Exatas UFPR

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS DO 1º SEMESTRE DE 2019

Estão abertas as inscrições para as Disciplinas Transversais que acontecerão no primeiro semestre de 2019, com vagas nas modalidades remotas e presenciais, em que poderão matricular-se na disciplina os alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu da UFPR e docentes credenciados na pós-graduação stricto sensu da UFPR.

O Setor de Exatas está ofertando duas disciplinas. Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica¹, ofertada pelo Departamento de Estatística, que acontecerá no Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal, Campus Jardim Botânico (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632). E, Research data Management em data Intensive Computing², ofertada pelo Departamento de Informática que acontecerá no Auditório de Informática, Centro Politécnico – Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba – PR.

A matrícula deverá ser feita diretamente no SIGA, no portal do aluno e docente. A previsão de início das aulas é dia 11 de março de 2019 para Informática e 13 de março de 2019 para Estatística, conforme calendário³.

Segundo o professor Paulo Justiniano, que ministrará a disciplina de estatística, “O que a gente procura nessa disciplina é uma visão panorâmica, que mostra como a estatística contribui para a aquisição de conhecimento e para dar sentido aos dados nas mais diversas áreas.” E acrescenta,“A ideia é discutir esse conceito e seu significado de forma não extremamente técnica, mas de maneira intuitiva, mostrando como abordar estatística contribui nas diversas áreas da ciência”.

Sendo a segunda vez ofertada, conclui o prof. Justiniano que a estatística cresceu muito e é ampla e se especializou em procedimentos particulares em algumas áreas.

Na ementa inclui fundamentos de estatística, princípios e áreas de aplicação; métodos descritivos; noções de probabilidades e variáveis aleatórias; amostragem, modelagem e inferência estatística; estudos de caso em aplicações de estatística.

Com a presença de palestrantes internacionais e da Universidade Federal do Paraná, a disciplina transversal ofertada pelo Departamento de Informática, será ministrada em inglês e é voltada para comunidade acadêmica com algum conhecimento em informática e para usuários de grande volume de dados e/ou criadores de conteúdo, podendo ser aplicado por graduados (mestrado e doutorado) em Ciência da Computação ou áreas afins.

Vinculada ao DAAD Summer School 20194, a disciplina consiste em parte da Summer School, criando assim, um conjunto de seminários voltados ao público universitário que utiliza/produz grande quantidade de dados em suas pesquisas e precisa de maneiras eficientes e eficazes de gerenciamento destes dados. Esta última a inscrição será presencial, diretamente no PPGI – Programa de Pós-Graduação em Informática.

Por MARCIA CRISTINA VARELLA EHRENFRIED

 

Serviço:

 

1-Informações adicionais sobre disciplina de Estatística no link: http://www.prppg.ufpr.br/site/metodos-estatisticos-em-pesquisa-cientifica-2019-1/

 

2-Informações adicionais sobre a disciplina de Informática no link: http://www.prppg.ufpr.br/site/research-data-management-in-data-intensive-computing-2019-1/

 

3-Informações adicionais sobre o calendário:

http://www.prppg.ufpr.br/site/blog/2019/02/12/disciplinas-transversais-2019-inscricoes-abertas/

 

4-Informações adicionais sobre o Summer School no link:

https://web.inf.ufpr.br/summerschool2019/