Setor de Ciências Exatas

TURMA “HONORS” DE CÁLCULO 1

No dia 04/07 ocorreu a cerimônia de entrega de certificados de aprovação na Turma Honors de Cálculo, ofertada pelo Departamento de Matemática. Estiveram presentes os Profs. Alexandre Trovon, Vice-diretor do Setor de Exatas, Julio Gomes, diretor do NAA, Tatiana Riechi do Departamento de Psicologia e do recém-criado grupo de trabalho da UFPR para alunos com altas habilidades, Coordenadores de Cursos envolvidos no projeto, docentes do DMAT e também os alunos aprovados (21 de 23 matriculados), familiares e amigos.

A Turma Honors é uma das iniciativas do Departamento de Matemática que visa atender todos os perfis de estudantes matriculados no curso. O intuito é aumentar a qualidade das aulas e o rendimento dos estudantes.

Essas turmas de excelência foram criadas para acolher os alunos com mais facilidade e destreza para matemática, para que tenham a oportunidade de desenvolver ainda mais suas habilidades.

Diante do bom andamento do projeto, no próximo semestre será oferecida uma turma Honors de CM005 – Álgebra Linear.

Fotos da cerimônia estão disponíveis no link https://goo.gl/photos/4aniGKmLLTZrhhCj8

MATEMATIZA 2017

O MATEMATIZA é uma oficina direcionada a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, a ser realizada nos dias 20 e 21 de julho. O tema a ser trabalhado será “NÚMEROS, TRIÂNGULOS E PRODUTOS”.

Durante a oficina os alunos poderão construir, a partir dos produtos notáveis, o triângulo aritmético (ou de Pascal) e verificar a presença de algumas sequências de números figurados.

O evento é organizado pelo PIBID Matemática 1, e as inscrições podem ser através dos links:

http://ufpr.sistemaspibid.com.br/site/projects/5/paginas/376

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVZ1Hl02W8yx1ds8Wb5VdmRlfGz7gjgDtymsMDn4LXhR8BpQ/viewform?c=0&w=1

XIII Brincando de Matemático

Estão abertas, a partir de 01/06/2017 até 10/07/2017, as inscrições para a atividade de extensão XIII Brincando de Matemático – 2017 promovida pelo PET Matemática e pelo Departamento de Matemática da UFPR. A atividade será realizada entre os dias 18 e 21 de julho de 2017 no Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas, em Curitiba/PR, das 13h30 às 17h30.

O evento ocorrerá no período de férias escolares, com o objetivo de facilitar a participação dos estudantes. Será fornecido certificado para os estudantes que participarem de todas as atividades. O público-alvo são os alunos de Ensino Médio de estabelecimentos públicos e particulares de Curitiba e Região Metropolitana. Em cada um dos dias, será tratado um assunto referente ao tema central do evento – Números: O Império Irracional. A ideia é oferecer aos estudantes de Ensino Médio a possibilidade de aprenderem um tema um pouco mais avançado, porém, apresentado de maneira acessível e interessante. As aulas serão ministradas por acadêmicos do Curso de Matemática, sendo que todas as atividades são acompanhadas por docentes do Departamento de Matemática da UFPR e a atividade como um todo é planejada, gerida e coordenada pelo PET – Matemática.

As inscrições para o Brincando são totalmente gratuitas e devem ser feitas, diretamente pelos alunos interessados, exclusivamente pelo site <http://www.petmatematica.ufpr.br/>. Vagas limitadas.

Demais informações através do telefone 41 3361-3672 ou do e-mail petmatufpr@gmail.com.

Para ver como foi a última edição, há uma reportagem de TV no link <https://www.youtube.com/watch?v=KRhabUtg93U>

Pint of Science – Festival Internacional de Divulgação Científica

Evento que reúne pessoas para falar de ciência de um jeito divertido, teve sua organização em Curitiba, a partir do Chefe de Departamento de Física Lauro Luiz Samojeden

Com ocorrência no mundo todo, a nossa cidade sedia o Pint of Science pela primeira vez, graças ao professor Lauro Luiz Samojeden, que tomou a frente para a organização desse projeto em Curitiba. O evento tem como objetivo promover debates  interessantes e divertidos em ambientes agradáveis.  Os temas, pesquisas atuais e relevantes, serão transmitidas ao público de forma didática.

O evento ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de maio, em bares espalhados pela cidade. A ideia é que temas como, a origem do universo, células tronco, a influência da lua sobre os seres humanos, privacidade digital, entre outros, sejam expostos e debatidos de maneira leve e descontraída.

