Setor de Ciências Exatas tem quatro cursos avaliados como “excelente” pelo Guia do Estudante

A Editora Abril divulgou o ranking de melhores cursos superiores brasileiros no Guia de Estudante. Na avaliação de 2018 quatro cursos do Setor de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), receberam cinco estrelas – atribuição máxima e que confere o conceito “excelente” para as graduações. São elas: Ciência da Computação (Bacharelado); Informática Biomédica (Bacharelado); Matemática (Licenciatura) e Química (Bacharelado).

A classificação é feita com base em um questionário enviado e preenchido pelos coordenadores dos cursos avaliados e, também, por um conhecimento prévio que o avaliador da editora Abril possui sobre a faculdade analisada. A avaliação do Guia nos anos anteriores é outro fator considerado.

Segundo o coordenador da Informática Biomédica, Lucas Ferrari de Oliveira, o curso de graduação é um dos mais novos no Setor de Ciências Exatas, que nasceu do esforço coletivo entre os Departamentos de Informática, Matemática, Estatística, Anatomia, Biologia Celular, Fisiologia, Bioquímica, Genética e Enfermagem. “O selo consolida um trabalho de 8 anos destes departamentos na formação de egressos cada vez mais capazes de desenvolver soluções nas áreas”. Essa é a primeira vez que o curso recebe cinco estrelas na avaliação. “Informática Biomédica é um curso da UFPR ainda pouco conhecido, mas a área já está se firmando no cenário nacional, com participação efetiva na Sociedade Brasileira de Computação (SBC) dentro do Comitê Especial de Computação Aplicada a Saúde (CE-CAS), na Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e na Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB)”, argumenta Oliveira.

Para o coordenador do curso de Química, Marcio Vidotti, a consolidação da graduação com a avaliação máxima pelo Guia do Estudante – esse é o segundo ano consecutivo que a graduação recebe cinco estrelas – reflete o grande esforço do corpo docente, administrativo e técnico do Departamento. “Nos últimos tempos tem sido realizada uma maior integração com o corpo discente para uma melhor programação de atividades visando uma melhora na qualidade do Curso em todos os aspectos. A grande visibilidade proporcionada pelo Guia do Estudante é sem dúvida motivo de orgulho e nos incentiva cada vez mais a proporcionar um excelente curso para nossos alunos, formando profissionais cada vez mais qualificados para atuarem na sociedade”.

Em comparação com a avaliação de 2017, o Setor de Ciências Exatas obteve o dobro de cursos estrelados. Ao todo, a Universidade Federal do Paraná teve 20 cursos avaliados com cinco estrelas.

Por Maria Fernanda Mileski