Exatas UFPR

Diretoria

A diretoria é o órgão executivo do setor, exercida pelo diretor e vice-diretor. Em resumo, a diretoria convoca e preside as reuniões do Conselho Setorial; executa as decisões deste mesmo conselho; coordena e fiscaliza as demais unidades; faz a proposta orçamentária; aplica a verba; e, ao final de cada mandato, apresenta relatório de atividades e prestação de contas.

A cada quatro anos, o diretor e vice-diretor são nomeados pelo Reitor a partir de lista tríplice organizada pelo conselho setorial, contendo os três professores mais votados pelos servidores e estudantes do setor. É permitida uma recondução. Só podem exercer cargos de diretoria professores ocupantes dos dois níveis mais altos da carreira do magistério superior (associado ou titular) ou que possuam título de doutor.

A atual gestão é composta pelos professores Marcos Sfair Sunye, como diretor, e Alexandre Luis Trovon de Carvalho, como vice-diretor. Os professores assumiram sua primeira gestão de 2013 até 2016 e foram reeleitos para ocupar os cargos de 2017 até 2020.

Diretor: Marcos Sfair Sunye

Retrato de um homem escrevendo.

Professor Marcos Sfair Sunye, diretor do Setor de Ciências Exatas.

Telefone: +55 41 3361-3292

E-mail: sunye@inf.ufpr.br

Plataforma Lattes

Professor titular do Departamento de Informática. Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Engenharia de Software pela Université de Nice (1987) e doutorado em Banco de dados pela Université de Bourgogne (1993). Sua linha de pesquisa principal é ciência da computação com ênfase em banco de dados.

Ao longo de sua carreira na universidade, foi chefe do Departamento de Informática (1998, 1999 e de 2003 até 2006) e coordenador da pós-graduação em informática de 2008 até 2010. É diretor do setor de exatas desde 2013.

Vice-diretor: Alexandre Luis Trovon de Carvalho

Retrato de um homem olhando para a câmera.

Professor Alexandre Trovon, vice-diretor do Setor de Ciências Exatas.

Telefone: +55 41 3361-3292

E-mail: trovon@ufpr.br

Plataforma Lattes

Professor associado do Departamento de Matemática. Possui bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de educação e pesquisa em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebras de Clifford, núcleo do calor, expansões assintóticas e ensino de matemática.

Ao longo de sua carreira na universidade, foi chefe do Departamento de Matemática (1998 e 1999) e coordenador do curso de Matemática Industrial (2002). É vice-diretor do setor de exatas desde 2013.