II Matematiza reúne alunos de Ensino Fundamental durante as férias para aprender de forma lúdica sobre Simetrias

Os alunos participaram de atividades em grupo, com recorte e colagem para compreender os conceitos matemáticos (Foto: Elisângela Campos)

Na tarde desta quinta-feira (19/07) teve início o II Matematiza, atividade coordenada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Matemática, com apoio do Departamento de Matemática e da Coordenação de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento acontecerá também na sexta-feira (20) e oferece aulas de matemática de forma interessante, acessível e instigante aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O tema desta edição do Matematiza é “Simetrias”. Durante os dois dias de evento, os estudantes aprenderão conceitos da matemática em aulas ministradas por alunos da Graduação em Matemática, da UFPR. Participaram deste primeiro dia de atividades 16 estudantes.

Segundo a professora e coordenadora do Matematiza, Elisângela Campos, o evento pode ser um primeiro contato de alunos do Ensino Fundamental com a universidade, e também tem a finalidade de expandir o aprendizado da matemática oferecido no ensino regular. “O objetivo é trazer os alunos à universidade, e mostrar que a matemática vai além do que eles aprendem na escola”, argumenta.

São os estudantes da Graduação em Matemática, que elaboram o material didático utilizado nos dias de atividades. São 10 alunos voluntários que participam do Matematiza, que contou também com a colaboração de estudantes do Licenciar – programa da UFPR que contempla projetos de apoio à qualidade de ensino nas licenciaturas.

Matemática de forma simples

Essa é a segunda edição do Matematiza. A ideia do evento surgiu no ano de 2016, quando a professora Elisângela estava na premiação da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) e percebeu que o Departamento de Matemática não oferecia nenhum evento voltado especialmente aos estudantes do Ensino Fundamental. A intenção inicial foi trazer os alunos dessa etapa de ensino para dentro da universidade.

(Foto: Elisângela Campos)

A estudante do 6º período da Licenciatura em Matemática, Danielle Maceno da Silva, participa da elaboração do Matematiza pela segunda vez, e conta que a escolha do tema “Simetrias” segue o objetivo do evento que é abordar assuntos matemáticos geralmente ensinados sem profundidade na escola. “Essa é a intenção Matematiza. Tentamos trazer de forma diferenciada e simplificada o conteúdo que eles viram na escola. Usamos recortes, folha, papel colorido e fazemos atividades em grupo, pra ficar dinâmico”.

Gabriel Menegasso é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental e participa do Matematiza pela primeira vez. O fato do evento acontecer no período das férias escolares foi o principal motivo para ele se inscrever. “Eu gosto de matemática, e nessas férias ficaria em casa sem fazer nada produtivo. No fim está sendo bem legal participar. Superou minhas expectativas”, conta o adolescente, que também participou do Brincando de Matemático pela manhã.

(Foto: Elisângela Campos)

Alunos da universidade também ganham ao participar

Os estudantes de graduação e voluntários começaram a preparar o Matematiza em abril deste ano. A primeira etapa foi estudar o tema Simetrias a partir de livros de graduação e materiais da internet. Para a professora Elisângela Campos, outro processo importante de estudo foi a análise de livros didáticos escolares, para ver como formular a apostila usada pelos adolescentes nos dois dias de evento.

Danielle conta que, como aluna de graduação, participar da organização do Matematiza é uma experiência que agrega na sua formação. “É diferente do que temos na universidade, do que vamos ver no estágio, e uma oportunidade nova. Gostei muito de participar ano passado. Como esse ano surgiu a oportunidade e pensando em manter o projeto, decidi ser voluntária”, conclui.

Por Maria Fernanda Mileski