Exatas UFPR

Professoras do Setor de Exatas publicam livro de passatempos sobre mulheres negras cientistas

 

Professoras e estudantes do projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” publicaram no dia nacional da Consciência Negra o primeiro volume do livro de passatempos “Cientistas negras: brasileiras”. A publicação é uma continuidade das ações do projeto, que tem como objetivo a divulgação científica e a equidade de gênero. O livro está disponível gratuitamente.

 

O livro é para todos os públicos e conta com atividades lúdicas, como palavras-cruzadas, desenhos para colorir e caça-palavras. O objetivo é divulgar e valorizar o protagonismo das cientistas negras brasileiras, através de uma  perspectiva descolonizadora e humanizadora. “A gente espera colaborar com o fortalecimento e o reconhecimento de referências intelectuais negras no campo das ciências, disseminar os conhecimentos produzidos pelas cientistas que são retratadas na obra, promover reflexões sobre o preconceito racial e de gênero, também o livro pode inspirar meninas e mulheres a seguirem a carreira científica”, conta Camila Silveira, professora do Departamento de Química e coordenadora do projeto Meninas e Mulheres nas Ciências. 

 

São abordadas cientistas de todas as grandes áreas da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): Ciências Exatas; Engenharias; Multidisciplinar; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Alessandra Barbosa, professora do Departamento de Física e integrante do projeto Meninas e Mulheres nas Ciências, explica que o livro traz tanto a vida quanto o trabalho das cientistas: “todas elas passaram por várias situações parecidas, envolvendo preconceito racial e de gênero, e que todas elas lutam contra essas injustiças. Em particular, a gente procurou destacar que além de grandes cientistas, todas elas são grandes mulheres conscientes do seu papel na sociedade e na luta por um mundo melhor”. 

 

O livro foi produzido, em grande parte, por professoras e alunas negras que integram a equipe do projeto. Participaram as professoras Camila Silveira do Departamento de Química, Alessandra Souza Barbosa do Departamento de Física, Claudemira Vieira Gusmão Lopes, do Setor Litoral, e pelas estudantes de graduação Jaqueline de Lima Ramos, Mayara Cordeiro Brasil, Raissa Herminia Jesus de Almeida e Liza Mohana Cavalheiro. As ilustrações são de Marcelo Jean Machado, artista e estudante do Curso de Licenciatura em Física.

 

“A gente espera que todas as cientistas negras, mesmo as que não foram homenageadas nesse primeiro volume, se sintam representadas no livro. E esperamos que meninas e jovens mulheres negras se sintam inspiradas a seguir a carreira científica. Esperamos ajudar no processo de descolonização da ciência, mostrando que há mulheres negras cientistas, sim!”, completa Barbosa.