Exatas UFPR

Entidades estudantis

Os estudantes da UFPR possuem dois tipos de entidades: representativas e desportivas. As representativas são centro acadêmico (CA), diretório acadêmico (DA) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) e as desportivas são as atléticas.

Veja o que cada um deles faz.

Diretório Central dos Estudantes (DCE)

O DCE representa todos os estudantes da UFPR nos órgãos deliberativos da instituição. Também leva os interesses do corpo discente para a União Paranaense dos Estudantes (UPE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Para isso, organiza assembleias e reuniões periódicas com os diretórios e centros acadêmicos. As eleições para o DCE acontecem a cada dois anos.

E-mail: ufpr.dce@gmail.com | Fanpage no Facebook

Diretórios ou centros acadêmicos

São entidades que representam os interesses de um determinado curso ou conjunto de cursos da UFPR. Representam os estudantes nos órgãos deliberativos do setor, departamento e coordenação de curso. Também leva os interesses do corpo discente para o DCE. A periodicidade das eleições varia de acordo com o estatuto de cada entidade.

Centro de Estudos de Informática (CEI)

E-mail: cei@inf.ufpr.br

Site oficial: http://cei.inf.ufpr.br

Fanpage: https://pt-br.facebook.com/ceiUFPR/

Centro Acadêmico de Estatística (Caest)

E-mail: caestufpr2@gmail.com

Site oficial: https://caestufpr.github.io/index.html

Fanpage: https://www.facebook.com/academicosEstatistica/

Centro Acadêmico de Expressão Gráfica (Caeg)

E-mail: caegufpr@gmail.com

Fanpage: https://www.facebook.com/ufprcaeg/

Centro Acadêmico Hugo Kremer (Cahk) – Física

E-mail: cahk@fisica.ufpr.br

Site oficial: https://fisica.ufpr.br/cahk/

Fanpage: https://www.facebook.com/cahkfisicaufpr/

Centro Acadêmico de Matemática Industrial (Cami)

E-mail: cami.ufpr@gmail.com

Centro Acadêmico de Química (Caqui)

E-mail: caqui.ufpr@gmail.com

Fanpage: https://www.facebook.com/caquiufpr2/

Atléticas

São entidades que promovem eventos ligados ao desporto universitário. Elas organizam times de diferentes modalidades, campeonatos internos e externos, torcida ou bateria e levam os estudantes para competições – jogos universitários.

Associação Atlética Acadêmica dos Cursos de Exatas (AAACE)

E-mail: aaaceufpr@gmail.com

Fanpage: https://www.facebook.com/OsImortaisUFPR/

Cursos: expressão gráfica, química, física, matemática, matemática industrial, ciência da computação, informática biomédica, estatística e análise e desenvolvimento de sistemas.

Times: futebol, vôlei, basquete, xadrez, cheerleading, judô, League of Legends, Dota 2 e Counter-Strike.

Como criar uma entidade estudantil?

Para criar uma entidade, é preciso elaborar proposta de regimento e estatuto, convocar assembleia geral para definir o nome da entidade, votar os documentos e compor comissão eleitoral. Depois da primeira eleição, deve ser feita ata de posse a ser entregue na coordenação de curso, direção do setor, DCE e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Se a entidade já existe, mas está com o cadastro desatualizado, é preciso encaminhar a ata de posse da última eleição para coordenação de curso, direção do setor, DCE e Prae.

Confira o passo-a-passo no site da Prae.

Como usar verba da universidade para as entidades?

Para utilizar a verba anual disponibilizada pela universidade para as entidades estudantis, é preciso estar com o cadastro atualizado junto à Coordenação de Apoio às Entidades Estudantis (Caee) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A verba é proveniente das cantinas e copiadoras da universidade e varia de acordo com a arrecadação anual (artigo 3º da resolução 10/00 – Coplad).

O recurso financeiro pode ser utilizado para organização ou participação em eventos didático-científicos (semanas ou jornadas de cursos, congressos, simpósios, seminários, ciclos de conferências e outros similares),  político-acadêmicos (encontros de estudantes e de entidades estudantis), artístico-culturais (semana cultural, festival de cultura) e esportivos (atléticas).

Para eventos fora da UFPR, os estudantes podem solicitar veículos oficiais para transporte. No caso de eventos internos, a verba pode ser utilizada para financiar material gráfico, camisetas, infraestrutura, passagem e hospedagem de palestrantes, veículos, entre outros.

Saiba mais no site da Prae.