Evento celebra dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Exatas com atividades para alunos do fundamental e médio

O Setor de Ciências Exatas promove o evento “Meninas nas exatas: por elas para todos” no dia 11 de fevereiro de 2020, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. As atividades oferecidas são gincanas, oficinas, stands, exposições e palestras.

O evento é importante para discutir as questões de gênero e divulgar as Ciências. Segundo Ximena Mujica, professora do Departamento de Matemática da UFPR,  as atividades serão na área de exatas, mas vão além disso. A ideia é abordar questões ligadas a gênero: “coisas do dia-a-dia feminino dentro de um ambiente tido como masculino. Que barreiras enfrentamos desde cedo, e mais importante, buscamos formas de superar tais barreiras”, explica.

Os objetivos são estimular a participação e a formação de mulheres na ciências exatas, valorizar o papel do professor e aumentar o intercâmbio das escolas de Educação Fundamental 2 e Médio com a Universidade. Será uma oportunidade única para que os alunos de Ensino Fundamental e Médio conheçam os diversos cursos oferecidos pelo Setor de Ciências Exatas da UFPR. Quanto mais oportunidades o adolescente tem para conhecer as diferentes profissões, mais chances terá de acertar na escolha da sua carreira”, explica Elizabeth Wegner Karas, professora do Departamento de Matemática da UFPR.

Além disso, quer favorecer o intercâmbio entre os projetos de incentivo à participação das Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, compartilhar os resultados do Projeto: “Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes”, desenvolvido pelas professoras do Departamento de Matemática, Elizabeth Wegner Karas e Ximena Mujica, e divulgar os cursos de graduação oferecidos pelo Setor de Ciências Exatas da UFPR através de diversas atividades.

A ideia do evento surgiu como encerramento do projeto “Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes”, e para aumentar o evento e as atividades, aliou-se com projetos que têm como propostas o incentivo à mulheres nas exatas, da professora Camila Silveira da Silva do Departamento de Química, como “Mulheres nas Ciências Exatas: trajetórias (im)possíveis”, “Meninas e Mulheres nas Ciências” e “Ciência e Arte no FiBrA”.

Além disso, parcerias com o projeto de Extensão MatematicATIVA, coordenado pela professora Paula R. L. Couto e pela professora Ximena, com o projeto de Extensão Matematiza, coordenado pela professora Elisângela de Campos, e com o PET Matemática, também fizeram possível a realização do evento.

Estão envolvidas na organização as professoras: Elizabeth Wegner Karas e Ximena Mujica, do Departamento de Matemática; Camila Silveira da Silva, do Departamento de Química; Alessandra S. Barbosa e Camilla Karla Brites, do Departamento de Física; Andrea Faria Andrade, Bárbara de C. X. C Aguiar e Deise M. B. Costa, do Departamento de Expressão Gráfica.

O dia 11 de fevereiro foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência como forma de celebrar os feitos de mulheres na área e encorajar gerações mais novas a buscarem carreira científica. Segundo a Unesco, há somente 28% de pesquisadoras e cientistas mulheres no mundo.

A proporção de mulheres numa turma diminui bastante da graduação para o mestrado e depois para doutorado. Segundo Elizabeth, não existe justificativa plausível para isso: “Mas iniciativas têm sido tomadas. As mulheres precisam acreditar no seu potencial, pois certamente uma maior diversidade com diferentes olhares irá contribuir no desenvolvimento da Ciência.”

Professores que estiverem interessados em trazer alunos de Ensino Fundamental 2 ou de Ensino Médio de sua escola, devem preencher o formulário de inscrição da escola. Já o aluno que quiser ir de forma independente, deve preencher o formulário individual.

Os alunos de graduação ou pós graduação podem ser colaboradores voluntários e devem preencher o formulário de colaborador.

Os interessados em oferecer alguma atividade para o evento devem preencher o formulário de propostas até dia 20 de Janeiro de 2020. O resultado será divulgado no dia 03 de fevereiro de 2020.

O evento acontece no Centro Politécnico, das 9h às 17h. As inscrições estão abertas.

Para mais informações e os formulários, acesse: https://meninasnasexatas.wordpress.com/