Exatas UFPR

Professor da Exatas é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

(foto: Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMAT)/ reprodução)

 

Em Assembléia Geral Ordinária nesta terça-feira (03), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu os novos membros titulares, correspondentes e afiliados. O critério de seleção é a atuação científica de excelência. O professor Aldo José Gorgatti Zarbin, do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, foi eleito como titular em Ciências Químicas. Ele tomará posse em maio de 2020. 

 

O professor Aldo Zarbin é professor na UFPR desde 1998 e é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM). Teve o reconhecimento Mérito Acadêmico da UFPR em 2011, 2015 e 2016.

 

Fora da UFPR, é membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMAT), American Chemical Society e Materials Research Society.  Foi nomeado Fellow da Royal Society of Chemistry e eleito personalidade do ano na área de Ciência e Pesquisa pelo Diário Comércio e Indústria do Paraná em 2018.  Atualmente é Membro Titular do Comitê de Assessoramento da Química (CA-Química) do CNPq (2018-2021), como coordenador.

 

A eleição vem como reconhecimento das contribuições científicas do professor. Foto: Camila Caetano / Reprodução

 

A instituição

 

A Academia Brasileira de Ciências é uma entidade sem fins lucrativos e não governamental, fundada em 1916, e atua como sociedade científica honorífica. Tem como objetivo o desenvolvimento científico do país. Além de formular políticas públicas por meio do estudo de temas relevantes para a sociedade. Procura estimular e reconhecer os mais importantes pesquisadores brasileiros através do ingresso no quadro, além dos jovens cientistas com grande potencial para a pesquisa. Atualmente possui 700 membros. 

 

Os membros são divididos em seis categorias: titulares, cientistas com destacada atuação científica, no Brasil há mais de 10 anos; correspondentes, cientistas que tenham relevância científica no país, mas que estão no exterior há mais de 10 anos; afiliados, jovens pesquisadores, com menos de 40 anos, eleitos para um período de 5 anos; colaboradores, pessoas que proporcionaram serviços à ABC ou a ciência no país; institucionais, organizações que desenvolvem a ciência e a pesquisa e que estejam dispostos a contribuir financeiramente; associados, categoria extinta, mas membros remanescentes continuam com os direitos e obrigações. 

 

por Carolina Calixto