EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

FLÁVIA DIAS DE SOUZA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8842427306157704

Contato: flaviad@utfpr.edu.br

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, especialmente sobre formação de professores que ensinam Matemática. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica – GEPAPe, vinculado à Faculdade de Educação da USP e do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente – Transmutare, vinculado ao Departamento de Educação da UTFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Linhas de pesquisa

1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática

2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Projetos de pesquisa

1. Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e aprendizagem da docência em Matemática

Descrição: O projeto tem como foco pesquisas que buscam compreender possibilidades de organização do ensino para a aprendizagem da docência em Matemática à luz de pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade, principalmente a partir de contribuições de Vigotsky, Leontiev e Davidov. Nesse campo, inserem-se pesquisas que envolvam as temáticas da inserção à docência, professores principiantes e desenvolvimento profissional docente. No âmbito do referencial teórico destacam-se estudos que discutem o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência, sentido e significado da atividade docente, atividade teórica e atividade prática no processo formativo.