Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2987582237634936
Contato: artgoes@ufpr.br
Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2005), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática, todos da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência de 14 anos na Educação Básica, disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico. Possui experiência nas áreas de: i) Educação: Tecnologia Educacional, Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva e Expressão Gráfica no Educação Matemática; e ii) Pesquisa Operacional: KDD – Knowledge Discovery in Database e Otimização na construção de Grade Horária; (Texto informado pelo autor)
Linhas de pesquisa
2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
5. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
– Educação Matemática Inclusiva: processos e recursos didáticos na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).
– Metodologias ativas na Educação Matemática.
– Planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação de tecnologias educacionais na Educação Matemática.
Projetos de pesquisa
1. RECURSOS E PROCESSOS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EXPRESSÃO GRÁFICA
A educação inclusiva considera o princípio de que a escola é um direito de todos e que os indivíduos que a frequentam devem desenvolver e aprender juntos, considerando suas necessidades específicas. Nesse sentido as instituições de ensino, equipe pedagógica e professores precisam possuir/desenvolver recursos didáticos e metodologias que atendam os diversos estudantes sem que ocorra a exclusão. Para esse feito o Desenho Universal é um ponto de partida, pois seus princípios defendem que os produtos, metodologias e ambientes devem ser pensados para ser utilizados por qualquer pessoa independente de características físicas ou intelectuais. Quando um mesmo recurso/metodologia pode ser utilizado por todos não há vantagens ou desvantagens para nenhum indivíduo participante do processo de aprendizagem, proporcionando as mesmas oportunidades de acesso. Com essas considerações esse projeto de pesquisa busca investigar e analisar materiais didáticos e metodologias fundamentados no Desenho Universal, bem como, desenvolvê-los para que se efetive a inclusão de estudantes em uma Educação Matemática Inclusiva.