Simulador desenvolvido por professores e alunos do Setor de Exatas pode auxiliar no cálculo base do FUNDEB

Desenvolvido em 2016, o Simulador Custo Aluno Qualidade (SIMCAQ) é uma ferramenta de diagnóstico e simulação que calcula o custo da oferta de ensino em escolas públicas, possibilitando fazer um planejamento educacional nos níveis municipais, estaduais e nacionais. Foi utilizado como base do cálculo do Custo Aluno Qualidade (CAQ), item do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), aprovado na última terça-feira (21), pela Câmara dos Deputados.

O SIMCAQ foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), pelo Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná, e pelo Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele é resultado do convênio com o Ministério da Educação.

O Custo Aluno Qualidade é um parâmetro de financiamento educacional previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Ele garante a formação continuada dos professores, o acesso à internet, a instalações sanitárias, quadras de esportes, laboratórios, bibliotecas e além do pagamento de despesas.

Ele é calculado para nível nacional, estadual, municipal, de maneira online. Segundo o professor Marcos Didonet, um dos coordenadores do SIMCAQ, o CAQ é calculado utilizando informações financeiros retirados de diferentes fontes de dados abertos e segue os parâmetros usado no Padrão de Qualidade de Referência (PQR), que são os valores iniciais para o cálculo: “os cálculos envolvem as matrículas, professores, funcionários de escolas públicas, além de dados sobre infra-estrutura de todas as escolas e salas aula. Com isso, milhões de registros de dados são percorridos e calculados, o que necessita bastante processamento pelos servidores disponíveis no C3SL”, explica.

Toda a comunidade pode utilizar o SIMCAQ, que foi criado com código fonte livre, sob licença GPL, que garante a verificação de todos os cálculos que foram desenvolvidos. Além disso, no site existem tutoriais que auxiliam nas simulações. “O portal é desenvolvido com tecnologias de ponta, e pode ser utilizado tanto em smartphones quando desktops, pois seu design é responsivo, isto é, se adapta a interface”, comenta Didonet.