Departamento de Expressão Gráfica

Publicações da pós-graduação

2008
Expressão Gráfica no Ensino

11 – "A contribuição do CABRI 3D no processo de visualização espacial no ensino médio"

Aluna: Vanessa Pedro Bom Rutes

Orientadora: Elen Andrea Janzen

Defesa: 3 de novembro de 2008

Resumo: A visualização espacial é um processo mental que acontece quando o cérebro tenta interpretar determinado tipo de informação visual que envolva relações de posição, direção, tamanho, forma e distância entre objetos. O estímulo da visualização espacial e seu aperfeiçoamento são fundamentais para o bom aprendizado da geometria espacial no ensino médio. Muitos alunos chegam ao ensino médio com dificuldades de visualização e identificação dos elementos dos sólidos geométricos. Nesse sentido, os softwares geométricos estão, cada vez mais, desempenhando um papel importante no ensino da geometria. O software CABRI 3D explora justamente o estudo das figuras espaciais, suas construções, elementos e representação no plano. No CABRI 3D, os desenhos dos objetos e configurações geométricas são feitos a partir das propriedades que os definem. No desenvolvimento da pesquisa são feitos um pré-teste e um pós-teste com os alunos, bem como atividades propostas orientadas com a utilização do software CABRI 3D, visando melhorar a visualização espacial dos alunos do ensino médio, possibilitando assim a associação das figuras representadas no plano com objetos em três dimensões e proporcionar um melhor entendimento de elementos dos sólidos geométricos. Essas atividades propostas são elaboradas, buscando explorar conceitos básicos da geometria espacial vistos no 2o e 3o anos do ensino médio, utilizando algumas ferramentas disponíveis no software CABRI 3D, investigando e analisando assim, o papel das representações e visualizações dinâmicas em ambiente informatizado e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Ao final da pesquisa pôde-se observar que a atividade desenvolvida com o software Cabri 3D contribuiu para uma melhor compreensão da maioria dos conceitos explorados na pesquisa.


12 – "Abandono x Retomada do Ensino de Geometria: a importância dada pelo professor aos conteúdos da área"

Aluna: Odete Mariza Cionek

Orientadora: Elen Andrea Janzen

Defesa: 3 de novembro de 2008

Resumo: O abandono do ensino da geometria em nossas escolas é um tema que há muito vem sendo discutido. Outro ponto levantado é a questão dos prejuízos que a falta do trabalho com os conteúdos da área acarretam na formação dos indivíduos. Isso, de certa forma, tem colaborado para que a geometria ganhe espaço nas edições de livros didáticos e nos planejamentos escolares, ainda mais depois do lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tidos como diretrizes do ensino em nosso país. Baseado em questionários e entrevistas realizadas com professores de Matemática do 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública do Estado do Paraná, bem como através da análise dos planejamentos destas escolas, este trabalho buscou levantar as opiniões de alguns professores a respeito da importância dada por eles aos conteúdos da geometria. A análise dos resultados nos permitiu verificar que ainda predominam os conteúdos ligados a álgebra e ao cálculo como sendo mais importantes para o já citado nível de ensino, apesar dos professores reconhecerem a importância dos conteúdos da geometria. Verificamos também que, mesmo afirmando que os conteúdos da geometria são necessários à vida do educando, existem professores que não os mencionam em seus planejamentos e admitem que, pela falta de tempo no ano letivo, o trabalho com tais conteúdos é relegado ao final, reduzido e, não raras vezes, nulo. Assim, a opinião favorável do professor, aliada a outros fatores, é imprescindível para que o ensino de geometria tenha a devida importância na prática docente.


13 – "Geometria Fractal: Possibilidades para o Ensino Médio"

Aluna: Keilla Cristina Arsie Camargo

Orientador: Emerson Rolkouski

Defesa: 5 de novembro de 2008

Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades que a Geometria Fractal traz para o Ensino Médio. Para cumprir tal objetivo foi realizado um estudo teórico e a aplicação de uma seqüência didática. Quanto ao estudo teórico foram descritas as características dos fractais, sua definição e aplicações. Quanto à seqüência didática, foram elaboradas cinco atividades, dentre as quais uma delas utilizando um software livre de geometria dinâmica, e aplicadas em um grupo de alunos de uma escola pública do Estado do Paraná. Da análise dos resultados obtidos conclui-se que a Geometria Fractal possui diversas potencialidades como disparadora do trabalho com diferentes conceitos matemáticos.


