Segunda edição do “Meninas nas Exatas: por Elas, para Todos” será realizada em formato totalmente remoto

No dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, 11 de fevereiro, acontece a segunda edição do “Meninas nas Exatas: por Elas, para Todos”. O evento é organizado por professoras do Setor de Ciências Exatas. O objetivo é apresentar à sociedade o trabalho desenvolvido, através de atividades, e destacar o protagonismo das mulheres nas Ciências Exatas, para inspirar meninas a ingressarem na carreira científica. O evento esse ano será de maneira remota e aberto ao público de diversas idades abrangendo ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação e formação de professores.

“Trata-se de um evento marcado pelo protagonismo das Mulheres liderando atividades na área de Exatas, e esperamos que isso venha atrair meninas com talento nestas áreas, e também fazer com que os meninos e homens compreendam que Ciências Exatas é coisa de Mulher sim!”, conta a professora Elizabeth Wegner Karas, do Departamento de Matemática e uma das organizadoras.

A programação inicia às 9h, com a palestra de abertura com a professora e pesquisadora Bárbara Carine Pinheiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre a descolonização sob perspectiva das cientistas negras nas Ciências Exatas e na Tecnologia. Ao longo do dia, serão diversas atividades síncronas e assíncronas, propostas por professoras e alunas do Setor de Ciências em colaboração com instituições paranaenses e do Brasil, nas áreas de Computação, Estatística, Expressão Gráfica, Física, Matemática, Química e Questões de Gênero. Estão abertas as inscrições para ofertas de atividades, assíncronas ou síncronas, de até 90 minutos, até 31/12. A palestra de encerramento, no início da noite, será com Marcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Física renomada, pesquisadora do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

Karas explica que são diversos os objetivos do evento: “incentivar e valorizar a participação feminina nas Exatas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e por acreditarmos que a equidade de gênero é um caminho para a justiça social; contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, por meio do estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres em Ciências Exatas”. Além disso, divulgar os cursos de graduação do Setor de Ciências Exatas e aumentar o intercâmbio das escolas de Educação Fundamental 2 e Médio com a Universidade e valorizar o papel da professora e do professor.

A primeira edição aconteceu em 11 de fevereiro de 2020 e foi idealizada  inicialmente, como uma das atividades de encerramento do projeto “Meninas na Matemática: procuram-se Arletes”, coordenado pela Professora Elizabeth Wegner Karas, do Departamento de Matemática. O evento contou com 43 atividades e 650 participantes, entre estudantes e professores de ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, pesquisadores, colaboradores e a comunidade de modo geral de 8 a 78 anos.