Exatas UFPR

Professora da UFPR é eleita a primeira mulher coordenadora do Comitê Técnico da Internet

 

A professora Michele Lima, do Departamento de Informática, foi eleita coordenadora do Comitê Técnico da Internet, uma comissão do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).  A seleção aconteceu no mês de outubro. Ela é a primeira mulher e representante da América Latina a coordenar o comitê. “É muito gratificante. Tem um lado do reconhecimento e outro lado de motivação para meninas e outras pessoas que estão aqui na nossa região, de mostrar que é possível”, comenta. Na Universidade Federal do Paraná, Michele Lima é professora integrante permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR.

 

Como coordenadora, vai trabalhar no Comitê Técnico da Internet (ITC), que atua na padronização de assuntos específicos da internet, com a criação de subgrupos de pesquisa e discussão e divulgação das informações.  De acordo com Lima, são dois os principais objetivos a serem trabalhados: dar visibilidades aos brasileiros que atuam na área, atraindo mais para o comitê. “Esse primeiro passo vai fomentar você ter depois outro coordenador brasileiro ou mais atividades voltadas para a internet no Brasil”. O segundo objetivo é continuar as ações de divulgação e discussão da internet mundialmente. 

 

A instituição

 

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é uma das duas maiores entidades de normatização de regras de comunicação e de estabelecimento do funcionamento de equipamentos eletrônicos. Funciona como uma ponte entre as empresas e o uso delas no dia a dia. As regras servem para que os dispositivos possam entrar no mercado. 

 

Como a instituição trabalha no ramo das telecomunicações e da eletrônica, existem diversos comitês voltados para assuntos específicos. O Comitê Técnico da Internet foi criado oficialmente em dezembro de 1994 e contribui para o surgimento mundial de uma Internet onipresente, multimídia e de alto desempenho.