Professor Guy Pujolle (FR) dá palestra sobre o futuro da segurança em redes

O Programa de Pós-graduação em Informática convida para a palestra “The Future of Network Security: Big Data, Blockchain, 5G and Beyond” com o professor Guy Pujolle, da Universidade de Sorbonne (França). O evento acontece nesta segunda-feira (12/3), no auditório principal do Departamento de Informática. A entrada é gratuita e a palestra será ministrada em inglês.

Este seminário vai examinar novas soluções para a segurança de redes de dados, que serão implementadas a curto e longo prazo. Pujolle vai apresentar soluções baseadas em secure elements, Cloud of security, blockchain, new generation firewall, big data, machine learning e outros. A palestra vai abordar como implementar estas soluções nas quatro maiores arquiteturas de rede para os anos 2020, que vão integrar 5G, slicing, orchestrators e controllers.

O professor Guy Pujolle

Professor Guy Pujolle, Universidade de Sorbonne (França). Foto: Kitman / Flickr / Creative Commons

Guy Pujolle é professor no Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Sorbonne (FR). O professor recebeu vários prêmios por seu trabalho e publicações, com destaque para o Grand Prix of French Academy Sciences, em 2013. É membro da Royal Academy of Lund (Suécia) e de vários conselhos consultivos científicos ao redor do mundo.

O professor Pujolle foi pineiro em redes de alta velocidade, liderando o desenvolvimento da primeira rede Gbps, testada nos anos 1980. Entre os “primeiros passos” dados em diferentes tecnologias, ele conquistou o primeiro protótipo pre-ATM em 1981, o primeiro protótipo de um sistema de pilotagem em rede em 1996, primeiras patentes e protótipos em DPI (Deep Packet Inspection) em 2000, primeiro protótipo de um controlador Wi-Fi em 2000, primeiras patentes em visualização em rede (migração e abertura de redes virtuais em vôo) em 2008. Ele também possui patentes em redes metamórficas, comunicações “verdes” e segurança na Internet das Coisas.

É um empreendedor e co-fundador de QoSMOSUcopia CommunicationsEtherTrust e Green Communications.

Serviço – Palestra The Future of Network Security: Big Data, Blockchain, 5G and Beyond

Local: auditório principal do Departamento de Informática da UFPR.

Endereço: Rua Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 100, Centro Politécnico da UFPR.

Segunda-feira, 12/3, às 14h.

Gratuito, em inglês.