Exatas UFPR

Pós-doutorado

O pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) envolve duas situações: saída de docente da UFPR para realizar pós-doutorado em outra instituição ou acolhida de um pesquisador externo para realizar pós-doutorado na UFPR.

Afastamento de docente da UFPR

Docentes da UFPR que pretendem se afastar da universidade para realizar programa de pós-doutorado devem seguir a resolução 66/98 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O afastamento pode ser integral ou parcial, ter como destino instituições brasileiras ou no exterior e durar até 12 meses.

Acolhida de pesquisador externo

Os programas de pós-graduação que contemplam doutorado da UFPR podem receber professores para realização de pós-doutorado. O acesso desses professores pode se dar por meio de concessão de bolsa prevista pelo próprio programa, projeto de pesquisa individual com captação de recursos independente ou mobilidade internacional.

O pós-doutorado tem no mínimo 3 e no máximo 24 meses de duração. Cada PPG pode criar regimento interno específico para o pós-doutorado.

Para fazer pós-doutorado na UFPR, o pesquisador deve encaminhar requerimento para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e incluir:

  1. Nome do programa e o grupo de pesquisa junto aos quais pretende realizar suas pesquisas;
  2. Cópia de diploma de doutor;
  3. Cópia do currículo gerado pela plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) – caso de candidato estrangeiro, apresentar currículo impresso;
  4. Projeto de pesquisa resumido (máximo 20 páginas); e
  5. Cronograma das atividades a serem desenvolvidas.

Atualmente, o envio desses documentos é feito por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e orientado pelo programa de pós-graduação de destino. Em breve, ele será realizado pelo Sistema de Gestão da Pós-Graduação (Siga).

Depois de aprovado o projeto, o pesquisador pode desenvolver seu trabalho na instituição, o que não gera vínculo empregatício. A universidade também não concede nenhum recurso financeiro ou humano além daquele que já possui no âmbito do programa de pós-graduação.

Ao final do pós-doutorado, o pesquisador deve apresentar os resultados da pesquisa em audiência pública.

Para mais informações, acesse a resolução 80/04 do Cepe.