14 – "Geometria: a dificuldade dos professores e alunos"

Aluna: Mirian Luciane Jacon

Orientador: Paulo Henrique Siqueira

Defesa: 5 de novembro de 2008

Resumo: O ensino da Geometria foi abandonado no ensino fundamental devido principalmente, ao Movimento da Matemática Moderna. Neste trabalho são apresentados textos de alguns autores que falam sobre o abandono do ensino da Geometria na Matemática, apontando as principais causas. Por não considerar importante o ensino da Geometria nas escolas, o Movimento da Matemática Moderna propôs o ensino da Álgebra predominante nos currículos, e o ensino de Geometria era apenas usado em cálculos algébricos, ocasionando o esquecimento da mesma. Mesmo após os temas sobre Geometria voltarem aos currículos do ensino fundamental, foi verificado, por meio de um teste com os alunos, que o ensino não está sendo adequado. A mesma constatação pôde ser feita ao analisar as entrevistas feitas com os professores que trabalham de primeira a quarta série do ensino de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São José dos Pinhais-PR. Muitos professores de primeira a quarta série são formados em Magistério ou Pedagogia, e os docentes da quinta série em diante são formados em Licenciatura em Matemática. Percebe-se que ainda hoje o ensino da Geometria não ocorre de maneira adequada, pois a maioria dos professores não são capacitados ou não têm interesse em ministrar o assunto.


15 – "Por onde anda o ensino de Desenho Geométrico?"

Aluna: Lélia Longen Fontana

Orientador: Emerson Rolkouski

Defesa: 5 de novembro de 2008

Resumo: O ensino do Desenho Geométrico há muito se encontra desprestigiado, até mesmo negligenciado. Há uma lacuna na formação do professor de Matemática com relação aos conhecimentos de desenho, pois muitos dos que lecionam Geometria nem sempre compreendem as construções geométricas, gerando um abandono gradativo do Desenho Geométrico. Esta situação tem levado pesquisadores a refletir e questionar sobre a prática vigente nas escolas a respeito do ensino do desenho como um instrumento auxiliar na compreensão dos conteúdos de Geometria. O objetivo desse trabalho é analisar qual parte do Desenho Geométrico está presente, de fato, nos livros didáticos. Para isso, foi feita a análise do volume da 5ª série (6º ano) de uma coleção de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, classificada pela comissão de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2008). Este estudo está centrado na apresentação formal dos conteúdos, a fim de fazer um levantamento sobre quais momentos o Desenho Geométrico efetivamente é trabalhado. Considerando como utilização do Desenho as atividades que propõem o uso de instrumentos para construção, como por exemplo, régua e compasso. Para compreender melhor o que se passa atualmente com o ensino do Desenho Geométrico foi feito um breve resgate histórico a partir do estudo documental de artigos, teses, dissertações e publicações, a respeito do caminho percorrido como disciplina escolar, até seu abandono, as causas dessa situação e os reflexos sentidos na educação. Os resultados obtidos indicam que o Desenho esboça um tímido retorno aos livros didáticos e que é necessária a retomada do seu ensino, não somente na educação básica, mas nos diferentes níveis de ensino.


16 – "Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental; A Teoria de Van Hiele"

Aluna: Roberta Minas

Orientadora: Ana Maria Petraitis Liblik

Defesa: 11 de novembro de 2008

Resumo: A dificuldade encontrada pelos alunos das séries finais da educação básica no estudo de Geometria leva-nos a refletir se o problema não está na forma como os mesmos são apresentados ao tema nas séries iniciais. Uma das maneiras para fazer esta análise se dá pela aplicação dos testes e reflexão sobre os resultados, a partir dos níveis de aprendizado organizados por Dina e Pierre van Hiele. O estudo apresentado nesta monografia relata o percurso de uma turma de 4ª série do ensino fundamental para o estudo dos quadriláteros.


17 – "Geometria e Arte-Educação: Análise de Livros Didáticos"

Aluna: Kátia Leilane Grisbach

Orientadora: Ana Maria Petraitis Liblik

Defesa: 11 de novembro de 2008

Resumo: O seguinte trabalho analisa a utilização do ensino de Desenho Geométrico nos livros didáticos de artes a partir da década de 1980 e se este tem espaço nos livros atuais. Entre os objetivos desta monografia pretende-se investigar o uso do Desenho Geométrico na disciplina de Arte, e também reconhecer o que é Desenho Geométrico, documentar sua presença nos Parâmetros Curriculares Nacionais, investigar seu uso em livros didáticos, e comparar teoria das leis educacionais e prática escolar. Em sua metodologia compara três coleções de livros didáticos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental de oito anos, identificando a presença do Desenho Geométrico, além de pesquisa bibliográfica referente ao tema, presente na legislação educacional. Observa-se que o ensino de Desenho Geométrico torna-se cada vez mais fragmentado. Entre os resultados da pesquisa pode-se concluir que deve haver uma maior preocupação deste conteúdo, para um aprimoramento da visão espacial, e para a formação do indivíduo para sua inserção na sociedade.


