Exatas UFPR

Central Analítica do Departamento de Química oferece análises química e física para comunidade interna e externa à UFPR

 

Em funcionamento desde 2015, a Central Analítica (CA) do Departamento de Química é um laboratório multiusuário, uma unidade auxiliar do Setor de Ciências Exatas. O objetivo é oferecer serviços de análise química e física para a comunidade interna da UFPR e externa. A formalização do projeto contou com o apoio da Secretaria de Projetos do Setor de Ciências Exatas na composição da proposta de trabalho, na instrução processual e orientando a Central Analítica quanto aos trâmites burocráticos.

 

“A principal motivação para sua criação é a aproximação da capacidade que a Universidade reúne, tanto de recursos humanos quanto instrumentais, às demandas em análises físicas e químicas”, explica a professora do Departamento de Química e coordenadora da CA, Caroline D’Oca. As áreas de atuação são análise ambiental, materiais, alimentos e bebidas, medicamentos e cosméticos. Atualmente, a CA possui 33 equipamentos, que podem ser encontrados no site do projeto ou no site do Setor de Exatas, Vitrine Tecnológica. 

 

A FUNPAR foi contratada para realizar a gestão administrativa, financeira e operacional do projeto: “além de otimizar a gestão do projeto, a contratação da FUNPAR traz facilidades para aqueles que buscam pelos serviços da CA-DQUI, como a possibilidade de pagamento por boleto e a emissão de notas fiscais”, explica Carla Marcondes, da Secretaria de Projetos do Setor de Ciências Exatas. Com o convênio, o número de solicitações aumentou e até agora já foram mais de 200: “envolvem desde análises físicas simples, análises quali e quantitativas de metais, análises colorimétricas e análises por RMN”, comenta D’Oca.

 

De acordo com Marcondes, o projeto Programa de Consolidação e Certificação da Central Analítica tem como principal objetivo consolidação de um laboratório multiusuário de excelência, através do processo de certificação laboratorial ISO17025. 

 

O regimento interno foi aprovado em setembro de 2019, o que permitiu uma organização estrutural. A Central Analítica é composta um Comitê Técnico Científico, com docentes responsáveis pela elaboração dos orçamentos, discussão das metodologias e acompanhamento das análises, além da responsabilidade técnica por um equipamento. A partir deste comitê, constitui-se o Comitê Gestor, responsável pelo recebimento das demandas, envio para os usuários e acompanhamento de todo processo de recebimento de amostras até a liberação dos resultados.

 

Os orçamentos levam em conta a Resolução 31/17 do COPLAD, que diferencia o valor de cada experimento de acordo com o equipamento envolvido, sua depreciação ao longo do uso, a hora técnica dedicada e a hora do pesquisador necessária para interpretação do resultado, quando aplicável. “Cabe destacar que todo recurso arrecadado é dedicado exclusivamente para a manutenção dos equipamentos, reposição de insumos e modernização de acessórios necessários para manter o pleno funcionamento da infraestrutura Analítica”, aponta D’Oca. 

 

Para solicitar os serviços de análises da Central Analítica, os interessados devem entrar em contato pelo email: cadqui@ufpr.br.