Com o objetivo de levar pesquisas científicas para a rua, o Pint of Science estará ocorrendo em mais de 100 cidades, distribuídas em 11 países que sediam o evento. Entre esses 11 países está o Brasil, que começou sua participação timidamente em 2015, e neste ano, terá aproximadamente 22 cidades participantes.

O evento têm seu funcionamento a partir de voluntariado e chegou em Curitiba com Lauro Luiz Samojeden, Professor e Chefe de Departamento de Física da UFPR, que se prontificou a organizar uma equipe, para que o evento acontecesse na capital paranaense.  Samojeden, aproveitou sua rede de contatos, para colocar entre os palestrantes, pesquisadores e professores da Universidade,  aproveitando o evento para mostrar à sociedade as pesquisas científicas que têm sido desenvolvidas dentro da UFPR.

Toda a organização foi feita pelo grupo de colegas de departamento e por alguns alunos da pós graduação. E todos os investimentos foram feitos pelos mesmos, já que o evento em Curitiba não teve patrocinadores.

Samojeden está positivo quanto ao desenvolvimentos do festival, para ele  “fazendo sucesso essa primeira edição, espero que existam vários pedidos de colegas querendo participar com apresentações, e também mais locais interessados em sediar essas palestras no ano que vem, para que haja a participação de outras áreas.”

A programação é a seguinte:

Segunda – feira (15):

Hop’n Roll Beer Club: Células Tronco: um curinga em nosso corpo, das 19h30 às 21h.

Cervejaria Bodebrown: A evolução do Universo: da grande explosão aos dias atuais, das 19h30 às 21h.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: O DNA: muito além da beleza, das 19h30 às 21h.

Terça – feira (16):

Hop’n Roll Beer Club: Física Quântica para Leigos, das 19h30 às 21h.

Cervejaria Bodebrown: A pequena-grande revolução, como a nanotecnologia está mudando as nossas vidas, das 19h30 às 21h.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: Você sabe de onde você veio? Propostas sobre a origem da vida, das 19h30 às 21h.

Quarta – feira (17):

Hop’n Roll Beer Club: Mosquito aedes aegypti e aranha marrom: como a ciência pode ajudar a controlá-los?, das 19h30 às 21h.

Cervejaria Bodebrown:  A influência da Lua sobre os seres vivos, das 19h30 às 21h.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: Privacidade digital na era da espionagem, das 19h30 às 21h.

Endereços:

Hop’n Roll Beer Club: R. Mateus Leme, 950 – Centro Cívico.

Cervejaria Bodebrown: R. Carlos de Laet, 1015 – Hauer.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: Rua Dr. Goulin, 257 – Alto da Glória.

 

Por Melora Moura

 

 

Nota oficial do Setor de Ciências Exatas à Comunidade Universitária sobre os arrombamentos em seus espaços

O Setor de Ciências Exatas, ainda perplexo com a atitude da administração central, através da Suinfra, na ocupação forçada do espaço sob sua responsabilidade, esclarece que tem envidado todos os esforços na evolução da cessão de parte de seu espaço, seguindo cronograma proposto no processo 23075.161643/2016-26, com ciência e tramitação do Setor de Tecnologia e da Reitoria.

O Setor de Ciências Exatas repudia veementemente o uso da força e entende que as ações da Suinfra foram completamente desproporcionais, além de desnecessárias, já que os espaços estavam sendo liberados à medida que se tornava possível a adequada instalação dos gabinetes e demais unidades no novo prédio da Exatas. Até o momento da invasão já tinhamos concluído o repasse de todo o espaço previsto no 4o andar.

(mais…)

UM DIA NA MATEMÁTICA

No próximo dia 12 de agosto de 2016, sexta-feira, das 9h às 17h, ocorre no Centro Politécnico o evento ‘Um dia na Matemática’, organizado pelo PET-Matemática.
A TV da UFPR produziu um vídeo informativo sobre a programação:

https://www.youtube.com/watch?v=fBUPBZ0UlB8

O objetivo é trazer estudantes do 3o ano do Ensino Médio para conhecer, e vivenciar como é um dia no curso de Matemática.

Tanto o programa quanto a forma de inscrição estão disponíveis no site do evento:

http://www.petmatematica.ufpr.br/umdianamatematica.html

Os estudantes que se inscreverem até o próximo domingo, 07/08, poderão ter acesso ao Restaurante Universitário almoçando ao preço de R$ 6,00 (seis reais).

