Curso de graduação em Ciência da Computação

Informações gerais

Departamento de vínculo: Informática

Título conferido: Bacharel em ciência da computação

Avaliação do Ministério da Educação (MEC):

• Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2014)
  • Conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)

Vagas oferecidas: 80 vagas anuais com início no primeiro semestre.

Duração: Mínimo de oito semestres (4 anos) e máximo de 12 semestres (6 anos).

Turno: Integral. Média de 20 horas semanais.

Estruturado em 5 módulos que totalizam 3.000 horas.

1. Formação básica (900 horas): Disciplinas obrigatórias concentradas nos 3 primeiros períodos. Base teórica sólida em matemática e fundamentos da computação.
  2. Formação geral (180 horas): Disciplinas obrigatórias para domínio diferentes aspectos das subáreas da computação: fundamentos, técnicas básicas e outros.
  3. Formação profissional geral (1.080 horas): Disciplinas que complementam a formação do aluno, dando-lhes a oportunidade de se aproximar do mercado de trabalho, adquirir novas experiências e habilidades fora da Universidade ou desenvolver trabalho de pesquisa.
  4. Formação complementar optativa (360 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
  5. Atividades formativas complementares (480 horas): Disciplinas eletivas, estágios, atividades de monitoria, atividades de pesquisa, atividades de extensão, representação acadêmica, atividades culturais, participação em eventos e participação em Empresa Júnior.

Possibilidades profissionais

O bacharel em ciência da computação pode trabalhar em qualquer empresa que utilize uma rede de computadores ou dispositivos tecnológicos, nas funções de programador, analista de sistemas, arquiteto de software, gerente de Tecnologia da Informação (TI), entre outros. Também há a possibilidade de empreender, prestando serviços como autônomo, ou seguir carreira acadêmica, como pesquisador ou professor. O campo de trabalho é assegurado por órgãos públicos, empresas e organizações de todos os tamanhos – no Brasil e no exterior.

De acordo com o estudo The Network Skills in Latin America, encomendado pela Cisco, empresa de soluções de TI, até 2019 o Brasil precisará de 161 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para atender à demanda do mercado.

Perfil do egresso

O profissional de ciência da computação é um resolvedor de problemas. O egresso do curso pode se especializar em nos seguintes perfis: empreendedor, desenvolvedor de sistemas ou pesquisador. O egresso do curso tem condições de:

1. Dominar os vários aspectos de um sistema de computação, transitar por todas as subáreas da informática com naturalidade e absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da informática durante toda a sua carreira;
  2. Analisar e modelar problemas que lhe sejam apresentados, adotar as técnicas adequadas para solucioná-los da melhor maneira possível e buscar alternativas.

Site institucional do curso

Página do curso no Guia do Estudante