Exatas UFPR

Os cursos do Setor de Exatas adotam o Ensino Remoto Emergencial

Matéria atualizada 10/07/2020 sobre os cursos de Matemática e Informática Biomédica. 

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou no dia 19 de junho, a resolução que regulamenta as atividades de ensino nos cursos de graduação, através da adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

 

O período especial é realizado entre os dias 29 de junho e 26 de setembro de 2020, para os cursos semestrais; e entre 29 de junho e 07 de novembro, para os cursos anuais. E será dividido em três ciclos. A matrícula do primeiro é entre o dia 4 e 8 de julho e as aulas começam a partir do dia 13. 

 

(imagem: SUCOM/UFPR)

 

A disponibilidade das disciplinas é voluntária para as unidades administrativas, para o corpo docente e para os estudantes. Não fazer a matrícula não afetará o aluno quando o calendário acadêmico voltar ao normal e, o estudante pode solicitar cancelamento da matrícula do período especial em qualquer momento.

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) disponibilizou um site com informações e as principais dúvidas sobre o Ensino Remoto Emergencial.

 

Cada curso do Setor de Exatas se organizou para esse período. Os cursos de Matemática Industrial, Matemática, Expressão Gráfica, Ciência da Computação e Física já definiram o primeiro ciclo do Ensino Remoto Emergencial, enquanto os cursos de Química, Estatística e Informática Biomédica ainda estão no processo de definição.

 

Confira os cursos:

 

Matemática Industrial

 

O curso oferecerá no primeiro ciclo três disciplinas (CMI013, CM095, CM098), no segundo outras quatro (CM120, CMI022, CM042, CMI031). Cada aluno poderá pegar, em média, duas matérias, não podendo ultrapassar as 180 horas. 

 

As aulas terão como contato remoto plataformas de comunicação virtual livre, como o aplicativo TEAMS. Cada professor vai definir o procedimento didático, mas os conteúdos serão disponibilizados na forma de slides, notas de aula, recomendações de leituras de capítulos de livros indicados na bibliografia, artigos e vídeos, entre outros.

 

Segundo o professor Manuel Barreda, coordenador do curso de Matemática Industrial, espera-se que no mínimo 40% dos estudantes façam as aulas: “encararem a situação como uma oportunidade que permitirá minimizar o prejuízo provocado pela situação do momento”, fala. Mas reforça que é um momento incerto e, os alunos que não conseguirem cursar o período especial, serão honrados na volta do calendário acadêmico. 

 

Os alunos interessados devem se matricular através do Portal do Aluno. 

 

Matemática

 

O curso de Matemática tem a oferta das seguintes disciplinas: Anéis e Corpos (CMM051), Educação Matemática (CMM065), Cálculo 1 CMM022 – adição curricular, só para currículo 2018), Introdução a Geometria Diferencial (CM077), Álgebra Linear 1 (CMM031), Cálculo 2 (CMM032 ou CMA211), Tópicos de Análise II: Introdução a Teoria da Medida (CMM108) e Equações diferenciais e a diferença (CMM052). 

 

Além disso, outros departamentos ofertam: Psicologia da Educação (ET084), Diversidade Étnico-racial, Gênero e sexualidade (ET170), e no segundo ciclo,  Metodologia de ensino da Matemática (EM604) e Política e Planejamento da Educação Brasileira (EP124). Entre as disciplinas obrigátorias, os alunos podem cursar 180 horas, além de 120h entre disciplina de estágio, TCC e optativas. 

 

Cada professor ficou responsável pela escolha do meio de interação com o aluno, que pode ser com aulas assíncronas, com comunicação pelo email ou Whatsapp, ou com aulas através do aplicativos, como o Teams ou Google Sala de Aula. 

 

Segundo a professora Elisângela de Campos, coordenadora do curso de Matemática, a expectativa é que 90% dos alunos se matriculem em pelo menos uma matéria. E, em relação aos professores, a adesão foi massiva para a oferta de disciplinas. Ela reforça que docentes e alunos precisam ter paciência: “As ferramentas tecnológicas podem falhar, a internet nem sempre está estável. Pode acontecer muito ruído na comunicação entre professor e alunos.  E a autonomia para o aluno será fundamental, eles precisarão estudar mais sozinhos, buscar outras referências, se dedicar mais intensamente as disciplinas”, comenta. 

 

Os alunos interessados devem se matricular através do SIGA.

 

 Expressão Gráfica

 

Como o curso de Expressão Gráfica está com duas grades, 2012 e 2020, as disciplinas oferecidas, em sua maioria, serão da antiga grade, para resolver pendências de alunos e ajudar a integralizar o currículo. Serão turmas pequenas. Mas ainda serão ofertadas outras matérias para alunos de todos os períodos. O  aluno pode cursar até 180h em disciplinas obrigatórias.

 

Cada professor montou a disciplina, inclusive se requer a instalação de algum software, e definiu a forma de interação, que estará explicada na Ficha 2, divulgada aos alunos junto com a lista de disciplinas que vão ser ofertadas. 

