EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

Apresentação

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Disciplinas ofertadas PPGECM – 2020/1

Período de matricula para alunos regulares de 03 a 13 de fevereiro de 2020

Disciplina Créditos Curso Docente (s) Dia/horário Local OBS
Didática das Ciências e da Matemática

 4

M/D

Tania/Sérgio

Terça-feira

8h30min às

12h30min

Campus Rebouças-UFPR

Sala 07

Oferecerá até 5 vagas para isolada
Tópicos em Educação em Ciências e em Matemática II – História, sociologia e Filosofia da Ciência

4

M/D

Joanez

Terça-feira

14h às 18h

Centro Politécnico – UFPR

Ed. da Adm. – 4º Andar

Oferecerá até 5 vagas para isolada
Perspectivas da Diferença e a Educação

4

M/D Kátia Terça-feira

14h às 18h

Campus Rebouças-UFPR

Sala 120

Não oferecerá vagas para isolada
Seminários de Pesquisa II –Doutorado

4

D Camila Quarta-feira

14h às 18h

Centro Politécnico – UFPR

Ed. da Adm. – 4º Andar

Seminários de Pesquisa I –Turma: Educação Matemática

4

M Kalinke/

Mocrosky

Quinta – feira

14h às 18h

Sede Central – UTFPR

Seminários de Pesquisa I –Turma: Educação em Ciências

4

M Patrícia Quinta – feira

14h às 18h

Centro Politécnico – UFPR

Ed. da Adm. – 4º Andar

Professor em Atividade de Ensino: Fundamentos Teóricos e Metodológicos

4

M/D Flávia Quinta – feira

18h30min às 22h30min

Sede Central – UTFPR

Oferecerá até 3 vagas para isolada
Teorias da Aprendizagem

4

D Thaís Sexta – feira

15h

Campus Rebouças-UFPR

Sala 07



O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) é recomendado pela Capes e foi criado na UFPR pelo Conselho Universitário em dezembro de 2009, oferecendo, a partir de 2010, o Curso de Mestrado Acadêmico. Desde a abertura do curso de Mestrado até o mês de maio de 2019, o PPGECM foi responsável pela formação de mais de 156 mestres, os quais estão atuando em diferentes estados brasileiros e também no exterior. A partir de março de 2019, com a aprovação do Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes, iniciou-se a instalação do curso de Doutorado no PPGECM, com a abertura da primeira turma prevista para o segundo semestre de 2019.

O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática vai se consolidando nacional e internacionacionalmente, contando, em 2019, com 20 docentes, vários deles com pós-doutorado na área de Educação em Ciências e Educação Matemática.

Todos os docentes estão vinculados a uma ou mais linhas de pesquisa, bem como atuando em diferentes grupos de pesquisa da UFPR e UTFPR, sendo responsáveis por projetos e parcerias com importantes grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Assim, de forma planejada e organizada, o Programa está se tornando um importante centro de referência na pesquisa em Ensino de Ciências e de Matemática e na formação de mestres, doutores, e, futuramente pós-doutores nestas áreas.

O PPGECM tem objetivos relacionados às particularidades da produção científica gerada no âmbito do Programa, ao perfil geral do pesquisador que se pretende formar e ao perfil específico do pesquisador que se pretende formar.

 

Objetivos relacionados às características da produção científica gerada no âmbito do Programa

 

O PPGECM/UFPR busca promover o desenvolvimento de produção científica comprometida em:

 

  • criar caminhos que estimulem a democratização e a divulgação do conhecimento científico em diferentes camadas sociais, evidenciando as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida e as relações entre os conhecimentos científicos da História e da Filosofia da Ciência e da Matemática;
  • evidenciar o papel da ciência no mundo contemporâneo, convertendo a Educação em Ciências e a Educação Matemática em espaços de formação cultural e de formação para a cidadania, de modo a contribuir para os debates mais amplos relativos à democratização da sociedade e à melhoria das condições de existência dos indivíduos.

 

Objetivos relacionados ao perfil geral do pesquisador que se pretende formar

 

O PPGECM/UFPR busca formar pesquisadores capazes de:

 

  • produzir conhecimentos na perspectiva de uma produção científica e tecnológica comprometida com a qualidade de vida, com a inclusão social e com a construção de uma escola democrática;
  • construir e desenvolver projetos coletivos para a disseminação e crítica da cultura científica e tecnológica;
  • construir e desenvolver projetos que produzam relações produtivas e contextualizadas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Humano amparados em processos de investigação científicos e fundamentação teórica sólida;
  • produzir conhecimentos que contribuam para o desempenho da ação docente fundamentada em conhecimentos filosóficos, históricos, pedagógicos e sociológicos,
  • proporcionar aos discentes tornarem-se aptos a seguir carreira acadêmica, bem como capazes de serem “formadores de formadores”, indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização.

 

Objetivos relacionados ao perfil específico do pesquisador que se pretende formar no Doutorado

 

O curso de Doutorado do PPGECM/UFPR terá como objetivos:

 

  • formar pesquisadores nas áreas de Educação em Ciências e Educação Matemática que possuam suficiente embasamento teórico e autonomia para a liderança de projetos de pesquisa e promoção de ações sócio-educacionais voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico comprometido com a melhoria da qualidade da vida das pessoas e do meio ambiente;
  • desenvolver projetos coletivos que permitam estruturar conteúdos, experiências e currículos para a Educação em Ciências e em Matemática gerando condições que estimulem a disseminação da cultura científica e tecnológica através de uma educação científica inovadora e sintonizada com as necessidades maiores da sociedade.

Perfil do Egresso

 Espera-se que o egresso do PPGECM seja um pesquisador no campo da Educação em Ciências e em Matemática, atuando na carreira acadêmica. Além disso, o PPGECM espera contribuir para formar profissionais capazes de assumir responsabilidades de gestão, planejamento e avaliação de políticas públicas no campo da educação bem como ampliar as possibilidades de atuação para professores da Educação Básica, favorecendo uma compreensão mais dinâmica da complexidade de sua atividade profissional e a promoção de pesquisas que sejam articuladas com sua atuação na docência.

 

 Coordenação do PPGECM

Sérgio Camargo e Tania T. Bruns Zimer