Departamento de Expressão Gráfica

História

Através da Reforma Universitária ocorrida na UFPR no ano de 1971, foi criado o Departamento de Desenho e Geometria Descritiva. Dois anos depois, foi criado o Setor de Ciências Exatas, e o Departamento de Matemática foi dividido em dois departamentos: Matemática Aplicada e Desenho; e Matemática. Em 1974 foi criada e aprovada pelo Conselho Setorial do Setor de Exatas uma nova estrutura departamental para o Setor, por força de uma determinação do Conselho Federal de Educação, passando então à denominação Departamento de Desenho.

O Departamento de Desenho oferta disciplinas com conteúdos das seguintes áreas: Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Geometria Descritiva e Elementos de Geometria. Com a modernização das disciplinas a partir de 1998, outras disciplinas foram criadas ou reformuladas, envolvendo a utilização de softwares de Geometria Dinâmica e CAD.

Em 1999, foi implantado o “Laboratório de Matemática e Desenho” – LAMADE, que funciona na sala PC12 do Bloco Didático do Setor de Ciências Exatas, em parceria com o departamento de Matemática. O LAMADE tem capacidade para 20 computadores para uso nas disciplinas do Setor de Ciências Exatas, além de alunos de qualquer curso da UFPR.

O Departamento de Desenho ofertou em 2002 a turma do curso de Especialização em “Desenho aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica”, e no ano de 2007 foi ofertada a primeira turma do curso de Especialização em Expressão Gráfica no Ensino. O objetivo principal destes cursos é a contribuição no processo de integração da UFPR com o ensino fundamental, médio e superior.

No ano de 2006, foi implantado o “Laboratório Didático de Desenho”, que funciona na sala PC10 do Bloco Didático do Setor de Ciências Exatas. Este laboratório tem capacidade para 30 computadores para uso nas disciplinas do departamento que são ofertadas para os cursos de graduação e pós-graduação da UFPR. No mesmo ano, o departamento implantou o “Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão”, que funciona na sala PC15 e serve como ambiente para desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão dos professores do departamento.

Desde 1998 o departamento vem estabelecendo uma política de atualização e melhoria na qualidade de ensino e dos serviços que oferece à comunidade. Desta forma, além de colocarmos em prática a (re)qualificação de nossos professores, viemos paralelamente melhorando nossas instalações, criando ambientes mais apropriados para o trabalho e para as aulas, discutindo junto às coordenações dos cursos que nosso departamento atende, sobre a reformulação dos conteúdos ministrados em nossas disciplinas, temos também oferecido cursos de extensão à comunidade que complementam e enriquecem a aprendizagem de nosso estudantes. Hoje o departamento conta com mais da metade dos professores com doutorado, além de 3 professores já estão cursando doutorado.

Em novembro de 2008 o departamento mudou o nome para “Expressão Gráfica” com o objetivo de modernizar o nome, além de adequar-se às resoluções vigentes que tratam das principais áreas de conhecimento das disciplinas do departamento.

Em 2012, a UFPR oferece a primeira turma do curso de Bacharelado em Expressão Gráfica. O objetivo
objetivo deste curso é formar profissionais para elaboração de projetos técnicos nas áreas de arquitetura, desenho de produto, mobiliário e desenho mecânico, utilizando as novas tecnologias disponíveis no mercado para representação de projetos digitais, tais como softwares de modelagem 2D/3D e prototipagem rápida.