A UFPR NA FASE FINAL DO SOLAR DECATHLON DESIGN CHALLENGE

Solar Decathlon Design Challenge é uma competição internacional cujo objetivo é projetar edificações que utilizem as mais recentes tecnologias e materiais focados em eficiência energética, energia limpa e renovável, soluções inteligentes e de automação e medidas de conservação de água. Os participantes devem propor edifícios de alto desempenho e prin-cipalmente que produzam mais energia do que consumam. A competição é promovida pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, em dois segmentos: Construções e Projetos. E, em cada um dos segmentos existem várias categorias. São dez desafios principais que os jurados avaliarão (por isso Decathlon), entre eles o desempenho energético da construção, inovações para a construção civil, estrutura, arquitetura, viabilidade financeira, entre outras.

A UFPR, está classificada para a fase final, na categoria Projeto de Escolas, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril de 2019, na sede do National Renewable Laboratory, em Golden no Colorado. Nessa ocasião, ocorrerá a etapa de apresentação do projeto para as outras equipes, parceiros da indústria e jurados. A equipe UFPR é a única brasileira entre as finalistas e é formada por mestrandos, doutorandos e professores, de diferentes áreas tais como: arquitetos, designers, engenheiros civis e mecânicos, que trabalham neste projeto desde setembro de 2018.

O prof. Msc. Marcio Henrique de Sousa Carboni do Departamento de Expressão Gráfica, que acompanhará a equipe brasileira da UFPR no evento, relata que para a etapa final os alunos do curso de Expressão Gráfica uniram-se a equipe para ajudar a preparar a apresentação, inclusive criando um modelo em Realidade Virtual para apresentação.

Serviço:

Para ler mais sobre a competição acesse: