Exatas UFPR

Setor de Ciências Exatas tem participação expressiva na oferta de disciplinas para o Ensino Remoto Emergencial 2

 

O 2º Período Especial (ERE2) foi aprovado e as aulas tem início no dia 03 de novembro e termina 27 de março de 2021 Os departamentos do Setor de Ciências Exatas se organizaram para esse novo período de aulas remotas. No total, foram abertas 550 turmas, com 18.143 vagas, que contam com a participação de 226 professores, que representa 96,2% do corpo docente do Setor. A oferta atenderá 8 Setores da UFPR: Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Terra, Tecnologia, Ciências da Saúde, Sociais Aplicadas, Humanas e Ciências Agrárias. 

 

 

O ERE2 em números

 

O Departamento de Estatística oferta 59 turmas, com 22 professores envolvidos, que representa 100% do corpo docente do DEST. No total, serão atendidos 27 cursos de 8 diferentes setores da UFPR, com 2.620 vagas disponibilizadas. Paulo Justiniano, professor e chefe do Departamento de Estatística, explica que várias estratégias foram tomadas para conseguir atender todas as solicitações. A primeira foram ciclos de reuniões entre os professores, para discutirem sobre o Ensino Remoto Emergencial 1, levantando questões, dificuldades e o melhor modo de agir sobre o próximo período remoto: “agora no ERE2, a gente promoveu discussões para que os professores pudessem relatar suas experiências, compartilhar com os colegas o que funcionou e o que não funcionou, quais as sugestões, visões e modificações.”

 

No ERE 1, foram ofertadas disciplinas básicas e optativas, o que possibilitou aos professores acumularem experiências para o ERE 2. A estratégia escolhida foram de ofertas de disciplinas conjuntas. Professores se uniram para oferecer aulas padronizadas, desde materiais até aulas gravadas, possibilitando atender 20 cursos diferentes no ERE 1 de maneira igual: “tivemos uma taxa de aprovação compatível com o que a gente tem nos períodos normais, tivemos um bom aproveitamento dos alunos, conseguimos ter relatos bastante positivos dos estudantes e conseguimos dar um curso de boa qualidade, os materiais ficaram muito bons, foram bem aceitos e o curso ficou bem organizado”, explica Justiniano.

 

O Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF) abriu 73 turmas, com 1.495 vagas, atendendo 14 cursos. Nesse Período Especial 2, o total de professores envolvidos são 20, que representa 100% do corpo docente do DEGRAF. O Departamento de Física (DFIS) está ofertando 80 turmas para 21 cursos diferentes, 2.101 vagas ofertadas e 44 professores envolvidos nas disciplinas. 

 

O Departamento de Matemática (DMAT) é um dos que têm maiores números de turmas ofertadas em diferentes disciplinas, são 169, e 24 cursos atendidos. Alexandre Kirilov, professor e chefe do Departamento de Matemática, conta que os professores se dividiram em 5 grandes equipes para atender as disciplinas de maior demanda e que são comuns a vários cursos da UFPR: “para as disciplinas básicas organizamos grupos de professores que estão produzindo material de apoio para as aulas, como vídeos, apostilas e listas de exercícios, e disponibilizando horários de atendimento para esclarecimento de dúvidas e reforço da teoria, com professores do DMAT, além de atendimento com monitores das disciplinas”, esclarece Kirilov. Já as matérias específicas terão atendimento mais direcionado e cada professor escolhe sua estratégia. A estratégia envolve 52 professores e oferta 6.685 vagas. 

 

Enquanto isso, o Departamento de Informática (DINF) tem 2.119 vagas ofertadas em 82 turmas para 10 cursos diferentes, contando com o envolvimento de 38 professores. E, finalmente, o Departamento de Química (DQUI) com 87 turmas abertas e um total de 3.123 vagas ofertadas, atendendo 13 cursos, com 50 professores envolvidos.