Exatas UFPR

Professores do Setor de Ciências Exatas em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos criam um portal sobre políticas étnico-raciais

 

O Portal de Sistema de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais (Simope) é resultado de um convênio entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), do Setor de Ciências Exatas, e a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. No portal estão disponibilizados dados e informações sobre políticas étnico-raciais para aprimorar a eficiência das políticas vigentes atualmente. O projeto ainda está em andamento e a versão atual é beta, para posterior lançamento.

 

O objetivo do portal é possibilitar a análise e o monitoramento das políticas públicas, facilitando a atuação de melhoria dos Governos Federal, Estaduais, Distrital e municipais. “É importante para dar visibilidade à população negra e aos povos e comunidades tradicionais e permitir a atuação de diferentes esferas governamentais a partir dos indicadores disponibilizados”, conta Marcos Didonet, professor do C3SL e coordenador do projeto.

 

De acordo Didonet, os dados foram extraídos de fontes de dados abertos do governo federal: “principalmente dados do Censo da Educação Superior, disponíveis no portal de microdados do INEP e dados do CadÚnico, disponíveis no portal de dados abertos do governo Federal, além de outras fontes adicionais, com INCRA, MMDFH e Fundação Palmares”, explica. Os módulos de dados estão divididos em: Comunidades Quilombolas, Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais, Informações com o recorte Étnico-Racial, Cotas e Participantes do SINAPIR e Projetos de Promoção Étnico-Racial.

 

A criação do Portal Simope contou com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), que forneceu quais os requisitos dos indicadores são relevantes para o monitoramento das políticas públicas de promoção de igualdade étnico-racial, e o C3SL, que ficou responsável pelo desenvolvimento do portal e pela realização de pesquisas computacionais com o processamento de grandes quantidades de dados.