Exatas UFPR

Projeto entre Programas de Pós-Graduação em Informática pretende o fortalecimento do nível superior e o desenvolvimento regional

 

O Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), entre os Programa de Pós-Graduação em Informática, PPGI da UTFPR-Cornélio Procópio e PPGInf do Departamento de Informática, surgiu para ajudar no desenvolvimento regional, especialmente em programas do interior. O processo está em fase final de formalização e foi desenvolvido através de conversas de professores da UFPR, UTFPR e UEL, consolidado Primeiro Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Computação do Paraná.

 

São dois os principais objetivos da cooperação. O primeiro é fortalecer a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UTFPR-Cornélio Procópio, por meio da formação em nível de doutorado. E o segundo, a contribuição para acelerar a capacidade de formação profissional de alto nível no interior, favorecendo o desenvolvimento local e regional.

 

Segundo Roberto Pereira, vice-coordenador do PPGInf e professor do Departamento de Informática, no interior do Paraná existe apenas um programa de Doutorado e por isso acontece a fuga dos profissionais para os grandes centros: “É urgente, portanto, o desenvolvimento de ações que apoiem os programas de pós-graduação do interior no fortalecimento de seus grupos de pesquisa e na formação de profissionais em nível de Doutorado, contribuindo com o desenvolvimento local”, comenta.

 

As atividades da cooperação são seleção de discentes de doutorado, oferecimento de disciplinas, orientação e apoio à condução das pesquisas, seminários para acompanhamento do progresso, qualificação e defesa das pesquisas realizadas. Professores da UFPR, UTFPR e UEL trabalharão em conjunto na orientação do doutorado. “O maior diferencial para esta cooperação é que todo projeto de doutorado será orientado por um(a) docente do PPGInf em coorientação com um docente do PPGI, favorecendo assim o estabelecimento de parcerias de média e longa duração e a transferências de conhecimento entre os programas”, explica Pereira.

 

O PPGInf oferece orientação, disciplinas, apoio técnico, laboratórios, infraestrutura computacional e administrativo, enquanto o PPGI oferece a infraestrutura local. A ideia é que os alunos possam continuar atuando na região enquanto fazem as pesquisas e as disciplinas. 

 

Pereira conta que a meta do PPGInf é fomentar uma rede de colaboração distribuída em todo o estado, através do apoio aos programas do interior para acelerar a sua capacidade de ensino, pesquisa e desenvolvimento em nível de doutorado e assim colocar o estado no mapa das grandes regiões de alta capacidade tecnológica: “Ampliar essas cooperações em todas as regiões do estado com iniciativas de intercâmbio de discentes e docentes, desenvolvimento de projetos temáticos, seminários compartilhados, etc., entre todos os programas”.  O PPGInf já possui outras cooperações em andamento com praticamente todos os programas do interior, através de projetos e orientações conjuntas.