Conheça dois projetos de extensão do Departamento de Estatística que atendem demandas da comunidade acadêmica e externa

Cartaz com gráficos e elementos visuais da Estatística

Por: Melora Moura

Laboratório de Estatística Aplicada

A estatística é um ramo da matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais.

O projeto Laboratório de Estatística Aplicada (LEA) tem como objetivo fornecer a assessoria estatística para pesquisadores da UFPR (de todos os setores da Universidade) e a comunidade externa.

Assim, os alunos de graduação de estatística tem a oportunidade de praticar e desenvolver conhecimentos vistos em salas de aula, bem como ajudar a comunidade acadêmica e externa.

Areião das Águas

Já no projeto Areião das Águas há uma preocupação com a educação ambiental. Assim, o objetivo principal é a construção de um programa que implique no aumento da consciência da necessidade de preservação de um rio urbano.

O escolhido para o projeto foi o Rio Areiãozinho, que fica nas imediações dos bairros Jardim das Américas e Uberaba. Dessa forma alunos de sete instituições públicas de ensino podem fazer parte do projeto, aprendendo sobre educação ambiental.

São elas: Colégio Estadual Prof. Júlio Mesquita, Escola Municipal João Macedo Filho, CMEI – Jardim das Américas, Colégio Estadual Máximo Atílio Asinelli, Escola Municipal Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Colégio Conexão Curitiba e Escola Estadual Prof. Elysio Vianna,

A iniciativa conta com a participação de diversos alunos de outras graduações e é organizado pelo Departamento de Estatística.

Serviço – Departamento de Estatística da UFPR

Local: Centro Politécnico – Edifício do Setor de Ciências Exatas – 2º andar