Edital Turma 2020/1

EM ADAPTAÇÃO DEVIDO AS DATAS POSTERGADAS PELO COVID-19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE EXATAS
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA
COORDENADORIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EXPERIMENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL
  

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2020

ESPECIALIZAÇÃO EM EXPERIMENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL

Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA – UFPR

 

  

A Universidade Federal do Paraná, por intermédio da Coordenação do Curso de Especialização em Experimentação Tridimensional – Departamento de Expressão Gráfica – DEGRAF, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do referido curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Turma 2020/1.

 

Centro Politécnico – Ciências Exatas
Jardim das Américas – Curitiba – PR
CEP 81.531-970
📞 (41) 3361-3039

 

 

  1. DO CURSO

1.1.       Carga Horária
A carga horária total do curso de especialização é 360 horas, distribuída em módulos sequenciais de aprendizagem, com 8 horas por sábado, perfazendo um total de 45 sábados alternados. A carga horária é referente às atividades formativas, excluindo-se o TCC. A seguir, a relação dos módulos de aprendizagem.

 

Quadro 1: Elenco de disciplinas e carga horária.

 

Módulo Disciplina Carga Horária
Fundamentações de Projetos Experimentação Tridimensional 20
Metodologias Ágeis de Projeto e Liderança 20
Design Thinking 20
Capturas de Imagens Tridimensionais Desenho Convencional & Modelagem 20
Escaneamento Tridimensional & Tratamento de Imagem 20
Modelagem Avançada e Animação 20
Fundamentos Experimentais Projeto e Manufatura Digitais (CAD/CAM) 20
Ergonomia e Usabilidade 4.0 20
Manufatura Avançada 4.0 20
Manufatura Virtual e Física Engenharia Assistida por Computador (CAE) 20
Programação e IoT 20
Prototipagem Rápida 20
Gestão da Experimentação Realidade Aumentada & Realidade Virtual 20
Manufatura Aditiva (3D e 4D) 20
Gestão e Integração da Experimentação Tridimensional 20
Inovação Benchmarking & Networking (Economia Circular) 20
Seminários Avançados – Pitch Day 20
Engenharia Colaborativa – Lean Startup 20

1.2. Calendário Letivo
O calendário letivo contemplando todo o curso, bem como a realização das disciplinas e as apresentações nos Pitch’s Day UFPR será compartilhado no início oficial do curso.
1.3. Período de execução
A previsão do início do curso é 04 de abril de 2020 e sua finalização em março de 2022, incluindo o período para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

1.4.       Local de Realização

As aulas serão ministradas em salas e laboratórios disponibilizados pelo Departamento de Expressão Gráfica, aos sábados das 8:00 h às 12:00 h e das 13:00 h às 17:00 h, localizado na Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, S/N – Centro Politécnico (Câmpus III), Bairro Jardim das Américas – Cx. 19011, CEP 81531-981, Curitiba, PR.

1.5.       Certificado de Conclusão

A UFPR emitirá Certificado de Especialista aos alunos que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista em cada disciplina e aproveitamento em processo de avaliação equivalente a, no mínimo, 70% (setenta por cento), inclusive no Trabalho de Conclusão de Curso, e tiver cumprido com todas as exigências previstas no regulamento da Universidade Federal do Paraná. Caso o TCC não seja finalizado dentro do prazo, a UFPR emitirá Certificado de Aperfeiçoamento.

1.6.       Público Alvo

Profissionais com formação superior em Engenharias, Design, Arquitetura e áreas correlatas. Profissionais com formação superior em áreas fora do contexto de tecnologia, contudo, podem ser aceitos, à critério da coordenação, e após entrevista pessoal com a coordenação do curso.

 

  1. DAS VAGAS

São oferecidas 30 vagas, além de 4 vagas (10%) destinadas a bolsistas, conforme RES. 42/03 – COUN. A Coordenação se resguarda no direito de só iniciar a turma do referido curso caso haja preenchimento total das vagas e, da mesma forma, dependendo da procura e das condições técnico-legais, abrir nova turma.

 

  1. DAS INSCRIÇÕES

3.1.Período

As inscrições ocorrerão entre 15 de fevereiro de 2020 e 29 de março de 2020, podendo ser prorrogadas, a critério da Coordenação.

3.2.Procedimento para Inscrição

Inicialmente é necessário fazer a sua pré-inscrição pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/xAK3S348E2TKLjH27

Em seguida você será direcionado a um grupo de whatsapp para esclarecer possíveis dúvidas do curso e possíveis oportunidades na área de Experimentação Tridimensional. Nesse grupo serão propostos momentos em que possamos fazer reuniões/entrevistas com os candidatos e a coordenação.

Por fim, as inscrições serão diretamente via o link do SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica), fornecido ao interessado após a entrevista/apresentação, individualmente.

Contudo, qualquer eventualidade, dúvida ou verificação dos dados de inscrição pode ser realizada diretamente na coordenação pelo o e-mail marciocatapan@ufpr.br

 

3.3.Documentação

São documentos necessários para a inscrição:

  1. Documentos Pessoais: Cópia do RG e CPF ou Passaporte. (Arquivo no formato: PDF);
  2. Comprovante de Residência: Será aceito comprovante de residência com no máximo 3 meses após o vencimento. (Arquivo no formato: PDF);
  3. Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso*. (Arquivo no formato: PDF);

(*) Excepcionalmente, será aceita a Declaração de Conclusão de Curso e, neste caso, a entrega do Diploma de Graduação deverá ocorrer, obrigatoriamente, antes do término das aulas.