XII – Brincando de Matemático – 2016

O Departamento de Matemática e o PET – Matemática promoveram a décima segunda edição do “Brincando de Matemático”, que ocorreu de 19 a 22 de julho no Setor de Ciências Exatas da UFPR. O Evento aproxima universidade e alunos do ensino médio por meio de atividades que despertam o interesse e buscam desmistificar a matemática aos estudantes.

Maiores detalhes seguem nos links abaixo, contendo um vídeo e o material divulgado o evento.

https://www.youtube.com/watch?v=KRhabUtg93U

http://www.petmatematica.ufpr.br/brincando.html

XX ENCONTRO BRASILEIRO DE TOPOLOGIA

Os Encontros Brasileiros de Topologia tiveram início em 1979 e vêm sendo realizados desde 1980 a cada 2 anos. Eles têm a característica de oferecer atividades de nível avançado para os pesquisadores/doutorandos e também atividades de nível médio para alunos de mestrado/início de doutorado.

Os objetivos do Encontro são:

Incentivar e fortalecer (mais…)

Professor Aldo Zarbin Assume Presidência da Sociedade Brasileira de Química

No dia 02/06/2016 o Prof. Aldo Zarbin, do Departamento de Química, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) para o biênio 2016-2018. A SBQ é uma das maiores sociedades científicas do Brasil e a maior de Química da América Latina. O Prof Aldo já havia sido Diretor da Divisão de Química de Materiais da SBQ de 2008 a 2010. Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997), o Prof. Aldo realizou Pós Doutorado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (1997-1998).
No Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná é líder o Grupo de Química de Materiais (GQM), desenvolvendo pesquisas relacionadas à síntese, caracterização, estudo de propriedades e aplicações de materiais em escala nanométrica, como nanotubos e outras formas de carbono, nanocompósitos, nanopartículas metálicas, vidros porosos, polímeros condutores e óxidos de metais de transição.

Registramos aqui nossos parabéns ao Prof. Aldo pelo reconhecimento de sua competência científica, certos de seu sucesso frente à SBQ.

Projetos de Pesquisa contemplados no Edital INCTs – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram o dia 11/05 a relação dos projetos de pesquisa que receberam recomendação para financiamento no Edital INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).

Do total de 345 propostas submetidas, 252 foram selecionadas na fase inicial. Todas as 345 propostas foram avaliadas por, no mínimo, três consultores ad hoc internacionais e posteriormente pelo Comitê Julgador, que esteve reunido na sede do CNPq no período de 25 a 28 de abril de 2016.

A lista dos contemplados, e seus respectivos proponentes, encontra-se no link:

http://cnpq.br/documents/10157/4799292/INCTS+RESULTADO+FINAL+12052016+.pdf/a366b975-1413-4309-a2cb-fd8de3ea57e1

Esse foi o maior edital da história do CNPq, com R$ 641,8 milhões destinados a pesquisadores de reconhecida competência e capacidade para liderar projetos complexos.

Parabenizamos aos Professores: Ivo Hummelgen, Lucimara Roman e Alice Grimm, do Departamento de Fisica; Aldo Zarbin, Elisa Orth, Luiz Humberto Marcolino Jr e Marcio Bergamini, do Departamento de Química; Aldri Santos e Michele Nogueira do Departamento de Informática; Yuan Jin Yun do Departamento de Matemática que tiveram projetos contemplados nesse edital.

Professora do Departamento de Química recebe prêmio internacional em Paris

ElisaNuma cerimônia realizada em Paris no dia 24/03, a Professora Elisa Orth, do Grupo de Catálise e Cinética (GCC) do Departamento de Química da UFPR, recebeu o prêmio da L’Oreal Foundation. Na cerimônia a Profa. Elisa representou as vencedoras do Brasil no Internacional Rising Talents.

A comunidade do Setor de Ciências Exatas felicita a Profa. Elisa por essa importante conquista.

O link a seguir contém mais informações sobre a premiação e uma entrevista
com a Profa. Elisa. https://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/professora-elisa-orth-do-departamento-de-quimica-recebe-premio-international-rising-talents-neste-dia-24-em-paris/

Experimentos na UFPR tornam mais fácil aprender física e matemática

Melhorar a compreensão sobre a física e a matemática por meio de aulas experimentais é o objetivo do Fibra: Brincando e Aprendendo. O projeto de extensão do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) demonstra na prática que os fenômenos físicos não são tão complicados quanto parecem. Aulas sobre inércia, movimento, ondas e choques aproximam a teoria do cotidiano dos alunos.

(mais…)