18 – "O Ensino da Geometria e o uso de Softwares Educacionais: uma aplicação com o Cabri Géomètre"

Aluna: Andreliz Baumann Kusmenkovsky

Orientadora: Deise Maria Bertholdi Costa

Defesa: 11 de novembro de 2008

Resumo: Buscar novas alternativas para o ensino da geometria vem se mostrando uma necessidade. O uso dos softwares de geometria dinâmica pode ser uma opção para atender a esta nova realidade. Baseado numa experiência com professores e alunos que foi realizada na cidade de Curitiba no Paraná em 2008, este trabalho apresenta uma possibilidade para o ensino das transformações no plano que foge do quadro-negro-giz e se vale do software Cabri-Géomètre. A fundamentação teórica está nas idéias construtivistas de Jean Piaget. A atividade proposta foi elaborada com cinco questões, a primeira tratava de simetria axial, a segunda da simetria em relação à um ponto, na terceira os conceitos de translação e a quarta e quinta questões abordavam a homotetia. Além de procurar verificar a eficiência da atividade no que se refere ao conteúdo, também foi avaliado o interesse que ela despertou nos voluntários para que se pudesse investigar se o uso desta atividade atende à demanda acima exposta. Os resultados foram alcançados, tanto no que diz respeito ao conteúdo quanto ao interesse dos envolvidos, o que possibilitou afirmar que realmente pode-se utilizar tal atividade como recurso para atender às demandas que se apresentam nas escolas nos dias de hoje.


19 – "Materiais manipuláveis X software de Geometria Dinâmica: um estudo sobre a formação de conceitos de Geometria com enfoque em quadriláteros"

Aluna: Josiane Stresser Cardoso

Orientadora: Deise Maria Bertholdi Costa

Defesa: 19 de fevereiro de 2009

Resumo: Neste trabalho apresentamos um experimento de ensino sobre quadriláteros, envolvendo dois grupos de alunos, ambos compostos por quatro indivíduos, dois meninos e duas meninas, sendo estes alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Itaperuçu-PR. O propósito dessa pesquisa é oferecer algumas contribuições para o ensino de quadriláteros, visando uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados, analisando também as potencialidades do uso de materiais manipuláveis e software de geometria dinâmica na construção desses conceitos. Para este fim, foram elaboradas algumas atividades e aplicadas aos grupos em momentos distintos, sendo cada grupo submetido a duas séries de atividades executadas em duas etapas. As atividades elaboradas para a primeira etapa tiveram por objetivo a construção dos conceitos de geometria, mais especificamente dos quadriláteros. A segunda etapa, proposta para fins avaliativos, foi aplicada aproximadamente quarenta dias após a primeira, permitindo assim verificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos a partir das atividades aplicadas na fase anterior. O primeiro grupo a realizar as atividades ocupou-se do uso de materiais manipuláveis como recurso de apoio na construção dos conceitos. O segundo grupo fez uso do software Cabri-Géomètre. Quanto aos resultados obtidos não diferem muito de um grupo para outro, em ambos os casos obtivemos bons resultados, com a participação ativa dos alunos, demonstrando interesse na execução das tarefas e interação entre os integrantes do grupo nas discussões. O grupo que trabalhou com o software se sobressaiu em relação ao outro no aspecto da argumentação com relação às propriedades dos quadriláteros, fazendo uso dos atributos definidores na discussão dos conceitos abordados.


20 – "Uma Alternativa Pedagógica para o Ensino de Geometria"

Aluna: Lucrecia Maria Mikrut Malkovicz

Orientadora: Simone da Silva Soria Medina

Defesa: 2010

Resumo: Este trabalho é resultado da investigação realizada durante a aplicação da Geometria no Ensino, na perspectiva da busca de uma alternativa metodológica para o ensino de Matemática. A opção por essa estratégia de ensino se deu após estudos, discussões e reflexões sobre o ensino de Matemática, com o propósito de buscar melhorias para o ensino-aprendizagem da mesma. A Geometria contextualizada procura tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para o aluno, uma vez que tem como princípio partir de temas de interesse do grupo. A questão a ser respondida pela investigação foi: “Qual a melhor maneira de relacionar os conhecimentos geométricos trazidos pelos alunos com os conhecimentos matemáticos sistematizados pela escola?”. Tal indagação estabeleceu como objetivo analisar a aplicação da Geometria em sala de aula, considerando a contextualização, a aplicabilidade e a compreensão dos conteúdos matemáticos. A investigação foi desenvolvida em dois momentos: pesquisa e apresentação dos trabalhos. A turma participante era composta por alunos que freqüentavam a segunda série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Colônia Malhada, localizado na região agrícola do município de São José dos Pinhais, Paraná. O trabalho realizado pelos alunos teve como temas: cultivo de tomates; criação de gado; criação e análise de ornamentos geométricos; construção de embalagens; plantação de pinus; plantação de pinheiros; razão áurea e construção de casas. Em face do objetivo proposto, a investigação segue uma perspectiva qualitativa com enfoque na sabedoria popular e do trabalho escolar. A coleta de dados deu-se a partir das observações, documentos e manifestações espontâneas dos participantes. Os resultados mostram a abertura proporcionada por essa alternativa metodológica, o novo papel a ser desempenhado pelo professor e pelos alunos envolvidos. Faz-se também uma reflexão acerca das dificuldades encontradas para efetivação da prática geométrica, no contexto escolar, para romper com a forma atual ou tradicional de ensino de Matemática.