Os documentos serão anexados eletronicamente no ambiente virtual SIGA pelo próprio candidato e, na sequência, homologados pela Coordenação do Curso. Isto é, a entrega é apenas digital e de responsabilidade do estudante. A inscrição somente será finalizada quando da entrega completa dos documentos requeridos. O link do Currículo Lattes ou Linkedin é optativo no preenchimento da inscrição.

3.4.Homologação

Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos que apresentarem toda a documentação disposta no item anterior. Além disso, é obrigatório a entrevista técnica que deve ser agendada via e-mail da Coordenação em: marciocatapan@ufpr.br ou pelo próprio whatsapp do coordenador.

O critério de classificação será a ordem de pré-inscrição, ou seja, os primeiros 34 candidatos que atenderem à documentação exigida e forem aprovados na entrevista técnica ocuparão, sequencialmente, as 34 vagas destinadas ao público externo.

 

  1. INVESTIMENTO

O valor individual do investimento é de R$ 11.856,00 (onze mil, oitocentos e cinquenta e seis reais), que será dividida em até 24 parcelas mensais e iguais a R$ 494,00 (quatrocentos e noventa e quatro reais), cada uma com vencimento no dia 10 de cada mês, no período de abril de 2020 a março de 2022, mediante BOLETOS, emitidos pela FUNPAR e entregues aos estudantes, via Sistema de Gestão Acadêmica.

 

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 O processo seletivo será realizado pela Comissão de Seleção, composta pelo Coordenador e Professor(es) do Departamento de Expressão Gráfica e Engenharia Mecânica, que farão análise da entrevista técnica, com data e horário agendada pela Coordenação de Pós-Graduação.

  • Para as vagas destinadas aos Bolsistas, serão considerados os critérios expostos na RES. 42/03 – COUN e a seleção seguindo o item 3, adicionalmente, será considerado o aspecto socioeconômico e a contribuição do(a) aluno(a) bolsista para apoio e contribuição do curso e coordenação, para determinação da ordem de preferência às bolsas.

Candidatos externos à UFPR interessados na BOLSA de 100% do valor da mensalidade devem, obrigatoriamente, manifestar o interesse via e-mail para a Coordenação e, adicionalmente, anexar obrigatoriamente os últimos três holerites e a última declaração do imposto de renda (do candidato ou de seu tutor), assim como o comprovante de residência atual. Neste e-mail deve descrever um texto de quais contribuições poderá fazer para apoiar e melhorar o curso. O e-mail enviado para a coordenação torna-se o registro do exato momento da solicitação e, desse modo, será utilizado como indicador para a ordem dos classificados sujeitos às BOLSAS, bem como a capacidade financeira de cada candidato.

Candidatos servidores da UFPR interessados na BOLSA de 100% do valor da mensalidade devem, obrigatoriamente, manifestar o interesse via e-mail para a Coordenação e, adicionalmente, agendar a entrevista. Neste e-mail deve descrever um texto de quais contribuições poderá fazer para apoiar e melhorar o curso. O e-mail enviado para a coordenação torna-se o registro do exato momento da solicitação e, desse modo, será utilizado como indicador para a ordem dos classificados sujeitos às BOLSAS.

Os bolsistas serão selecionados pela coordenação e professores que compõem a comissão do curso. O resultado será publicado, via edital, após 2 dias de seu término da solicitação de BOLSA, que é dia 29/02/20.

 

  1. DA APROVAÇÃO

Será considerado aprovado o candidato que:

  • Apresentar toda a documentação e tiver sua inscrição homologada;
  • For considerado aprovado pela Comissão de Seleção, a partir da análise documental, acadêmica e profissional.

 

  1. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

7.1. O resultado da seleção será divulgado no site 

http://www.exatas.ufpr.br/portal/exp3d

e no Edital Acadêmico do Departamento de Engenharia Mecânica, em ordem alfabética, até o dia 03 de abril de 2020, caso não haja prorrogação das inscrições, juntamente com informações sobre os próximos passos para a assinatura do contrato.

7.2. Após a matrícula, o aluno deverá assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e deixar encaminhado o pagamento da primeira parcela.

 

  1. DOS RECURSOS

8.1 O prazo para a interposição dos recursos será de até 02 dias úteis, contados a partir da data da divulgação do resultado da seleção.

8.2 O pedido de recurso, escrito de próprio punho e com argumentação substanciada, deverá ser entregue na Secretaria do DEGRAF.

8.3 O resultado dos pedidos de recurso será divulgado no Edital Acadêmico e via e-mail ao candidato, no máximo em 02 dias úteis, contados a partir da data do pedido protocolado na Secretaria do DEGRAF.

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A inexatidão das informações e/ou irregularidades com a documentação, mesmo que verificadas posteriormente, ensejarão a desqualificação do candidato, sem direito a ressarcimento das quantias pagas, independentemente das medidas de ordem administrativa, civil ou criminal que possam motivar.

9.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso, ouvindo o Conselho Departamental, dentro de suas competências.

9.3. Fica reservado à Coordenação do Curso promover alterações no cronograma do processo seletivo e da realização do curso, em razão de fatos imprevistos, observada a devida publicidade.

 

Curitiba, 10 de janeiro de 2020.

Prof. Dr. Márcio Fontana Catapan

Coordenador do Curso

Experimentação Tridimensional