Exatas UFPR

Somos todos CNPq!

O Setor de Ciências Exatas da UFPR tem acompanhado com muita preocupação a atual situação financeira pela qual passa o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O CNPq precisa de R$330 milhões para que possa cumprir os seus compromissos em 2019, que envolvem principalmente o pagamento de bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado. No caso deste repasse não ocorrer, o pagamento destas bolsas será suspenso a partir do final de setembro.
O Setor de Ciências Exatas é a favor da recomposição imediata do orçamento do CNPq. Vários professores que hoje atuam nos departamentos que compõem o nosso setor construíram suas carreiras com bolsas do CNPq e, hoje, têm seus projetos de pesquisa financiados principalmente com verba desse órgão.

Os estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado que são bolsistas do CNPq representam o futuro da ciência brasileira e dependem desta verba para a sua adequada formação e sustento. A suspensão do pagamento de bolsas e do financiamento de projetos de pesquisa levará à paralisação da ciência brasileira e a um atraso irreparável na pesquisa e pós-graduação brasileiras.

Somos todos CNPq!