BAGGIO DIGA COMO ME OLHAS E DIGO QUEM TU ÉS: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA Prof. Dr. Emerson Rolkouski
41 LUCILA CORTIANO ZOTTO ALBUQUERQUE DA FORMAÇÃO DE UM GRUPO À OBSERVAÇÃO NA ESCOLA: DOCUMENTANDO EM VÍDEO AS AÇÕES INTENCIONAIS DE UM GRUPO DE ESTUDOS VOLTADAS PARA O MODO DE PENSAR MATEMÁTICO Prof. Dr. Emerson Rolkouski
40 EVALDO VICTOR LIMA BEZERRA ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA Prof. Dr. Sérgio Camargo
39 BRUNNA NHEVILLA DUTRA BARTH HISTÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
37 MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA MODELAGEM MATEMÁTICA E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA O PNLD Prof. Dra. Leônia Gabardo Negrelli
36 CAROLINE MORATO FABRICIO A ABORDAGEM HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA – PNLEM/2008 E PNLD/2012: UM ESTUDO SOBRE A COMBUSTÃO NO SÉCULO XVIII Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
35 MAYCON ADRIANO SILVA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ POR MEIO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE/PR: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES FINAIS DE 2007/2008 Prof. Dr. Sérgio Camargo
34 ROSANE SOUSA STANISZEWSKI UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS POLONESAS EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ Prof. Dr. Emerson Rolkouski
33 DIEGO DE JESUS FERREIRA UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR UMA ALUNA DE NONO ANO SOBRE SUA PRODUÇÃO ESCRITA EM PROVAS DE MATEMÁTICA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
32 JOATE GRAZIANNA GELBCKE RAMOS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS, PROFESSORES E DIRETORES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS SUBPROJETOS PIBID – UFPR DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM DUAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE CURITIBA – PR Prof. Dr. Sérgio Camargo
31 NELEM ORLOVSKI A FORMA-AÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Prof. Dra. Luciana Ferreira Mocrosky
30 MOISÉS DA SILVA LARA ELABORAÇÃO DE SIGNIFICADOS COM ANALOGIAS EM ATIVIDADES NA SALA DE AULA DE QUÍMICA Prof. Dr. Jackson Gois da Silva

DEFESAS DO ANO DE 2013

 

29 HENRIQUE CRISTIANO THOMAS DE SOUZA UMA ANÁLISE DOS ESQUEMAS DO PROCESSO DE MODELAGEM MATEMÁTICA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
28 PAULA FERNANDA NOGUEIRA RAMALHO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NA UFPR LITORAL: UM LABORATÓRIO, VIDAS, EXPERIÊNCIAS… * Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
27 PATRÍCIA ANDRETTA UM ESTUDO SOBRE DESENHOS INFANTIS PRODUZIDOS EM SITUAÇÃO ESCOLAR Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
26 RENATA CRISTINA LOPES PRODUÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES PARA USO COM TECNOLOGIAS EM AULAS DE MATEMÁTICA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
25 SÔNIA MARIS CZELUSNIAKI REPERCUSSÕES DO PDE-PR PARA A CONSTRUÇÃO/MOBILIZAÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS * Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
24 ROBERTO ALEXANDRE FEDECHEM AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)SUBPROJETO FÍSICA-UFPR (2009-2012) Prof. Dr. Sérgio Camargo
23 JUSSARA TURIN LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA – PNLD/2012: FATORES QUE INFLUENCIARAM NA ESCOLHA DOS LIVROS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
22 CRISTIANE RODRIGUES DE JESUS AS TIC NAS AULAS DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALGUNS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Emerson Rolkouski
21 LUCIMAR DONIZETE GUSMÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA ARTE: UMA DEFESA DA EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE NO CAMPO DA MATEMÁTICA Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez
20 KLEINE KAROL ASSIS A ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS TIC: UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PRODUZIDOS POR PROFESSORES Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
19 TIAGO UNGERICHT ROCHA AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
18 SILMARA ALESSI GUEBUR ROEHRIG EDUCAÇÃO COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – CTS – NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE FÍSICA DO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Sérgio Camargo
17 BÁRBARA GRACE TOBALDIN SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) SUBPROJETO QUÍMICA/UFPR – 2010/2012 Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
16 ADRIANE ELISA DOMBROWSKI PRÓ-LETRAMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: RELATOS DE PROFESSORAS DE UNIÃO DA VITÓRIA Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna

DEFESAS DO ANO DE 2012

 

15 ANGELA AFONSINA DE SOUZA BARBOSA MODELAGEM MATEMÁTICA: RELATOS DE PROFESSORES Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
14 MICHELLE TAÍS FARIA FELICIANO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PRESCRITO E O CURRÍCULO EM AÇÃO EM ALGUNS TERCEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA Prof. Dr. Emerson Rolkouski
13 MARCIA VIVIANE BARBETTA MANOSSO RELAÇÕES COM O SABER: PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SEUS PONTOS DE VISTA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
12 ADRIANA FERREIRA GAMA A CÉLULA NO DIVÃ: REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS DE CÉLULAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CULTURAL Prof. Dra. Simone da Silva Soria Medina
11 HELIZA COLAÇO GÓES EXPRESSÃO GRÁFICA: ESBOÇO DE CONCEITUAÇÃO Prof. Dr. Emerson Rolkouski
10 ALINE PORTELLA BISCAINO O ENFOQUE HISTÓRICO-FILOSÓFICO DA CIÊNCIA NO ENSINO E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO COM LICENCIANDOS EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA Prof. Dr. Sérgio Camargo
9 GIULIANA GIONNA OLIVI PAREDES UM ESTUDO SOBRE O PIBID: SABERES EM CONSTRUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães
8 MARCELO CONTIN MASSA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INVENÇÃO DE IDENTIDADES: A LOUCURA DE SER UM SUJEITO NORMAL Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
7 EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER DO SABER SÁBIO AO SABER A ENSINAR: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS MODELOS ATÔMICOS NOS LIVROS DE QUÍMICA (1931-2012) Prof. Dra. Joanez Aparecida Aires
6 SILVANA GOGOLLA DE MATTOS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: COMPREENSÕES A PARTIR DE UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE VETORES Prof. Dr. Emerson Rolkouski
5 KEILLA CRISTINA ARSIE CAMARGO A EXPRESSÃO GRÁFICA E O ENSINO DAS GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS Prof. Dra. Simone da Silva Soria Medina
4 TÂNIA MARA CABRAL AH, TROÇO DE LOUCO: OS ENUNCIADOS TROCANDO ROSAS E SOCOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA Prof. Dra. Christiane Gioppo Marques da Cruz
3 NICOLE GLOCK MACENO COMPREENSÕES E SIGNIFICADOS SOBRE O NOVO ENEM POR AUTORIDADES, PROFISSIONAIS E ESCOLAS Prof. Dra. Orliney Maciel Guimarães

DEFESAS DO ANO DE 2011

 

2 IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE CONHECIMENTOS (ETNO)MATEMÁTICOS DE PROFESSORES GUARANI DO PARANÁ Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez
1 SILVANA MATUCHESKI ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DO ENSINO DE 1º GRAU (5ª A 8ª SÉRIE) DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970 Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna

 

* DISSERTAÇÃO EM FASE DE AJUSTES FINAIS