Matemático do Impa é agraciado com título de Doutor Honoris Causa da UFPR

No dia 11 de outubro de 2016 foi outorgado pela UFPR o título de Doutor Honoris Causa ao Prof. César Camacho, matemático do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – Impa.

O professor Cesar Camacho é pesquisador destacado mundialmente, atuando principalmente na teoria matemática das folheações.

Camacho formou-se em matemática no início dos anos 60, na Faculdade de Ciências da Universidade Nacional de Engenharia – UNI de Lima, um dos centros de estudos científicos e técnicos mais importantes do Peru, e dessa instituição nunca se desligou emocionalmente.

É membro titular da Academia Brasileira das Ciências e foi diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O IMPA é uma instituição acadêmica brasileira destacada mundialmente na área da Matemática, destacando-se como liderança na América Latina.

Nos anos 90 incentivou e promoveu a criação do Instituto de Matemática e Ciências Afins – IMCA no Peru (1994), com sede em Lima, uma instituição modelada no IMPA e com parcerias com o próprio IMPA, o ICTF da Itália e outras, sendo atualmente o Presidente do seu Conselho Científico Internacional. O IMCA está ligado principalmente à UNI e oferece cursos de mestrado e doutorado em matemática em diversas áreas; alguns professores deste Setor de Ciências Exatas já o visitaram.

Como diretor Cesar Camacho conseguiu grande expansão na atuação do IMPA, motivando empresas a apoiarem a pesquisa, a educação e a pós-graduação em Matemática e em Matemática Aplicada.

Vale ressaltar que Camacho é o pai do programa das Olimpíadas Brasileiras de Matemáticas das Escolas Públicas – OBMEP, cujo benefício se reflete no país inteiro. Quase 19 milhões alunos das escolas publicas participam da OBMEP a cada ano.

Ele estabeleceu programas para alunos premiados, buscando o aperfeiçoamento de habilidades em todos os níveis, por meio de bolsas de iniciação cientifica e de mestrado em Matemática. Vários dos alunos do Programa de Pós Graduação em Matemática deste setor são fruto direto da OBMEP.

Foi por meio de Cesar Camacho que se consolidaram importantes parcerias entre o IMPA e a UFPR, em especial o programa de pós-graduação em Matemática, através de bolsas de estudos, e projetos para o desenvolvimento da pesquisa em matemática, matemática industrial e matemática aplicada na UFPR.

Para nós do Setor de Ciências Exatas, e em particular do Departamento de Matemática da UFPR, é uma satisfação participarmos da justa e merecida outorga do título de Dr. Honoris Causa ao professor Cesar Camacho.

Mais informações e fotos do evento no link a seguir: