Exatas UFPR

Setor de Ciências Exatas cria Centro de Ciências Forenses em parceria com a Polícia Científica do Paraná e a Polícia Federal

 

Com a finalidade de atuar de forma mais centrada na área das Ciências Forenses e formalizar as parcerias com a Polícia Científica do Paraná e a Polícia Federal, o Setor de Ciências Exatas cria o Centro de Ciências Forenses (CCF). A ideia surgiu da vocação dos departamentos do setor, em especial Física, Química e Informática nas áreas. A criação foi formalizada no regimento do Setor aprovado pela Resolução 31/19-COPLAD. 

 

As atividades desenvolvidas serão identificação, análises, catalogação e processamento. Segundo Marcos Sunye, diretor do Setor de Ciências Exatas, o CCF tem o objetivo de fomentar a interdisciplinaridade e a pesquisa, propondo temas de teses, dissertações nas pós graduação envolvidas. “A universidade irá trocar tecnologia, fazer análises e submeter projetos aos órgãos de fomento em parceria com a Polícia Científica do Paraná e a Polícia Federal”, comenta.

 

Na criação participam o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) do Departamento de Informática, a Central Analítica do Departamento de Química e o Laboratório de Análises de Minerais e Rochas (Lamir) do Departamento de Geologia do Setor de Ciências da Terra.

 

O Centro de Ciências Forenses será composto pelo Coordenador e Vice-coordenador, dois representantes eleitos, e um Comitê Gestor, composto por um representante indicado pelo coordenador de cada laboratório. O processo está em fase de formalização. Inicialmente funcionará  amparado pelo Setor de Ciências Exatas e, a medida que for crescendo nos projetos, será mais autônomo.

 

Qualquer laboratório que tenha interesse em participar, devem entrar em contato com o Comitê Gestor via coordenador.