Cursos de graduação em Física

Informações gerais

Título conferido: Licenciado em física ou bacharel em física.

Departamento de vínculo: Física

Avaliação do Ministério da Educação (MEC):

• Licenciatura:
    • Conceito 2 no Exame Nacional de Estudantes (Enade/2014)
    • Conceito 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)
  • Bacharelado:
    • Conceito 4 no Exame Nacional de Estudantes (Enade/2014)
    • Conceito 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)

Vagas:

• Licenciatura: 90 vagas anuais – 45 com início no primeiro semestre e 45 com início no segundo semestre.
  • Bacharelado: em breve.

Duração:

• Licenciatura: Mínimo de 8 semestres (4 anos) e máximo de 13,5 semestres (6 anos e 9 meses) ou mínimo de 9 semestres (4 anos e meio) e máximo de treze semestres (6 anos e meio).
  • Bacharelado: Mínimo de 6 semestres (3 anos) e máximo de 12 semestres (6 anos).

Turno:

• Licenciatura: Noturno.
  • Bacharelado: Matutino.

Licenciatura: estruturado em 4 módulos que totalizam 2.810 horas.

1. Formação profissional geral (1.290 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 960 horas de aulas teóricas e 330 horas de aulas práticas.
  2. Formação profissional específica (1.140 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 390 horas de aulas teóricas, 315 horas de aulas práticas e 435 horas de estágio.
  3. Formação complementar (180 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
  4. Atividades formativas (200 horas): disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório, monitoria, iniciação científica, extensão, educação à distância (EAD), representação acadêmica, Programa Especial de Treinamento (PET), Empresa Júnior, entre outros.

Bacharelado: estruturado em 4 módulos que totalizam 2.400 horas.

1. Formação profissional geral (1.290 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 900 horas de aulas teóricas e 390 de aulas práticas.
  2. Formação profissional específica (660 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 600 horas de aulas teóricas e 60 horas de aulas práticas.
  3. Formação complementar (320 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
  4. Atividades formativas (130 horas): Disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório, monitoria, iniciação científica, extensão, educação à distância (EAD), representação acadêmica, Programa Especial de Treinamento (PET), Empresa Júnior, entre outros.

Possibilidades profissionais

As possibilidades profissionais da física mudam de acordo com a modalidade de curso escolhida: licenciatura ou bacharelado. A licenciatura prepara professores para a educação básica e para a pesquisa sobre o ensino, enquanto o bacharelado forma profissionais para a carreira acadêmica e para a pesquisa.

No Brasil, a maior demanda por físicos está na área de educação – faltam professores nos ensinos Fundamental e Médio. A licenciatura capacita o estudante para lecionar e também para atuar no desenvolvimento de material didático.

Já o bacharel tem perfil de pesquisador, voltado para trabalhar empresas e organizações, onde pode conduzir pesquisas e desenvolver tecnologias. Ele pode atuar em diferentes áreas, como acústica e vibração, biofísica, física ambiental, física computacional, física médica ou biomédica, instrumentação, magnetismo, materiais, oceanografia física e óptica.

Também há a opção de tornar-se pesquisador e professor de ensino superior ao continuar os estudos acadêmicos na pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O licenciado está mais capacitado para especializar-se na área de educação e o bacharel na área de física.

Perfil do egresso

Licenciatura

Este profissional dedica-se à formação e à disseminação do saber científico de física em diferentes instâncias sociais. O egresso da licenciatura tem condições de:

• Dominar princípios gerais e fundamentos da física, de suas áreas clássicas e modernas;
  • Lecionar física no ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e particulares, ou em outras formas de educação científica, possibilitadas principalmente pelas novas tecnologias;
  • Trabalhar em um laboratório de ensino de física e incentivar didaticamente seus alunos através da experimentação;
  • Contribuir com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola em que atua;
  • Escrever materiais didáticos e avaliar criticamente os que já estão disponíveis no mercado – livros, apostilas, manuais e programas computacionais.

Site institucional do curso.

Página do curso no Guia do Estudante.