 

Quase 40% dos professores que atuam no curso aderiram ao período especial. A expectativa da coordenação do curso é de que muitos alunos se matriculem nas matérias. “Eu vejo benefícios para quem quiser participar, porque poderão adiantar disciplinas e resolver pendências. Fazer uma disciplina de cada vez, permite uma dedicação maior de estudos de cada disciplina”, comenta a professora Arabella Natal Galvão da Silva, coordenadora do curso de Expressão Gráfica. Mas ela reforça que nenhum aluno será prejudicado caso não consiga fazer as aulas.

 

Os alunos interessados devem se matricular através do SIGA.

 

Ciência da Computação

 

As disciplinas ofertadas no primeiro ciclo são: Programação 1 (CI1001), Algoritmos e Estruturas de Dados 1 (CI1055), Redes de Computadores 1 (CI1058), Arquitetura de Computadores (CI1212), Compiladores (CI1211), Cálculo 1 (CMA111) e Complementos de matemática (CM304). 

 

Cada aluno pode se matricular somente em três matérias dentro dos três ciclos: “é preciso considerar as ofertas dos próximos ciclos e não sobrecarregar um único período”, comenta o professor Luiz Carlos Albini, coordenador do curso de Ciência da Computação. As disciplinas dos próximos ciclos ainda vão ser discutidas.

 

Segundo Albini, mais da metade dos alunos demonstrou interesse em cursar as aulas no período remoto especial: “a principal recomendação é ir com calma, aproveitar as ofertas de disciplinas e não se sobrecarregar. Como os conteúdos serão condensados, ter tempo para assimilar o conteúdo e desenvolver as tarefas  é muito importante”, diz. Os alunos que não se matricularem não vão perder nada em conteúdo. 

 

Os alunos interessados devem se matricular pelo Portal do Aluno. 

 

Física

 

As disciplinas ofertadas atenderão aos alunos que estão no período final do curso, a lista está voltada às matérias finais, além das optativas do Departamento de Física. Os alunos podem pegar até 180h. Cada docente ficou responsável pela elaboração do plano de ensino de forma clara para divulgação aos alunos. 

 

A coordenação do curso espera um número reduzido de alunos, já que mesmo com o calendário normal, essas disciplinas possuem turmas reduzidas. “Uma vez iniciadas as atividades, tentem ser manter focados e focadas, na medida do possível e enquanto tiverem possibilidade de continuar as atividades e as levaram com a mesma seriedade de um curso presencial. Que sejam respeitosos com as dificuldades que serão enfrentadas pelos docentes e pelas docentes”, declara a professora Camilla de Oliveira, coordenadora do curso de Física. 

 

Os alunos interessados devem se matricular através do SIGA.

 

Estatística

 

O curso de Estatística está em momento de definição das disciplinas a serem ofertadas no período especial. Existem outras indicações feitas pelo Departamento de Estatística e pelo Departamento de Matemática, que acontecerão nos próximos ciclos. A expectativa é que o Curso de Estatística tenha de 8 a 10 disciplinas no período especial. Até o momento, a única disponível para esse ciclo é a matéria de Cálculo I. 

 

As aulas devem ocorrer com recursos virtuais, como o Moodle e plataforma TEAMS, mas fica a critério de cada professor, que decidirá a forma didática da disciplina. Segundo o professor Cesar Augusto Taconeli, coordenador do curso de Estatística, a maior parte dos professores demonstrou interesse em ofertar disciplinas. No Departamento de Estatística, 60% dos professores indicou intenção. E, em relação aos alunos, segundo levantamento feita pela coordenação, 85 a 90% mostrou interesse em cursar disciplinas, mas a participação dependerá da oferta.

 

Taconeli reforça que o período é novo e que professores e alunos precisam se esforçar para garantir a qualidade de ensino: “A minha expectativa é bastante positiva, apesar das circunstâncias atuais. Nós vamos precisar que tenham muito empenho e compromisso para que essas disciplinas sejam conduzidas da melhor maneira possível e para que nós alcancemos uma produtividade satisfatória”, comenta. 

 

Os alunos interessados devem se matricular através do Portal do Aluno.

Informática Biomédica

O colegiado do curso de Informática Biomédica ainda está avaliando as disciplinas a serem ofertadas, de acordo com as possibilidades dos departamentos e dos professores. 

 

As aulas serão através vídeos, videoconferências, resumos de aulas e plataformas virtuais, como a UFPR virtua, seguindo a escolha de cada professor. Segundo o professor Andrey Pimentel, 70% dos alunos manifestaram interesse em cursar o período especial. “Será uma novidade, apesar de muitos dos professores do nosso curso já usarem a internet e Moodle como apoio para suas aulas. As recomendações foram apenas no sentido de que os alunos não ocupem vagas se não tem a intenção de cursar”, comenta. 

 

Os alunos interessados devem se matricular no Portal do Aluno, em datas ainda a serem divulgadas.